Sporting – Vizela (Liga Bwin)
A espera terminou e a ação do campeonato português volta já esta sexta-feira, com o jogo que marca o arranque da edição de 2021/22 da agora designada Liga Portugal Bwin, entre as equipas do Sporting e do Vizela, que se defrontam na 1.ª jornada, ao início da noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A equipa comandada por Ruben Amorim inicia a campanha da defesa do título conquistado na época passada em casa, no regresso do público a Alvalade, numa partida onde os “leões” apadrinharão a estreia do recém-promovido conjunto de Vizela, que arranca a época de olhos na manutenção sob o comando de Álvaro Pacheco.
Análise Sporting
A equipa do Sporting vai arrancar a nova edição da Liga Portuguesa depois do tremendo sucesso que foi a campanha na última edição, de 2020/21, onde os “leões” se sagraram campeões nacionais, pondo fim a um jejum que perdurou durante 19 anos. Na tabela classificativa da Liga NOS do ano passado, a equipa liderada por Ruben Amorim acabou no topo, com registo de 85 pontos, cinco acima do FC Porto e nove à frente do Benfica. Nas 34 jornadas decorridas, a equipa verde-e-branca somou 26 vitórias, sete empates e apenas uma derrota, com 65 golos marcados e 20 golos sofridos.
Em relação à época passada, pouca coisa mudou ainda na equipa do Sporting, não obstante a saída do médio João Mário para o rival Benfica, bem como o propagado interesse de alguns “tubarões” europeus em peças fundamentais da época passada, como João Palhinha ou Nuno Mendes. Na pré-época, a turma de Amorim deu boas indicações, que conseguiu prolongar para a Supertaça Cândido de Oliveira, disputada no passado fim-de-semana em Aveiro, onde o Sporting venceu o Braga, por 2-1, com uma reviravolta que lhe levou a conquistar o primeiro troféu de 2021/22.
Onze provável: Adán – Inácio, Coates, Feddal – Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes, Vinagre – Pote, Paulinho, Jovane
Análise Vizela
A equipa do Vizela tem uma história magnífica relativamente ao seu percurso da época passada, onde começou por celebrar a subida ao segundo escalão, proveniente da terceira divisão do futebol português. De olhos postos no objetivo da permanência, sem deixar de sonhar com voos mais altos, o conjunto liderado pelo treinador Álvaro Pacheco foi demonstrando uma qualidade futebolística e uma regularidade invejáveis e acabou mesmo a última edição da Liga 2 em zona de subida direta. No 2.º lugar do quadro classificativo, o Vizela acabou com 66 pontos de registo, fruto de uma campanha com 18 vitórias, 12 empates e quatro derrotas, 59 golos marcados e 35 golos sofridos.
O grande objetivo da equipa do Vizela deverá agora passar por garantir a permanência no mais alto escalão do futebol português, custe o que custar. Além disso, existe a promessa de que o conjunto minhoto continue a tentar proporcionar bons espetáculos, o que será um desafio suplementar para o técnico Álvaro Pacheco, na mais alta roda do futebol nacional. Após uma pré-época com vários resultados negativos, o Vizela entrou com o pé esquerdo em 2021/22, ao perder com o Estrela da Amadora, por 1-2, na 1.ª eliminatória da Taça da Liga.
Onze provável: Charles – Kouao, Kiki, Paulo, Ofori – Samu, Claudemir, Guzzo – Cann, Cassiano, Bondoso
Dica de Prognóstico
Num jogo marcado pelo regresso do público às bancadas do Estádio de Alvalade, a equipa do Sporting tentará entrar com o pé direito num campeonato onde tentará, jogo a jogo, chegar à revalidação do título da época passada. Perante um Vizela que tem tido alguns problemas defensivos, os “leões” deverão conseguir criar várias oportunidades de golo, até porque têm mostrado uma boa dinâmica ofensiva neste início de época. Por outro lado, a equipa de Álvaro Pacheco tem uma mentalidade positiva e, a espaços, deverá tentar arriscar um pouco e ser feliz, facilitando a que o jogo tenha acrescidos motivos de interesse para quem aprecia futebol intenso, emotivo e com base no ataque. Neste sentido, o melhor investimento será, com cotação de 1.65 na Betano, a aposta no mercado de Mais de 2,5 golos.