O Barcelona está a uma ou duas semanas de garantir o título, o Real Madrid segurou o 2º lugar frente ao Atlético de Madrid e o Real Sociedad deu um passo de gigante para ser o representante espanhol na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Uma semana de jogos entre grandes na Liga espanhola.

Atlético desilude

Depois de 14 anos sem vencer o Real Madrid, o Atlético tinha este sábado uma grande oportunidade para ganhar e voltar a colocar-se em 2º lugar da Liga BBVA. Todas as condições estavam reunidas. Na sua melhor época em muitos anos, jogando em casa, depois de uma jornada europeia em que o Real sofreu quatro golos e poucos dias antes da necessária “remontada”, frente a uma equipa sem Cristiano Ronaldo e outros habituais titulares. Tudo parecia ainda mais perto da perfeição quando Falcao abriu o ativo logo aos quatro minutos de jogo. Mas também aí parece ter acabado a boa fortuna dos colchoneros.

Di maria real atletico

Di Maria remata para golo

A sorte começou a mudar perto do quarto de hora de jogo, quando, depois de um livre marcado por Di Maria, a bola embateu em Juanfran e a partida voltou a ficar empatada. O Real Madrid exigia um ritmo mais lento na partida e o Atlético parecia incapaz de reagir. Em momento algum a equipa da casa demonstrou a intensidade necessária para voltar a marcar, fazendo uma das exibições mais descoloridas da temporada. O Real agradecia e geria como queria. Aos 63 minutos, Di Maria marcava e oferecia uma vitória que praticamente garante o 2º lugar ao Real. Oportunidade perdida para o Atlético, que voltará a defrontar o seu grande rival na final da Taça do Rei, no final desta temporada.

Abram alas para o Real Sociedad!

O grande jogo da jornada teve lugar em San Sebastian, na noite de domingo. Duas equipas com pensamento na Liga dos Campeões e propostas de futebol ofensivas e atraentes. Começou melhor o Valência, com Soldado a abrir o ativo aos 25 minutos, mas o Real respondeu com Iñigo Martínez a empatar aos 35 minutos. A contenda manteve-se muito equilibrada durante todo o tempo, com o Real Sociedad a dar sinais mais positivos, enquanto o Valência ia tentando assegurar o empate que ainda lhe dava algumas esperanças.

 

agirretxe real sociedad

Agirretxe em destaque frente ao Valência

No entanto, no quarto de hora final, a Real Sociedad deu a estocada final nas aspirações dos valencianos. Castro, aos 73’ e Agirretxe aos 87’ colocaram a vantagem em dois golos, com Jonas, em cima dos 90 minutos, ainda a reduzir. No entanto, antes que o jogo acabasse, Agirretxe teve oportunidade para se isolar e, perante Diego Alves, ofereceu-lhe um chapéu perfeito para fechar o encontro com 4-2. Uma vitória sem discussão para o conjunto de Philippe Montanier, que está agora bem perto de poder entrar em campo com o som da música da Liga dos Campeões como banda sonora.

Fundo da tabela cheio de vitórias

A luta pela manutenção está mais viva do que nunca, num fim-de-semana em que Granada, Celta de Vigo e Saragoça – o Deportivo só esta noite entra em campo – alcançaram importantes vitórias.

Para o Saragoça foi mesmo a primeira vitória de 2013, logo frente ao rival Mallorca, que agora segura a lanterna vermelha. Hélder Postiga regressou aos golos, com Montanés e Rochina – este quase no último minuto – a marcarem para a equipa da casa, enquanto Hemed e Arizmendi marcaram para o conjunto das Baleares. O Granada deslocou-se a Barcelona e venceu o Espanyol por 1-0, com golo do ex-benfiquista Nolito. Já o Celta de Vigo foi ao estádio do Levante, onde os galegos têm sido felizes nas últimas semanas, e com golo de Fernández fez a festa.