À distância de quase uma semana, todos os olhos se voltam para o derby lisboeta que se avizinha.

No próximo Domingo, dia 8 de Fevereiro, às 20:00′, em Alvalade, vão defrontar-se Sporting CP e SL Benfica. O terceiro e primeiro classificados da Primeira Liga portuguesa.

Não há muito tempo ninguém diria que, aqui chegados, estaríamos a observar esta movimentação. Um campeonato que, à distância de uma volta quase inteira ainda promete luta e onde nada está certo, mesmo que, já por diversas vezes, o possa ter estado.

Mas, por luta aguerrida de uns e sobranceria de outros, a possíveis fugas foram anuladas e ninguém foi deixado para trás. Há, neste momento, 3 candidatos ao título. E dois deles vão defrontar-se neste derby.

Se, na primeira volta, quando o SL Benfica cedeu um empate ao Sporting CP na Luz, com bastantes responsabilidades para o guarda-redes encarnado, Artur, ainda se poderia achar que a distância não deixaria marcas. E a verdade é que ainda faltava muito campeonato. E, nessa altura, o SL Benfica era uma equipa fragilizada, desfeita dos campeões, com novos jogadores ainda à procura dos seus papéis, enquanto que o Sporting CP tinha um novo treinador, cheio de vontade, com uma equipa jovem que prometia muito e um presidente que adiantava que a equipa era candidata a ganhar o campeonato.

Na altura não se percebeu se o SL Benfica perdeu dois pontos, ou se o Sporting CP ganhou um. Hoje já se poderá ter uma ideia. Mas as equipas que irão a jogo no próximo fim-de-semana são já, substancialmente, outras.

Em Defesa do Título

Efectivamente, as equipas que irão defrontar-se em Alvalade, no derby por excelência de Lisboa, são já outras, muito diferentes daquelas que se encontraram na primeira volta. Mas supõe-se que Jorge Jesus gostaria que fosse ainda mais diferente. E que Júlio César ocupasse a sua posição na baliza dos encarnados. Infelizmente, tudo aponta para que, devido à lesão contraída este fim-de-semana no jogo com o Boavista, seja Artur a defender, de novo, as redes benfiquistas. Ele que esteve lá, no jogo da primeira volta, e que foi bastante responsável pela não vitória da sua equipa ao, praticamente, oferecer o golo à equipa adversária.

Júlio César

Júlio César é, neste momento, a grande dúvida dos benfiquistas. Se a lesão o impedir de ir a jogo, o SL Benfica vê-se privado da sua grande muralha

Mas nesta altura o SL Benfica lidera a tabela classificativa da Primeira Liga, com 7 pontos de vantagem sobre o Sporting CP. Vantagem que já esteve nos 10 pontos e que Jesus não conseguiu segurar.

Depois da derrota do FC Porto contra o Marítimo, era expectável a vitória do SL Benfica sobre o Paço de Ferreia e o consequente alargar de fosso para o segundo classificado e deixar a luta pela segunda posição entregue a FC Porto e Sporting CP. Ora, essa luta mantém-se, no entanto, o Sporting CP já olha com outros olhos para cima. Já olha com olhos de cobiça. Já não vê só o FC Porto ali à mão de semear, mas também o SL Benfica está ao seu alcance.

Este SL Benfica de Jorge Jesus, que tem tendência para soçobrar perante a pressão, tem de ganhar à equipa de Marco Silva, sob pena de ver toda a gente aproximar-se perigosamente, numa altura em que as contas começam a fazer muito sentido.

Ao mesmo tempo, esta equipa das águias já está mais bem rotinada que a que se cruzou com o Sporting CP na primeira volta. Já conseguiu superar as ausências e encaixar as novidades. Júlio César e Jonas, um atrás e outro à frente, vieram estabilizar a equipa que passou a sofrer muito menos golos, e a marcar também muitos mais. Daí a falta que Júlio César fará se se confirmar a sua ausência.

Também o meio-campo, verdadeira Torre de Babel, está mais consistente, e já ultrapassou a saída de Enzo Pérez. Samaris já começou a incorporar as ideias de Jorge Jesus e está mais consistente, e tanto Talisca como a novel descoberta para o lugar, Pizzi, estão a cimentar bem a ideia de serem um número 8. Se Sálvio e Ola John (ou Nico Gaitán, o natural dono do lugar), estiverem ao nível do que são capazes, e já demonstraram este ano, o SL Benfica pode entrar seguro e confiante em Alvalade, pronto para fazer um grande jogo e disputar os 3 pontos que são fundamentais para uma e outra equipa. Mas só há uma que quer e precisa de revalidar o título.

Tudo no Seu Lugar

Depois das guerras fraticidas que aconteceram no final o ano em Alvalade, entre presidente e treinador, ganhou quem mostrou melhores argumentos e maior bancada.

Tobias Figueiredo

O jovem Tobias Figueiredo é a grande aposta de Marco Silva para o eixo da defesa leonina, ele que o foi buscar à equipa B

Um pouco como tentou fazer o ano passado com Leonardo Jardim, Bruno de Carvalho, o presidente do Sporting CP, começou logo a presionar a equipa técnica com a busca do título, para um técnico novo, com uma equipa jovem nas mãos e muitas novas responsabilidades. Mas o treinador aguentou-se, fez frente ao presidente, ganhou a equipa e a bancada.

Quando subiram a campo no próximo Domingo, os jogadores sportinguistas sabem que têm ali com eles, no campo, um treinador que os defende. Um treinador que, tal como eles, quer ganhar o jogo. Um treinador que, desde o início do campeonato está a fazer o seu percurso, consciente da equipa que tem, ou que tinha, e que Nani veio ajudar a sobrelevar.

Marco Silva também tem na sua conta a descoberta, nos jovens produtos da Academia, as novas e boas surpresas que tem apresentado. A dupla de centrais já é a terceira ou a quarta desde o início da época. Depois de vendido Marcos Rojo, e Maurício, depois da passagem de Sarr, a estabilização em Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo. São boas opções, embora opções de risco quando se tem pela frente o ataque irrequieto do SL Benfica, o segundo ataque mais concretizador da prova.

De qualquer forma, o grande confronto estará reservado para o meio-campo onde ao united colors of benetton do SL Benfica (gregos, italianos, brasileiros, argentinos e holandeses), o Sporting CP de Marco Silva tem para opôr um trio português: William Carvalho, Adrien e João Mário. E é aqui no meio-campo que o jogo se poderá resolver.

O Sporting CP não perde de vista a ideia de se poder imiscuir na luta pelo título e, para isso, não lhe resta outra alternativa senão derrotar a equipa que está, neste momento, à frente da Primeira Liga.

E nesse mesmo fim-de-semana, o FC Porto, adversário directo das duas equipas de Lisboa, vai a Moreira de Cónegos defrontar o Moreirense e não se esperam grandes dificuldades à equipa de Julen Lopetegui. Até por isto, qualquer uma das duas equipas quererá ganhar o derby.

Depois das goleadas a que nos começaram a habituar (FC Porto marcou 5 golos e Sporting CP e SL Benfica marcaram 3 cada um nesta última jornada), espera-se que o derby também seja rodeado de golos. Para satisfação dos adeptos.

Boas Apostas!