Na fase de qualificação ao Mundial 2018 das selecções sul americanas, destacou-se a Argentina, que mais uma vez comprovou que sem Messi as dificuldades em vencer aumentam exponencialmente. Já o Uruguai perdeu a liderança da tabela para o Brasil.

Uruguai cede liderança

Yerry Mina garante empate para a Colômbia.

Yerry Mina garante empate para a Colômbia.

O Uruguai que vinha a liderar a tabela de classificação geral já há algum tempo, caiu agora em casa da Colômbia num embate bem disputado e com bastante intensidade. A Colômbia colocou-se em vantagem por intermédio de Abel Aguiar, logo aos 15 minutos, mas Cristián Rodríguez fez a igualdade para o Uruguai pouco depois. A turma celeste passou para a frente do marcador aos 73 minutos com golo de Luis Suárez. Ainda assim, sempre sem parar de lutar, os Cafeteros chegaram à igualdade por Yerry Mina, já aos 84 minutos.

Com este empate, o Uruguai caiu para 2º lugar com 20 pontos, enquanto que a Colômbia permanece em 4º lugar com 17 pontos, a par com o 3º Equador.

Chile volta às vitórias

Bis de Vidal garante 3 pontos ao Chile

Bis de Vidal garante 3 pontos ao Chile.

Depois da pesada derrota às mãos do Equador, os chilenos voltaram de cabeça erguida e somaram 3 pontos importantes, contra o Peru, que lhes permitem continuar a sonhar com os lugares de qualificação. Com o marcador a ser inaugurado pelo Chile logo aos 10 minutos, por Arturo Vidal, o jogo continuou por 1-0 quase até ao final. Contudo, o susto dos chilenos chegaria aos 76 minutos por Édison Flores que igualava o marcador. Só que, novamente, Arturo Vidal, bisaria na partida de forma a dar os 3 pontos aos seus compatriotas.

Com esta vitória, o Chile ocupa o 7º lugar com 14 pontos, a 5º lugar de qualificação ao play-off, ocupado pela Argentina.

Messi, a razão do insucesso argentino

Argentina venceu apenas 1 dos 10 jogos sem Messi.

Argentina venceu apenas 1 dos 7 jogos sem o talismã Messi.

A dupla jornada internacional não correu nada bem para a Argentina, que começou como 3ª classificada e acabou por cair para 5º lugar, com um empate com o Peru, e agora uma decepcionante derrota na recepção ao Paraguai. Messi parece ser sinónimo de vitória para a selecção Albiceleste, já que nos 3 jogos que esteve em campo na prova, a Argentina saiu sempre vencedora, com o actual bota de ouro a ser decisivo, com dois golos. Contudo, nos 7 jogos que não pôde estar em campo, a sua selecção venceu apenas 1 encontro, empatando 4 e perdendo 2.

O Paraguai marcou então o único golo da partida aos 18 minutos, por Derlis González, com a Argentina a poder chegar à igualdade através de uma grande penalidade, mas Kun Aguero bateu para a defesa do guarda-redes Justo Villar. Com este resultado, o Paraguai ocupa o 6º lugar com 15 pontos, e a Argentina ocupa a 5ª posição de qualificação ao play-off, com 16 pontos.

Enner Valencia garante empate ao Equador

Enner Valencia bisa para o empate equatoriano.

Enner Valencia bisa para o empate equatoriano.

O Equador viajou nesta 10ª jornada até à Bolívia, num jogo um pouco caricato. A Bolívia colocou-se em vantagem do marcador logo aos 3 minutos, por Pablo Escobar, que bisaria ainda antes da primeira parte, com o jogo a ir para o intervalo a 2-0. Enner Valencia faria o 2-1 aos 47 minutos, mas acontece que tudo parecia perdido com a expulsão de Luis Caicedo, aos 79′. Ainda assim, em desvantagem numérica e no marcador, os equatorianos não desistiram e aos 89 minutos, Enner Valencia bisa e garante o empate para o Equador.

Com este resultado, a Bolívia permanece e, 9º lugar com 8 pontos, a par com o 8º Peru, enquanto que o Equador segue em 3º lugar com os mesmos 17 pontos que a Colômbia, 4ª classificada.

Caraninha voa para a liderança

Gabriel Jesus marca e Brasil passa para a liderança.

Gabriel Jesus marca e Brasil passa para a liderança.

Cada vez mais sólida e mais consistente, praticando um bom futebol, o Brasil aproveitou o deslize do Uruguai e foi à Venezuela buscar os 3 pontos que o colocaria em 1º lugar. Contra uma Venezuela pouco perigosa, a futura jovem promessa do Manchester City, Gabriel Jesus, abriu o marcador aos 8 minutos, com Willian a fechar as contas aos 53′ ao fazer o 2-0. Ao que parece, o Brasil não sofre do mesmo síndrome da Argentina, já que este mesmo sem a estrela da equipa, Neymar Jr, conseguem somar pontos e praticar um bom futebol.

Com este resultado, a Venezuela permanece em último lugar com 2 pontos, com o Brasil e passar para a liderança com 21 pontos, apenas 1 a mais que o 2º classificado Uruguai.

Boas Apostas!