Santa Clara – Sporting (Liga NOS)
Em partida da 14.ª jornada da Liga NOS, a equipa do Sporting visita a ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, onde irá defrontar o Santa Clara, em jogo agendado para o final da tarde da próxima segunda-feira, a ter lugar no Estádio de São Miguel. Os açorianos já caíram várias posições na tabela classificativa e procurarão o regresso às vitórias, perante um Sporting que já demonstrou ser capaz do melhor e do pior sob o comando técnico de Jorge Silas e que poderá, caso vença, ultrapassar o Famalicão e ascender ao 3.º posto.
O Santa Clara procura fazer uma caminhada tranquila rumo à manutenção, à imagem do que conseguiu na última época. A equipa, porém, não tem sido capaz de alcançar a estabilidade pretendida, ocupando, neste momento, o 15.º lugar da tabela classificativa, com registo de 14 pontos, com uma vantagem de seis em relação aos lugares de despromoção. A equipa de João Henriques conseguiu, até ao momento, um registo com três vitórias, cinco empates e cinco derrotas, nos quais marcou 10 golos e sofreu 14.
Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos – e a contar para a Taça de Portugal, diante do Leixões (4-1) –, o Santa Clara chega a esta jornada sem ganhar há seis jogos na Liga NOS. Na última jornada, a formação insular arrancou empate (2-2) na visita à Madeira, diante do Marítimo, num jogo onde esteve a perder, conseguiu a reviravolta e deixou-se empatar no último minuto do tempo de descontos. Isto na sequência de desaire em casa, diante do Boavista (1-2).
Onze provável: Marco – Rafael Ramos, João Afonso, Fábio Cardoso, Sanusi – Rashid, Nené, Francisco Ramos – Zé Manuel, Thiago Santana, Carlos Júnior
O Sporting vive uma temporada baseada na instabilidade criada pelos conflitos extra-futebol, que teve consequências diretas na questionável preparação da época desportiva. Longe da corrida pelo título bem cedo, os “leões” preparam-se para atacar o 3.º lugar, ocupado, para já, pelo Famalicão, porém apenas com mais um ponto e mais um jogo realizado. A equipa de Silas poderá, portanto, subir ao pódio. Por agora, o Sporting segue com registo de 23 pontos, obtidos em sete vitórias, dois empates e quatro derrotas, onde a equipa marcou 20 golos e sofreu 15.
Os últimos cinco resultados demonstram bem a instabilidade vivida no seio da equipa “leonina”, que vai desce do céu à terra num curto espaço de tempo. Nos tempos mais recentes, o Sporting conseguiu vencer na receção ao Moreirense (1-0), com um resultado pior que a exibição, tal o desperdício na hora da finalização. Entretanto, na última quinta-feira, a equipa perdeu de forma expressiva, na visita à Áustria, diante do LASK Linz (0-3), num jogo em que Silas “rodou” praticamente toda a equipa titular em relação ao último desafio do campeonato.
Onze provável: Maximiano – Ristovski, Coates, Mathieu, Borja – Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes – Jesé, Luiz Phellype, Vietto
Este será um duelo importante para ambas as equipas, que procuram terminar o ano civil de 2019 numa posição confortável na tabela classificativa. Para isso, Santa Clara e Sporting terão de vencer, algo que deverão tentar a todo o custo. A equipa de João Henriques já provou ser um osso duro de roer diante dos chamados “grandes” – o próprio Benfica sofreu para vencer nos Açores, por exemplo –, pelo que deverá conseguir, através de um futebol assente em transições ofensivas rápidas, causar dificuldades à instável defensiva dos “leões”. Por outro lado, o Sporting com Bruno Fernandes fica sempre mais perto de criar perigo junto à baliza contrária, o médio regressa às opções depois de ter cumprido castigo na Liga Europa e, com ele, deve também regressar um futebol com mais alguma qualidade por parte da equipa de Silas. Assim sendo, haverá valor em explorar o mercado de ambas marcam, cotado a 1.83 na Bet.pt.