Shakhtyor – Neman Grodno (Lyga Vysshaya)
Numa fase em que escasseia o futebol um pouco por todo o globo, a Lyga Vysshaya, principal campeonato da Bielorrússia, mantém-se em atividade, contando, neste próximo sábado, ao início da tarde, com um jogo entre as equipas do Shakhtyor Soligorsk e do Neman Grodno. A partida está inserida no quadro competitivo da 3.ª jornada e está agendada para o Stadyen Budaŭnik, na cidade de Soligorsk. Se, do lado da casa, estará uma equipa a tentar reunir armas para se intrometer na luta pelo título, a jogar fora estará um conjunto que prioriza a manutenção, porém com argumentos para poder alcançar o seu objetivo sem se sujeitar a sobressalto.
O Shakhtyor Soligorsk tem se afirmado como uma das principais equipas do campeonato bielorrusso ao longo dos últimos 15 anos, sendo que, em 2005, conquistou pela última vez o título de campeão. Apesar do longo jejum, a equipa atualmente comandada por Yuri Vernydub tem conseguido terminar, nos últimos quatro anos, no pódio, sendo que, na época passada, o Shakhtyor terminou no 3.º lugar, atrás do campeão Dínamo Brest e do BATE Borisov. Esta época, o principal objetivo é o apuramento para as provas da UEFA, ainda que o sonho do título esteja sempre presente.
De forma diferente da maioria das equipas bielorrussas, a época oficial começou mais cedo para o Shakhtyor Soligorsk, que teve de disputar a Supertaça da Bielorrússia, onde perdeu, por 0-2, com o Dínamo Brest. Na sequência desse desaire, a equipa respondeu de forma positiva, ao garantir o apuramento para as meias-finais da Taça da Bielorrússia, vencendo, com dois triunfos a duas mãos, o Torpedo Zhodino (1-0 fora e 2-0 em casa). No campeonato, o Shakhtyor não conseguiu entrar com o pé direito, ao sair derrotado da receção ao adversário que venceu por último na Taça, o Zhodino (0-1). No passado fim-de-semana, o conjunto de Vernydub reagiu e venceu, fora de portas, o Gorodeya (2-0).
Onze provável: Gutor – Sachivko, Matveychik, Burko, Politevich – Diasamidze, Balanovich, Kendysh – Llullaku, Podstrelov, Bodul
O Neman Grodno é uma presença habitual na Lyga Vysshaya, onde pauta as suas campanhas pelo objetivo da permanência. Na época passada, a formação tecnicamente dirigida por Igor Kovalevich não conseguiu igualar o ritmo competitivo exibido nas duas temporadas anteriores, onde alcançou a manutenção com maior tranquilidade. Em 2019, o Neman Grodno terminou como 10.º classificado, com apenas seis pontos à maior em relação ao Dnyapro, a primeira equipa a descer, depois de sair derrotada do play-off de despromoção.
Ao fim de duas jornadas no campeonato bielorrusso, o Neman Grodno segue com três pontos, em virtude do triunfo da última ronda, na receção ao Vitebsk, por 2-0, com dois golos apontados no espaço de apenas oito minutos (entre os 51’ e 58’). Na estreia, a equipa de Grodno não conseguiu entrar com o pé direito, uma vez que perdeu na visita ao terreno do Isloch, um adversário de valor aproximado ao seu, por 0-1. A missão nesta visita a Soligorsk não se prevê facilitada, até porque o orçamento de ambos os clubes difere e, como tal, os objetivos não são os mesmos. Ainda assim, o Neman procurará somar pelo menos um ponto.
Onze provável: Dudar – Slabashevich, Vasiljev, Stojkovic, Kantaria – Yakimov, Legchilin, Sabelin, Kadimyan – Yatskevich, Koval
Face à superioridade técnica dos jogadores do Shakhtyor, este deverá ser um jogo dominado nesse aspeto por parte da equipa da casa, que tentará chegar aos seis pontos, tendo mesmo a oportunidade de se distanciar mais um pouco, neste início de campeonato, em relação aos principais adversários na luta pelos lugares de topo na classificação. Já ao Neman Grodno a conquista de um ponto deverá ser suficiente para servir os seus interesses. De qualquer forma, o Shakhtyor regressa a casa com a moral reforçada depois do triunfo, conseguido com golos na segunda parte, na visita ao Gorodeya, pelo que deverá ser capaz de desbloquear o marcador a tempo de marcar pelo menos em duas ocasiões. Neste sentido, prevê-se como um bom investimento a aposta no mercado do Shakhtyor Soligorsk mais de 1,5 golos, cotado a 1.55 na Bet.pt.