Uruguai – Japão (Copa América 2019)
Depois de uma vitória convincente no primeiro desafio da prova, o Uruguai mede agora forças com o convidado Japão na Arena do Grêmio, num desafio a contar para a 2ª jornada do Grupo C da Copa América 2019. A equipa com mais títulos nesta prova conseguiu um bom arranque na prova, e outra vitória aqui carimba o acesso à próxima fase para os uruguaios. Já o Japão chega aqui depois de uma pesada derrota às mãos do actual bicampeão em título, e enfrenta outra formação sul-americana de grande relevo.
O Uruguai ocupa o 1º lugar deste Grupo C com 3 pontos, fruto de 1 vitória, com parciais de 4 golos marcados e nenhum golo sofrido. Com 15 troféus nesta prova, os uruguaios são a selecção com mais títulos da Copa América no seu palmarés, e entram na prova mais uma vez com o intuito de melhorarem ainda mais o seu registo. A última vez que o Uruguai venceu a prova foi em 2011, e nas duas edições da prova que se disputaram desde então, esta selecção atingiu os quartos de final em 2015, e não foi além da fase de grupos em 2016.
A selecção parece então ter conseguido ultrapassar o mau momento que passou após o final do Mundial 2018, e entrou nesta competição com o pé direito, goleando o Japão (4-0) na primeira partida deste agrupamento. La Celeste controlou completamente o jogo diante da formação asiática, tendo sido de longe a equipa mais forte e isso reflectiu-se no resultado. Esta é uma selecção com jogadores experientes e muito talentosos, possuindo uma excelente espinha-dorsal, começando com Muslera na baliza, Godín e Giménez no coração da defesa, Bentacur e Vecino no centro do terreno, e Cavani e Suárez a liderar a linha ofensiva. Ainda assim, Vecino saiu lesionado do jogo contra o Japão, ficando de fora o resto da prova, e agora poderá caber a Lucas Torreira tomar o seu lugar.
Onze Provável: Muslera – Cáceres, Godín, Giménez e Laxalt – Torreira, Bentacur, Lodeiro e Nández – Cavani e Suárez.
O Japão, por sua vez, ocupa o último lugar deste Grupo C sem nenhum ponto, fruto de 1 derrota, com parciais de 4 golos sofridos e nenhum golo marcado. Os japoneses foram convidados a participar nesta edição da Copa América, prova que nunca antes disputaram, e não tiveram a estreia ideal na prova ao sofrerem uma pesada derrota contra a selecção do Chile (0-4), o actual bicampeão em título. Os Samurais Azuis disputaram já 12 jogos desde o início de 2019, venceram os primeiros seis, todos a contar para a Taça Asiática, onde perderam na final da prova contra o Qatar, e desde aí que venceram apenas 2 dos seguintes 6 que disputaram.
Além disso, sendo uma selecção convidada a esta competição, o Japão não trouxe os seus melhores jogadores, tendo mesmo convocado vários jogadores jovens ainda por conseguirem a sua primeira internacionalização. Para ser mais claro, 17 dos 23 convocados contam com menos de 5 internacionalizações pelo Japão, destacando-se apenas jogadores mais experientes como Shibasaki, do Getafe, e Okazaki, do Leicester City.
Onze Provável: Osako – Hara, Tomiyasu, Ueda e Sugioka – Shibasaki, Nakayama, Nakajima e Abe – Kubo e Okazaki.
O Uruguai chega aqui confiante depois de uma boa vitória na 1ª jornada, apresenta um plantel experiente e de grande qualidade, é coeso defensivamente e apresenta grandes valores ofensivos, possuindo mesmo dois grandes finalizadores como Cavani e Suárez. Diante de um Japão inexperiente, uma vitória confortável a favor do Uruguai será o resultado mais certo.