Semana dedicada aos jogos das seleções nacionais, com o caminho para o Mundial da Rússia a marcar a atualidade. Nos próximos dias disputam-se a segunda e a terceira jornada da fase de qualificação na Europa, sendo que accionamos o nosso satélite à procura dos melhores jogos para ver a cada dia. Esta é a nossa agenda para os próximos dias.
Quinta-feira, 6 de outubro
Um jogo se sobrepõe a todos os outros. A Itália recebe a Espanha, em jogo a contar para o Grupo G e não haverá encontro que esteja ao nível deste. É uma repetição do jogo dos oitavos-de-final do Euro 2016, que a Itália venceu não sem alguma surpresa, mas sem Antonio Conte, a equipa transalpina já apresenta uma face diferente. Do outro lado, Julen Lopetegui tenta também encontrar uma dinâmica para os espanhóis, num jogo que vale, e de que maneira, para começar a decidir quem será o primeiro do grupo. Ou seja, uma destas seleções precisará do playoff para chegar ao Mundial.
Sexta-feira, 7 de outubro
Portugal tem dois jogos que, no papel, são muito fáceis. Em Aveiro, recebe Andorra e estaremos a contar os minutos até que chegue o primeiro golo, uma garantia de três pontos, ainda que os adeptos esperem bastante mais da seleção. À mesma hora, a Suíça joga na Hungria um importante encontro deste Grupo. Depois de baterem os portugueses, voltam a ter um jogo contra um adversário com capacidade para lutar pelos lugares de apuramento, pelo que voltando a vencer, ficam também com vantagem sobre os húngaros. Algo que, como é normal, interessa acompanhar para avaliar as possibilidades da equipa portuguesa.
Sábado, 8 de outubro
Dois interessantes jogos para acompanhar neste sábado. No Grupo C, a Alemanha defronta o que deverá ser o seu principal adversário na corrida pelo primeiro lugar, a República Checa, e jogando em casa só pode mesmo aceitar uma vitória como resultado. Já no Grupo E, Polónia e Dinamarca terão um interessante confronto, até porque com a Roménia também na corrida pelo Mundial, haverá, com certeza, um enorme equilíbrio até perto do final. Os polacos já perderam pontos e, por isso mesmo, precisam de somar uma vitória.
Domingo, 9 de outubro
Depois de defrontar a Itália, a Espanha terá uma deslocação não menos fácil à Albânia. Depois de terem chegado ao Euro 2016, o conjunto albanês sabe que lhe é quase impossível intrometer-se na luta entre Espanha e Itália. Ainda assim, aproveitará este complicado grupo para reforçar o seu estatuto no futebol europeu e, nos jogos em casa, junta a qualidade da equipa ao ambiente proporcionado pelos seus adeptos. Sérvia e Áustria também terão uma partida muito interessante, a contar para o Grupo D, com o conjunto da antiga Jugoslávia a precisar de uma vitória para demonstrar que está de volta à luta por um lugar na elite.
Segunda-feira, 10 de outubro
Muitos perguntarão quanto vale, realmente, a Holanda, depois de ter caído na fase de qualificação para o Euro 2016. Também por isso, a sua posição no ranking baixou e está agora integrada no Grupo A com a França, a Suécia e a Bulgária, outra equipa com poderio para criar dificuldades às melhores seleções. Na noite de segunda-feira, enquanto Portugal tenta não gelar nas Ilhas Faroé, a Laranja testa a sua mecânica frente a uma seleção de França que joga para esquecer a desilusão do último Euro. O valor da equipa holandesa estará à prova, depois de ambos terem perdido pontos na jornada inaugural do seu grupo.
Terça-feira, 11 de outubro
Mesmo tendo pela frente um Grupo F onde apresenta enorme vantagem sobre os seus rivais, a história da Inglaterra neste apuramento pode mesmo ficar marcada pelo episódio do afastamento de Sam Allardyce do comando técnico da equipa. A jogar na Eslovénia, os ingleses terão um enorme teste à sua capacidade para ignorar o ruído externo e focar-se, totalmente, na conquista dos pontos necessários para ser o primeiro classificado. Eslováquia e Escócia, do mesmo grupo, defrontam-se também neste dia para tentar afinar qual delas quedará com mais pontos ao fim desta jornada dupla.
Boas Apostas!