Metade da 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões foi disputada esta terça-feira à noite, com o Benfica a cair em casa na recepção ao CSKA de Moscovo, e com o Sporting a conseguir uma boa vitória na Grécia, frente ao Olympiakos.
Desatenção defensiva permite cambalhota no marcador

Benfica perde pontos importantíssimos.
O Benfica entrou em falso na Liga dos Campeões, perdendo pela primeira vez esta temporada e logo num jogo bastante importante, onde chegaram a estar na frente do marcador, mas acabaram por permitir a reviravolta da turma de Moscovo. A primeira situação de perigo surgiu aos 6 minutos, com Alan Dzagoev a atirar ao lado da baliza Encarnada. A seguir Pizzi fez um excelente que deixou Salvio isolado, mas o avançado argentino quis fazer tudo de primeira e falhou o remate, desperdiçando uma boa oportunidade. As duas equipas fora criando algumas situações durante o primeiro tempo, mas foi o Benfica quem esteve mais perto, com Alex Grimaldo a arrepiar os russos com forte remate ao poste aos 36 minutos.
Já no segundo tempo as Águias encontraram maior dificuldade no jogo interior, apostando assim num mais rápido pelos corredores como forma de chegar ao último terço do campo. Foi mesmo com esta atitude que os Encarnados conseguiram chegar ao golo, com uma boa jogada entre Grimaldo e Zivkovic no corredor esquerdo, com o sérvio a cruzar ao primeiro poste e com Seferovic a antecipar-se a Berezutskiy e a ditar o 1-0. Aos 61 minutos um grande reflexo de Bruno Varela evitou o golo da igualdade, mas logo de seguido há grande penalidade a favor dos russos, com a bola a bater na mão de André Almeida dentro da grande área. Vitinho foi chamado a converter e não desperdiçou. Os russos acreditaram na reviravolta e acabaram por consegui-o 10 minutos depois, com o recém-entrado Zhamaletdinov a aproveitar uma defesa incompleta de Varela e a marcar na recarga, com os defesas do Benfica a ficarem todos a olhar para o jovem avançado.
Leões rugiram no início, mas tremeram no fim

Doumbia, Gelson Martins e Bruno Fernandes mostraram as garras na Grécia.
O Sporting entrou muito bem na Liga dos Campeões e conquistou uma importantíssima vitória na Grécia, vencendo por 2-3, depois de terem realizado uma primeira parte avassaladora, embora o jogo pudesse ter terminado com outros números ainda mais favoráveis. O Sporting apontou o primeiro golo logo aos 2 minutos, de bola-parada, com Acuña a cruzar e com Doumbia a finalizar de cabeça. Apenas 10 minutos depois, na sequência de rapidíssimo contra-ataque, é Doumbia quem lança Gelson Martins na frente, que a toda a velocidade não desperdiçou com apenas o guarda-redes pela frente.
Logo de seguida Bruno Fernandes ainda podia ter feito o 0-3, mas atirou ao poste, e de seguida foi Gelson Martins a atirar à trave, ambos a dispararem após passe Doumbia. Contudo, 2 minutos antes do intervalo, um excelente passe de Coates atrás do meio-campo isola Bruno Fernandes, que coloca a bola por cima do guarda-redes e dita o 0-3. Estava assim encerrada uma primeira parte com três golos leoninos, duas bolas nos postes e mais um par de ocasiões. Com uma vantagem tão confortável, o Sporting só tinha de controlar a partida e repousar, contudo, acabaram por adormecer e dera oportunidades à equipa grega.
Chegada a hora de jogo os gregos começaram a criar perigo fruto da desconcentração leonina, valendo a Rui Patrício a atenção de Coates e de Matthieu, que por duas vezes evitaram o pior. Foi ao minuto 90 que as coisas começaram a mudar. Pardo, em campo à apenas 10 minutos, marcou dois golos em 2 minutos e deixou os Leões a tremer e a temer o pior. Ainda assim, depois de uma segunda parte de gestão muito mal feita, os 3 pontos são do Sporting e são pontos importantíssimos num grupo onde ainda constam equipas como Juventus e Barcelona.
Outras curtas da jornada:
- PSG goleia na Escócia, batendo o Celtic por 0-5.
- Chelsea abalroou o Qarabag em Stamford Bridge, vencendo por 6-0.
- AS Roma não consegue melhor que um empate a zero na recepção ao Atlético de Madrid.
- Manchester United e Bayern de Munique vencem por 3-0 os respectivos adversários, FC Basel e Anderlecht.
- Barcelona vinga-se da Juventus e vence por 3-0, com bis de Messi que marcou pela primeira vez a Buffon.
Boas Apostas!