Passada a 3ª jornada da fase de qualificação ao Mundial 2018, destacam-se a Suíça, Alemanha, Bélgica e Grécia que mantêm um registo perfeito até ao momento, enquanto que a selecção de Montenegro também se tem revelado uma surpresa, dividindo a liderança do Grupo C com a Polónia.

Grupo A

Lindelof marca em triunfo sueco.

Lindelof marca em triunfo sueco.

A Holanda recebeu a França numa altura em que se encontravam com os mesmos 4 pontos. Num jogo equilibrado foram os franceses a levar a melhor pela vantagem mínima, 0-1, com um golo de Paul Pogba, assistido por Dimitri Payet. A França divide assim a liderança do agrupamento com a Suécia, ambas com 4 pontos, que por sua vez venceu na recepção à Bulgária, num encontro onde o jogador do Benfica também marcou. Os suecos colocaram-se em vantagem logo aos 39 minutos por Toivonen, chegando ao 2-0 ainda na 1ª parte, por Hiljemark. Lindelof carimbou o 3-0 aos 58 minutos, com o marcador a ficar inalterável durante o resto do jogo.

A Holanda fica então em 3º lugar com 4 pontos, com a Bulgária em 3º com 3, e a Bielorrússia em 5º lugar com apenas 2 pontos, deixando a selecção de Luxemburgo como última classificada do agrupamento com apenas 1 ponto somado.

Grupo B

André Silva faz hattrick em goleada portuguesa.

André Silva faz hattrick em goleada portuguesa.

A Suíça mantém registo perfeito neste agrupamento, vencendo todos os 3 desafios que lhe foram impostos até agora, somando os últimos 3 pontos ao vencer em Andorra por 1-2. Os golos foram apontados por Fabian Schar, de grande penalidade, e por Admir Mehemedi. Em 2º lugar com 6 pontos segue-se Portugal, que voltou a marcar 6 golos pelo 2º jogo consecutivo, sendo que depois da Andorra, viajou às Ilhas Faroé e venceu por 0-6. Foi uma noite memorável para todos os portugueses, especialmente para o jovem ponta de lança André Silva, que fez um hattrick. O jovem avançado do FC Porto fez os 3 golos na 1ª parte, aos 12, 20 e 37 minutos de jogo. Houve ainda tempo para Cristiano Ronaldo marcar, ao fazer o 4-0, e com João Moutinho e João Cancelo a marcarem os restantes 2 golos da partida.

A Hungria somou a primeira vitória na prova, sobre a Letónia, e subiu para 3º lugar, que ocupa com os mesmos 4 pontos que a 4ª classificada Ilhas Faroé. A Letónia ocupa então o 5º lugar com 3 pontos, deixando a Andorra em última lugar sem nenhum ponto somado. Importa frisar que Cristiano Ronaldo é o melhor marcador da prova, a par com Lewandowski, com 5 golos marcados, e André Silva logo atrás, com 4 tentos assinalados.

Grupo C

A Alemanha deu continuidade ao seu passeio pelo Grupo C ao carimbar a 3ª vitória no agrupamento, desta vez, ao vencer a Irlanda do Norte por 2-0, com Draxler e Sami Khedira a apontarem os únicos golos da partida, aos 13 e 17 minutos de jogo. Destaque ainda para o Azerbaijão que continua a sua caminha de sonho, ocupando o 2º lugar com 7 pontos, vencendo os dois primeiros jogos e empatando este último a zero, em terreno da República Checa.

A Irlanda do Norte segue em 3º lugar com 4 pontos, com a Noruega em 4º lugar com 3. A República Checa é então a penúltima classificada com apenas 2 pontos e, como era de prever, São Marino é último classificado sem nenhum ponto. Tanto a Selecção da Alemanha como a do Azerbaijão seguem sem nenhum golo sofrido.

Grupo D

Tadic e Mitrovic, os autores dos 3 golos da Sérvia.

Tadic e Mitrovic, os autores dos 3 golos da Sérvia.

Com Fejsa em campo durante os 90 minutos, a Sérvia venceu a Áustria por 3-2, com Mitrovic a bisar ainda na 1ª parte, com o jogo a ir para o intervalo a 2-1, Sabitzer marcou o golo dos austríacos. Já na 2ª parte, a Áustria ainda chegou à igualdade por Marc Janko, mas pouco durou, com Tadic a fazer o 3-2 aos 74 minutos. Com os mesmos 7 pontos que os sérvios, está a Irlanda do Norte, que venceu a Moldávia por 1-3, com Shane Long a marcar um golo madrugador aos 2 minutos de jogo. O jogo foi a 1-1 para o intervalo, com Bugaev a marcar para os moldavos. Já na 2ª parte valeu James McClean que bisou com golos aos 69 e 76 minutos. A Irlanda do Norte iguala a Sérvia no topo da liderança, ambos com 7 pontos.

O País de Gales segue em 3º lugar com 5 pontos depois de não conseguir melhor que um empate por 1-1 na recepção à Geórgia. A Austria está logo a seguir, ocupando a 4ª posição com 4 pontos, deixando a Geórgia em 5º lugar com apenas 1 ponto. O último lugar pertence então a Moldávia, que não tem nenhum ponto somado.

Grupo E

Lewandowski garante os 3 pontos mesmo em cima do apito final.

