SC Braga – União da Madeira (Liga NOS)
Já ninguém se atreverá a chamar “Braguinha” à equipa que, para além de fazer tremer os grandes em Portugal e de se medir com eles nos jogos mais emocionantes do nosso campeonato, também coloca na linha equipas com tradição na Europa, como aconteceu ao Fenerbahce na passada quinta-feira. Mais se deveria chamá-lo “Bragão”, tal a forma como se impôs ao conjunto turco uma e outra vez, apesar de ter estado, por duas vezes, em desvantagem na eliminatória. Honrados assim todos aqueles que têm construído este SC Braga ao longo das temporadas, o regresso à Liga NOS faz-se com o claro objetivo de continuar a vencer, para não deixar a mínima dúvida quanto ao quarto lugar. Isto tudo numa época em que haverá final da Taça de Portugal e ainda uma meia-final da Taça da Liga por disputar. Enormes.
Depois de uma exibição de fazer toda a Europa colocar os olhos no SC Braga, a equipa bracarense regressa à Liga NOS, numa partida onde terá a responsabilidade de se fazer sentir como quarto classificado que é. Pois que se a vitória frente ao Fenerbahce coloca a equipa nos píncaros, não será de esquecer que, na passada semana, os bracarenses perderam por 0-3 na deslocação ao campo do Belenenses, tendo agora “apenas” seis pontos de vantagem sobre o Arouca. Paulo Fonseca estará bem consciente deste facto e, apesar de nada fazer prever o perigo de ver o Braga cair do quarto posto, a verdade é que o privilegiar das várias provas em que ainda estão em competição por títulos poderá acabar por fazer pagar um indesejável preço. Cabe assim à equipa de Braga apresentar-se no máximo das suas possibilidades, ainda que seja de acreditar que alguns dos elementos que alcançaram a vitória na passada quinta-feira sejam poupados. Rui Fonte é o único dado como lesionado, sendo ausência quase certa.
Onze Provável: Marafona – Baiano, Ricardo Ferreira, Boly, Djavan – Pedro Santos, Luiz Carlos, Filipe Augusto – Alan, Stojiljkovic, Wilson Eduardo.
O União da Madeira quase que poderia já conquistar o título de equipa mais esquizofrénica da Liga NOS. Porque andou pelos lugares da despromoção e quase despediu o seu treinador, no início de dezembro, seguindo-se uma fantástica recuperação que a levou a ser a melhor classificada das três equipas madeirenses que estão em prova. O balão voltou a perder ar e agora o União está, de novo, preocupado com os pontos – ou a falta deles – perante a aproximação à linha, com Boavista e Académica a tê-lo em mira. Mesmo assim, a semana passada, a equipa soube como regressar de um 0-2 frente ao FC Porto, empatando a partida, tendo depois deixado a sensação que acreditava, até, na vitória, para se deixar perder ao não ter resposta para a maior dose de talento dos Dragões. Uma equipa de altos e baixos que tem, também, vários jogadores no estaleiro, entre eles dois guarda-redes, André Moreira e Ricardo Campos, para além de Nilson e Kisley. Joãozinho e Tiago Ferreira estiveram condicionados durante a semana, mas espera-se que entrem nas contas de Norton de Matos para o encontro.
Onze Provável: Raul Gudiño – Paulinho, Paulo Monteiro, Diego Galo, Joãozinho – A. Shehu, Tiago Ferreira – Amilton, Danilo Dias, Miguel Cardoso – Toni Silva.
Depois de um encontro no ano passado, a contar para a Taça da Liga, e o da primeira volta, ambos na Madeira, as duas equipas voltam a encontrar-se no Minho onze anos depois do último jogo.
| U. Madeira | 0-1 | Braga | J10 |
Liga NOS 15/16
|
| U. Madeira | 2-1 | Braga | Grp.D |
Taça da Liga 2014/15
|
Favoritismo para o Braga, que terá que ultrapassar um União da Madeira em busca de pontos num campeonato cada vez mais perto dos momentos de decisão.



