Sporting – PSV Eindhoven (Liga Europa)
Em jogo referente à 5.ª jornada do Grupo D da Liga Europa, a equipa do Sporting vai receber a visita, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, do PSV Eindhoven, numa fase em que as duas equipas se encontram separadas por dois pontos na classificação geral do grupo, podendo os “leões” carimbar desde já a presença na próxima fase da competição através da conquista dos três pontos. Por outro lado, o PSV surge em Lisboa sabendo que, em princípio, só a vitória também lhe permitirá atingir zona de qualificação no fim desta jornada.
O Sporting tem nesta edição da Liga Europa uma oportunidade para fazer uma campanha notável e amenizar um pouco daquilo que são os efeitos de uma época muito pouco conseguida, ainda que nem já tenhamos chegado ao mês de dezembro. Afastado da Taça de Portugal e com uma distância considerável na Liga NOS em relação aos rivais de Benfica e FC Porto, o conjunto leonino tem feito uma campanha consistente na Liga Europa, onde lidera o Grupo D com nove pontos, fruto de registo com três vitórias e uma derrota, onde os “leões” marcaram sete golos e sofreram quatro.
A equipa orientada por Jorge Silas regressa nesta próxima quinta-feira à competição após um interregno de jogos oficiais de três semanas, sendo que os resultados que o Sporting obteve nos últimos jogos terão permitido à equipa aumentar os níveis de confiança e moral no seio do grupo. Depois de ter vencido fora o Rosenborg, por 2-0, na 4.ª ronda dos grupos da Liga Europa, o Sporting recebeu e venceu o Belenenses, por 2-0, apesar das dificuldades demonstradas em boa parte do desafio.
Onze provável: Renan – Rosier, Neto, Mathieu, Acuña – Doumbia, Wendel, Miguel Luís – Bruno Fernandes, Vietto, Bolasie
O PSV Eindhoven começou a todo o gás a participação nesta fase de grupos da Liga Europa, com vitórias sobre Sporting (3-2) e Rosenborg (4-1) que permitiram à equipa holandesa assumir o comando da tabela classificativa do Grupo D, com grande favoritismo a passar à próxima fase. As últimas semanas, porém, representaram grande declínio no rendimento coletivo que a equipa de Mark Van Bommel tem tido, não só ao nível da Eredivisie, mas também na Liga Europa, onde o PSV empatou com o LASK Linz (0-0) em casa e saiu mesmo goleado (4-1) da Áustria contra o mesmo adversário. A equipa segue, por isso, com os mesmos sete pontos do LASK, ainda que em desvantagem no confronto direto.
No passado fim-de-semana, o PSV recebeu e venceu o Heerenveen, por 2-1, conseguindo pôr fim a uma sequência com seis jogos consecutivos sem vencer, onde a equipa somou mesmo dois empates e quatro derrotas. Uma série de partidas que deixou a equipa já a 11 pontos da liderança do Ajax na Eredivisie, onde o PSV é 3.º classificado, com menos cinco pontos que o AZ Alkmaar. À dificuldade que o conjunto holandês tem demonstrado em somar bons resultados, junta-se o elevado número de golos sofridos nas últimas partidas.
Onze provável: Zoet – Dumfries, Viergever, Schwaab, Sadilek – Rosario, Hendrix – Bruma, Ihattaren, Bergwijn – Malen
A perspetiva é de um jogo equilibrado, entre duas equipas que estão perfeitamente dentro da luta pelo apuramento, ainda que o resultado deste jogo possa vir a decidir já uma boa parte do seu futuro europeu. Na linha do que tem sucedido nos últimos desafios, o Sporting deve jogar com a sua organização defensiva, procurando chegar de forma cerebral e calculista ao último terço, até porque conhece a valia da transição ofensiva do PSV. Coletivamente, os holandeses deverão mostrar mais argumentos para sair de Lisboa com um importante resultado que lhes permita alcançar o apuramento na última jornada, até porque, apesar das vitórias, o Sporting não tem convencido em termos exibicionais. Assim, prevê-se como aposta de valor a dupla possibilidade de Empate ou PSV e mais de 1,5 golos no jogo, com cotação de 1.85 na Betclic.