Tondela – Braga (Liga NOS)
A Liga NOS está a chegar ao fim e, na próxima segunda-feira, as equipas do Tondela e do Braga protagonizam um jogo relativo à 33.ª e penúltima jornada, no Estádio João Cardoso, em Tondela, à porta fechada. A formação da Beira Alta está numa situação complicada, já que chega a esta fase com os mesmos pontos do Vitória FC e do Portimonense, mas com desvantagem no confronto direto perante ambos, o que coloca o Tondela virtualmente despromovido, nesta altura. A precisar de ganhar, a turma de Natxo González defrontará o conjunto de Artur Jorge Amorim, que recuperou um ponto ao Sporting na corrida pelo 3.º lugar na última ronda e precisa vencer para continuar na luta pelo apuramento direto para a Liga Europa.
Análise Tondela
Habituada ao “stress” da luta pela permanência até aos últimos instantes, a equipa do Tondela não fez, em 2019/20, por ser diferente nesta edição do campeonato. À entrada para a penúltima ronda, a equipa comandada pelo espanhol Natxo González ocupa o 16.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 30 pontos de saldo que Portimonense (15.º) e Vitória de Setúbal (17.º) exibem. Em 32 jornadas, os beirões somaram sete vitórias, nove empates e 16 derrotas, onde marcaram 27 golos e sofreram 43.
Sem ganhar há seis jogos consecutivos, o Tondela vai a jogo na sequência de uma jornada onde não conseguiu pontuar na visita a Barcelos, contra uma equipa do Gil Vicente que já só joga para cumprir calendário. A derrota, por 3-2, até acaba por parecer simpática, se tivermos em linha de conta que o Tondela esteve a perder por 3-0 e conseguiu uma reação interessante na reta final, que, ainda assim, não foi suficiente para conseguir pontuar. Essa foi a terceira derrota consecutiva da equipa beirã, que, nas rondas anteriores, foi derrotada pelo FC Porto (1-3) e pelo Famalicão (0-1).
Onze provável: Mbaye – Moufi, Sampaio, Tavares, Ferreira – Jaquité, João Pedro, Pepelu – Murillo, Ronan, Richard
Análise Braga
A equipa do Braga quer intrometer-se na luta pelo top-3 da tabela classificativa, mas não conseguiu realizar uma campanha suficientemente consistente para chegar à reta final da Liga NOS com o pódio garantido. Ao invés, o conjunto minhoto ocupa a 4.ª posição do quadro, com registo de 57 pontos, que dão uma desvantagem de dois em relação ao 3.º classificado Sporting. O grande objetivo dos bracarenses passa por terminar a campanha nesse posto, uma vez que é o único que garante entrada direta na fase de grupos da Liga Europa 2020/21. Em 32 jornadas, o Braga tem registo de 17 vitórias, seis empates e nove derrotas, 59 golos marcados e 38 sofridos.
Na última jornada, o Braga interrompeu o bom momento criado com as goleadas obtidas perante o Aves (4-0) e o Paços de Ferreira (1-5), que coincidiram com os primeiros jogos em que a equipa foi orientada pelo técnico Artur Jorge Amorim, que sucedeu a Custódio Castro após a derrota no terreno do Rio Ave, por 4-3. Na receção ao Belenenses, da passada quarta-feira, o conjunto dos “guerreiros” até realizou uma boa exibição, mas desperdiçou muitas oportunidades de golo, o que resultou na perda de dois pontos, ao empatar (1-1) com os “azúis”. Um empate que, ainda assim, serviu para o Braga recuperar um ponto ao Sporting, em virtude da derrota dos “leões”.
Onze provável: Matheus – Esgaio, Viana, Carmo, Amador – Palhinha, Fransérgio, André Horta – Trincão, Paulinho, Ricardo Horta
Dica de Prognóstico
As duas equipas chegam a este jogo obrigadas a somar um bom resultado, o que passará sempre pela conquista dos três pontos. A equipa do Tondela tem vindo a demonstrar fragilidade defensiva de forma recorrente nas últimas partidas e defrontará uma das melhores equipas do campeonato, pelo que não se preveem facilidades para a turma de González conseguir pontuar neste penúltimo capítulo da luta pela permanência. Face a um Braga mais coeso em termos defensivos, com uma dinâmica ofensiva e um poder de finalização superiores, a previsão é a de um jogo dominado, na maior parte do tempo, pela equipa minhota. Neste sentido, prevê-se como um bom investimento a aposta em Braga a vencer, uma seleção no mercado de 1X2 disponibilizado pela Betclic a 1.58.