Liga ZON Sagres – Sporting, Benfica e FC Porto somaram vitórias na segunda jornada da Liga Portuguesa, embora tenham percorrido caminhos diferentes para chegar a tais resultados. O primeiro a jogar foram os verde e brancos, que não sentiram dificuldades para ultrapassar a Académica, em Coimbra. Se o FC Porto também fez o que quis do Marítimo, o Benfica voltou a passar por dificuldades e só nos descontos chegou aos golos, ultrapassando um Gil Vicente que deu fortes sinais de poder vencer na Luz.
Todos contentes, no fim, mas nem todos bem seguros daquilo que as suas equipas poderão fazer no futuro próximo. O Benfica continua a viver sobre brasas, com Jorge Jesus a sentir, durante a segunda parte do jogo, que poderia estar bem perto do fim a sua história no Benfica. Quando Diogo Viana marcou o golo do Gil Vicente, um pouco contra a maré, mas a castigar uma equipa encarnada presa de movimentos e seca de ideias, a nação encarnada estremeceu.
Jesus tinha já colocado toda a carne no assador, fazendo entrar Djuricic, Markovic e Sulejmani, mas foi só no minuto 92 – outrora trágico para os lados da Luz – que o Benfica chegou, finalmente, ao golo. Markovic e Lima aproveitaram espaços concedidos pela defensiva gilista, arrecadando assim três pontos que sabem muito bem, mas pouco poderão acrescentar a uma equipa que está, ainda, muito longe de poder-se dizer consolidada para enfrentar os objetivos desta temporada.
Sporting marca quatro
Vencer por quatro golos em Coimbra seria algo de impensável para os adeptos da equipa leonina num passado recente. A verdade é que o conjunto liderado por Leonardo Jardim está transformado, para melhor. Um treinador que insiste em marcar a diferença em todos os clubes que passa. O que se viu em Coimbra foi um Sporting pressionante, a ocupar todos os espaços do campo, sem dar hipótese a que a Académica saísse do seu meio-campo em condições. Apenas Marinho, aqui e ali, em iniciativas individuais, levava a bola para perto da defensiva leonina.
Carrilo e Marcos Rojo – este em fora de jogo – colocaram o Sporting a ganhar ao intervalo e Sérgio Conceição à beira de um ataque de nervos. A verdade é que a Académica nunca esteve em jogo, deixando-se atropelar pelo futebol dos leões. No segundo tempo, beneficiando de duas grandes penalidades inquestionáveis, o Sporting chegou à goleada, com Adrien e Fredy Montero a assinarem a lista dos goleadores. Sem nunca ter sido posto à prova defensivamente, o Sporting demonstra que é um conjunto capaz de dificultar a vida a qualquer adversário que tenha que enfrentar. O recado ficou dado.
Decorem este nome: Licá
Temos dado destaque a outros jogadores na equipa do FC Porto, mas com a exibição registada frente ao Marítimo, Licá merece ser referido como uma das grandes surpresas deste início de época. Pelas equipas onde passou, Licá sempre demonstrou ser um avançado móvel e disponível para criar situações embaraçosas para as defesas contrárias, mas faltava saber se seria capaz do mesmo jogando por um grande. Se pegarmos nos exemplos que temos visto, a resposta é sim! Autor de uma fabulosa jogada servindo Jackson para abrir o marcador e surgindo a concluir a jogada do segundo golo, Licá ganhou o direito a ser considerado o melhor em campo neste jogo. Mas não ficou por aqui.
Sempre muito ativo, Licá demonstra ter todas as condições para se manter como titular nesta equipa, aproveitando a energia positiva oferecida por Paulo Fonseca, que tem contado também com um Josué em grande forma para tornar este FC Porto uma equipa que é preciso ver. Muita matéria-prima de qualidade made in Portugal, à espera de ser aproveitada pela nossa seleção.
E ainda…
-O Rio Ave não se distrai e volta a somar três pontos, desta vez no seu Estádio, perante um Vitória de Setúbal que, apesar de alguns sinais positivos, só tem derrotas nesta Liga.
-Também só com derrotas está o Paços de Ferreira de Costinha, que precisará de tempo para conseguir reconstruir uma equipa dizimada pelas saídas. Vítor poderá, afinal, ficar, no que não deixará de ser uma excelente notícia para um plantel que terá muitas dificuldades para fazer dois jogos por semana até dezembro.
-Silenciosamente, o Estoril é outra das equipas que soma dois jogos e duas vitórias. Desta vez em Arouca, os canarinhos marcaram primeiro e souberam gerir a reação da equipa da casa. Um caso sério, este conjunto orientado por Marco Silva.
Boas apostas!