O primeiro jogo da temporada deu-nos a maior goleada da ronda, com os Portland Timbers a atropelarem os estreantes Minnesota United por 5-1. Foi, aliás, uma estreia madrasta para as novas equipas da Major League Soccer, com os Atlanta United a perderem no seu estádio frente aos New York Red Bulls. Nota ainda para a excelente vitória dos FC Dallas na visita à Califórnia.

Resultado pesado para começar

Golo Portland Timbers

Olum marcou o primeiro golo do ano

Um resultado pesadíssimo é aquilo que os Minnesota United levaram de recordação do seu primeiro encontro oficial na MLS, jogando num estádio que raramente apresenta facilidades para quem o visita. A equipa dos Timbers não quis perder tempo para demonstrar as suas credenciais e até se valeu de um reforço, Lawrence Olum, para na sequência de um pontapé de canto abrir o marcador.

Ao intervalo, o resultado de 1-0 era simpático para uns United sem grande capacidade para criar situações de perigo. Diego Valeri aumentou a contagem logo no regresso do balneário, com Christian Ramirez a sair do banco para marcar o primeiro golo dos Loons na competição. No entanto, nos dez minutos finais Portland não tirou o pé do acelerador.

Diego Valeri concretizou o terceiro na marcação de uma grande penalidade, enquanto Fanendo Adi bisou, já em tempo de descontos, apresentando também a sua candidatura a melhor marcador do campeonato. Uma lição para Adrian Heath que, de volta com uma equipa estreante à MLS, tem que ser capaz de criar mais perigo perante os seus adversários, sob o risco destes lhe perderem o medo. Foi isso que se viu em Portland.

Atlanta não resiste à segunda parte

Ambiente impressionante no Bobby Dodd Stadium, onde mais de 55 000 espectadores assistiram à estreia dos Atlanta United na Major League Soccer. A festa cedo fez entrar em erupção as bancadas, com Yamil Asad a corresponder à assistência de Tyrone Mears para fazer o primeiro golo da equipa da Georgia. Já na segunda parte, Miguel Almirón teve oportunidade de dilatar a vantagem, mas permitiu a intervenção de Robles depois de tentar o chapéu sobre o guarda-redes.

A mais experiente equipa dos Red Bulls acabou, nos últimos quinze minutos, por dar a volta ao resultado. Daniel Royer fez o empate e Anton Walkes, com um autogolo, acabou por oferecer os três pontos a um adversário que sentiu na pele as dificuldades que será jogar em Atlanta, ainda que tenha sabido também deixar uma nota de aprendizagem a uma equipa bastante jovem e que sonha alto na MLS.

Dallas com cara de favorito

João Pedro LA Galaxy

João Pedro ultrapassado na estreia

Um dos jogos mais esperados da ronda inaugural era o encontro entre os LA Galaxy e os FC Dallas. A equipa californiana jogava em casa e apresentava muitas das suas novidades, como o treinador Curt Onalfo e os reforços João Pedro e Romain Alessandrini. Ao mesmo tempo, também se sentiam algumas ausências, com a equipa a ter de apresentar o jovem Jack McBean como o seu elemento mais adiantado.

Para os FC Dallas, já em ritmo competitivo depois de jogarem os quartos-de-final da Liga dos Campeões da CONCACAF, esta era uma oportunidade de marcar posição. E assim foi, logo após o intervalo, com Max Urruti a abrir o marcador para os texanos. Giovani dos Santos ainda restabeleceria o empate, com uma grande penalidade, para Kellyn Acosta marcar o golo da vitória com um remate indefensável para Brian Rowe.

Boas Apostas!