Depois de ter marcado a sua primeira presença em toda a história no Euro 2012, onde não foram além da Fase de Grupos, a selecção da Ucrânia marca a sua 2ª presença depois de ter recorrido ao play-off de acesso para aqui chegar. Os ucranianos já escorregaram na 1ª jornada do Grupo C às mãos da poderosa Alemanha, no entanto, deram provas que contam com uma defesa sólida e bem organizada, que ainda pode vir a complicar a vida aos restantes emblemas do agrupamento.
Para alcançar esta sua 2ª presença em toda a história no Campeonato da Europa, a Ucrânia começou por alinhar no Grupo C da fase de qualificação, constituído pela Espanha, Eslováquia, Bielorrússia, Luxemburgo e Macedónia, onde não conseguiu melhor que o 3º lugar com 19 pontos, fruto de 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com parciais de 14 golos marcados e 4 golos sofridos. Ao ficar como 3ª classificada com 3 pontos atrás da 2ª Eslováquia, a selecção ucraniana teve de recorrer ao play-off de acesso a esta Fase de Grupos onde enfrentou a Eslovénia, levando a melhor na 1ª mão onde venceu por 2-0, e empatando na 2ª mão por 1-1. O jogador que mais contribuiu para aqui chegarem foi o extremo Andriy Yarmolenko, apontando 6 tentos e fazendo 3 assistências, contribuindo assim para 9 dos 17 golos da equipa, a contar com os golos do play-off.

Andriy Yarmolenko é uma peça fundamental no processo ofensivo da Ucrânia.
A Ucrânia, sob os comandos do técnico Mykhaylo Fomenko, adopta uma táctica 4-2-3-1 com ênfase no contra-ataque, e o facto de não conseguirem criar muitas situações de perigo, requer que aproveitem da melhor maneira todas aquelas que conseguirem. Os ucranianos tiveram dificuldades contra a actual Campeã do Mundo em título, Alemanha, na 1ª jornada do Grupo C, onde fazem ainda parte a Polónia e a Irlanda do Norte. No encontro frente a selecção alemã, os pupilos de Mykhaylo Fomenko aproveitaram alguns erros dos alemães a saírem com a bola a jogar, contudo, não conseguiram marcar nenhum golo, acabando mesmo por conceder o 1-0 aos 19 minutos de jogo. Quando todos pensavam que a Alemanha iria conseguir controlar o jogo e marcar ainda mais golos, os ucranianos mostraram o contrário ao demonstrar uma grande motivação em dar a volta ao marcador, carregando sobre a área alemã, onde apenas a inspiração do guarda-redes Manuel Neuer e um corte de Boateng em cima da linha de golo negaram o empate aos Amarelos e Azuis. Na 2ª metade do encontro, os ucranianos continuaram a mostrar qualidade e a tentar empatar o jogo, mas não conseguiam transpor a muralha Manuel Neuer, e foi aí que a experiência da Campeã do Mundo levou a melhor, congelando o jogo nos últimos minutos e acabando por matar o encontro com um golo de Bastian Schweinsteiger aos 92 minutos.
Grupo complicado para a Ucrânia
A Ucrânia é uma equipa com qualidade e apresenta um conjunto de jogadores que não conhecem a expressão baixar os braços, sendo que lutam sempre até ao fim. Com uma defesa muito bem organizada e coesa, e com duas perigosas armas na frente, Andriy Yarmolenko e Yevhen Konoplyanka, são as armas mais perigosas na frente de ataque, apesar de a equipa, no geral, usufruir de poucas ocasiões de golo.
Sem nenhum ponto somado, os Azuis e Amarelos dividem o 3º e o último lugar com a Irlanda do Norte, que é teoricamente o adversário mais fraco do agrupamento, onde se espera um jogo pouco aberto, tendo em conta a forma como ambas equipas actuam, embora a Ucrânia tenha uma boa chance de somar os 3 pontos e subir no Grupo. Segue-se a Polónia, uma equipa com um grande potencial ofensivo, onde se adivinha bastante trabalho para a defensiva russa que terá que manter Lewandowski e Milik debaixo de olho, continuando a privilegiar o processo defensivo e arriscando em transições rápidas no contra-ataque. Num agrupamento com duas grandes equipas como a Alemanha e a Polónia, a qualificação à próxima fase torna-se complicada, contudo, poderão sempre lutar por uma vitória contra a Irlanda do Norte e, pelo menos, tentar arrancar um empate à Polónia, aumentando bastante a probabilidade de se qualificar como melhor 3º classificado.
Boas Apostas!