Shakhtar Donetsk – Wolfsburg (Liga Europa)
As competições europeias estão de regresso e as equipas do Shakhtar Donetsk e do Wolfsburg têm encontro marcado para o final da tarde da próxima quarta-feira, a propósito da segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa da UEFA, a decorrer, à porta fechada, no NSC Olimpiyskiy Stadium, em Kiev, um terreno emprestado ao campeão ucraniano, que segue impossibilitado de jogar em casa própria devido a uma questão política. A equipa orientada pelo português Luís Castro está em vantagem na eliminatória, depois da vitória por 2-1 na Alemanha, no passado mês de março, e procurará confirmar a qualificação para os quartos-de-final, diante de um conjunto orientado por Oliver Glasner, que está obrigado a ganhar e marcar pelo menos dois golos nesta visita a território ucraniano.
Análise Shakhtar Donetsk
A equipa do Shakhtar Donetsk é, sem sombra de dúvida, a maior potência da atualidade no futebol ucraniano e, nesse sentido, voltou a sagrar-se campeã nacional sem quaisquer tipo de problemas, como demonstra a vantagem de 23 pontos com que a formação de Luís Castro terminou o grupo campeonato na última edição da Liga Ucraniana. Nestes oitavos-de-final da Liga Europa, competição onde o Shakhtar sonha chegar o mais longe possível, a formação de Donetsk está em vantagem, depois de ter vencido por 2-1 e conseguido marcar dois golos fora de portas, o que faz com que a equipa até possa perder por 0-1 nesta segunda-mão e, ainda assim, confirmar a qualificação para a próxima fase.
A última partida de caráter oficial realizada pelo Shakhtar Donetsk foi a 19 de julho passado, no empate de 2-2 obtido frente ao Oleksandriya, naquela que foi a despedida da edição de 2019/20 do campeonato ucraniano. Para trás, ficou uma sequência de três vitórias consecutivas, obtidas contra Kolos Kovalivka (2-0), Desna (2-4) e Dynamo Kyiv (2-3), já mesmo depois de o Shakhtar ter confirmado a conquista do título de campeão nacional. Em nove jogos oficiais realizados após o reatamento no futebol ucraniano, o Shakhtar somou sete vitórias e dois empates. Na semana passada, realizou um jogo particular contra o Veres-Rivne, que venceu por 2-0.
Estarão fora das opções de Luís Castros os seguintes jogadores: Ismaily, Maksim Malyshev e Vladyslav Vakula.
Onze provável: Pyatov – Dodô, Krivtsov, Matvyenko, Cipriano – Marlos, Kovalenko, Stepanenko, Alan Patrick, Taison – Junior Moraes
Análise Wolfsburg
A equipa do Wolfsburg terminou a sua participação na Bundesliga alemã no último fim-de-semana do mês de junho, pelo que está sem competir oficialmente há mais de um mês. Um “handicap” que o técnico Oliver Glasner terá de saber ultrapassar, num confronto de uma segunda-mão onde a equipa alemã está em desvantagem, depois de ter perdido com o Shakhtar Donetsk, na primeira-mão, por 1-2, em casa. Relativamente à campanha que a equipa dos “lobos” efetuou no campeonato alemão, a 7.ª posição conquistada deu a oportunidade ao Wolfsburg de garantir o apuramento para as pré-eliminatórias de acesso à próxima edição da Liga Europa.
Nos nove jogos oficiais realizados pelo Wolfsburg desde a retoma do futebol na Alemanha, que foi o primeiro dos principais países do futebol europeu a regressar à atividade após a paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus, o registo da equipa é de quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. A última partida oficial realizada remonta a 27 de junho passado e acabou com derrota, de 0-4, na receção ao campeão Bayern Munique. Na última sexta-feira, o Wolfsburg efetuou um jogo de preparação, onde empatou a 1-1 com o Leipzig.
Para esta visita à Ucrânia, o treinador Glasner terá de lidar com várias ausências, a saber de Ignacio Camacho, Kevin Mbabu, Steffen, William e Paulo Otávio.
Onze provável: Casteels – Pongracic, Brooks, Tisseradn – Steffen, Schlager, Arnold, Roussillon – Mehmedi, Weghorst, Brekalo
Dica de Prognóstico
É importante salientar que, para seguir em frente na Liga Europa, a equipa do Wolfsburg está obrigada não só a vencer o jogo, mas também a marcar dois golos, visto que sofreu dois em casa na primeira-mão e, vencendo por 0-1, perde pela regra dos golos marcados fora. Assim, prevê-se um jogo bastante dinâmico, com um Shakhtar Donetsk à procura de golos que lhe permitam reforçar a tranquilidade e o favoritismo para vencer a eliminatória, perante um Wolfsburg que estará numa situação complicada e, assim, obrigado a correr alguns riscos dentro de campo. Neste sentido, perfila-se como uma aposta de valor o investimento no mercado de Mais de 2,5 golos, cotado a 1.59 na Bet.pt.