Lewandowski garante os 3 pontos mesmo em cima do apito final.

Grande surpresa deste Grupo E é a selecção de Montenegro que segue na liderança com 7 pontos, tendo vencido esta última jornada na Dinamarca, por 0-1, através de Beciraj. Com os mesmos pontos que os montenegrinos está a Polónia, que venceu à justa na recepção à Arménia. Apesar dos arménios estarem em desvantagem numérica desde os 30 minutos de jogo, os polacos chegaram ao 1-0 com um auto-golo de Mkoyan, com Pizzelli a compensar o erro do seu colega de equipa aos 50 minutos ao fazer o 1-1. Valeu à Polónia Lewandowski que garantiu os 3 pontos com um golo aos 5 minutos de descontos, mesmo em cima do apito final.

A Roménia segue em 3º lugar com 5 pontos, empatando esta última jornada a zero em casa do Cazaquistão. A Dinamarca é 4ª classificada com 3 pontos, deixando assim o Cazaquistão em 5º lugar com apenas 2 pontos, e a Arménia em último lugar se nenhum ponto. Importa frisar que Lewandowski tem os mesmos 5 golos marcados que Cristiano Ronaldo, sendo ambos os melhores marcadores da prova.

Grupo F

A Inglaterra é líder deste Grupo F apesar do nulo da última jornada, empatando a zero em casa da Eslovénia. Ainda assim, lidera com 7 pontos, deixando a Lituânia e a Eslovénia a dividirem a 2ª posição, ambas com 5 pontos, com a Lituânia a alcançar esta pontuação graças à vitória por 2-0 na recepção à Malta. A Escócia segue em 4º lugar, com 4 pontos, depois de uma pesada derrota por 3-0 em terreno da Eslováquia, que somou a primeira vitória na prova e segue em 5º lugar com 3 pontos. A Malta ocupa o último lugar do agrupamento ainda sem nenhum ponto somado.

Grupo G

Ciro Immobile bisa contra a Macedónia e garante os 3 pontos para os italianos.

Ciro Immobile bisa contra a Macedónia e garante os 3 pontos para os italianos.

Num Grupo G bastante renhido, está a Espanha e a Itália na liderança do agrupamento, ambos com 7 pontos. Os Espanhóis venceram na Albânia por 0-2, com golos da autoria de Diego Costa e Nolito. Já a Itália teve mais trabalho em vencer na Macedónia, por 2-3, com Belotti a inaugurar o marcador aos 24 minutos. Contudo, a Macedónia respondeu por Nestorovski e Hasani, que aos 57 e 59 minutos deram a volta ao resultado. Contudo, valeu Ciro Immobile à Itália, que bisou com golos aos 75 e 91 minutos de jogo, garantindo os 3 pontos aos italianos.

A Albânia ocupa assim o 3º lugar com 6 pontos, tal como o 4º classificado Israel, que por sua vez venceu na recepção ao Liechtenstein por 2-1. A Macedónia e Liechtenstein dividem assim o último lugar do agrupamento, ambos sem nenhum ponto somado até agora.

Grupo H

Festa belga em Gibraltar.

Festa belga em Gibraltar.

Nada atrás do Grupo H, este agrupamento também se tem revelado bem disputado, com a Bélgica e Grécia a dividirem a liderança, ambas com 9 pontos. Os belgas apresentam melhor registo, com 13 golos marcados e nenhum sofrido, graças à goleada da última jornada por 0-6 em Gribaltar, um jogo marcado pelo hattrick de Benteke, com Witsel, Mertens e Hazard a juntarem-se à festa. Já a Grécia somou os 3 pontos desta jornada na Estónia, vencendo por 0-2 com golos de Torosidis e Stafylidis.

Em 3º lugar segue a Bósnia-Herzegovina com 6 pontos, que somou a 2ª vitória no agrupamento com a recepção ao Chipre, por 2-0, com um bis de Edin Dzeko. Em 4º lugar está a Estónia com 3 pontos, deixando o Chipre e Gibraltar em a dividirem o último lugar, ambos ainda por somarem os primeiros pontos na prova.

Grupo I

Mandzukic marca o único golo da partida e garante os 3 pontos à Croácia.

Mandzukic marca o único golo da partida e garante os 3 pontos à Croácia.

O último agrupamento é liderado pela Croácia e Islândia, ambas com 7 pontos. Os croatas estão na 1ª posição com mais golos marcados e menos golos sofridos, somando os 3 pontos desta jornada ao vencer na Finlândia pela vantagem mínima, com golo solitário de Mandzukic aos 18 minutos. Já a Islândia chega aqui com uma vitória importante na recepção à Turquia, por 2-0, começando com um auto-golo turco, autoria de Toprak, aos 41 minutos da 1ª parte. Não se ficando por aqui, ainda antes do intervalo, Finnbogason aumentou a vantagem para 2-0.

A Ucrânia segue em 3º lugar com 5 pontos, tendo vencido nesta jornada o Kosovo por 3-0, também a começar com um auto-golo do Kosovo, por autoria de Amir Rrahmani. Yarmolenko e Ruslan Rotan fizeram os restantes golos, aos 81 e 87 minutos. Em 4º lugar segue a Turquia com apenas 2 pontos, ficando a Finlândia e o Kosovo a dividirem o último lugar com 1 ponto para cada selecção.

Boas Apostas!