Rússia – Egipto (Mundial 2018)
Após a goleada na jornada inaugural da competição, a Russia enfrenta a selecção do Egipto esta terça-feira no Saint-Petersburg Stadium, num desafio a contar para a 2ª jornada do Grupo A. Os russos demonstraram que o facto de jogarem com o apoio do seu povo teve um impacto positivo no seu rendimento. Já o Egipto foi infeliz ao sair derrotado do desafio frente ao Uruguai, concedendo o golo da derrota já nos instantes finais do encontro.
A Rússia entrou com o pé direito no Mundial 2018, goleando a Arábia Saudita por 5-0 num jogo onde demonstraram bastante qualidade, e muitas soluções, no processo ofensivo. Para além disso, destaque para o médio Golovin, que realizou duas assistências e marcou um golo, tendo sido considerado o homem do jogo. Os russos disputam agora o 1º lugar do agrupamento com o Uruguai, e têm motivação mais que suficiente para continuarem no bom caminho, com o factor casa a ter causado um impacto positivo na confiança geral da equipa.
Este é um jogo onde o técnico Stanislav Cherchesov precisa de voltar a tirar proveito da capacidade ofensiva russa, já que enfrenta um Egipto com algumas dificuldades defensivas, sendo Smolov a referência mais ofensiva da equipa. Os Soviéticos não venceram nenhum dos 4 jogos de preparação para o Mundial 2018, somaram 3 derrotas consecutivas, contra Brasil, França e Áustria, empatando contra a Turquia no último embate. Mesmo assim, surpreenderam no desafio inaugural e sabem que uma vitória aqui os colocaria na próxima etapa da prova. Dzagoev saiu lesionado do último jogo e deverá ficar de fora contra o Egipto.
Onze Provável: Akinfeev – Fernandes, Kutepov, Ignashevic e Zhirkov – Gazinskiy e Zobnin – Samedov, Golovin e Cheryshev – Smolov.
O Egipto, por sua vez, não participava na prova desde o Mundial de 1990, e chumbou no seu regresso à competição, acabando por sair derrotado no encontro frente ao Uruguai. Os Faraós não surpreenderam nos jogos de preparação, já que disputaram 5 jogos amigáveis e não venceram nenhum deles, perdendo contra Portugal, Grécia e Bélgica, e empatando contra Kuwait e Colômbia.
Após este registo decepcionante, o Egipto não conseguiu fazer melhor frente ao Uruguai, teoricamente a selecção mais forte deste Grupo A, e acabou por sair derrotado com um golo ao cair do pano, perdendo por 1-0. Este é um desafio onde Mohamed Salah, estrela da equipa, deverá voltar ao onze inicial depois de ter falhado o último jogo por lesão, e a presença do número 10 já deverá trazer confiança aos seus colegas de equipa. Os egípcios adoptam uma postura defensiva, tentam fechar as linhas de passe no último terço do campo e procuram o contra-ataque para tentar ferir o inimigo.
Onze Provável: El-Shenawy – Fathy, Gabr, Hegazi e Shafy – Hamed e Elneny – Salah, Said e Trézéguet – Mohsen.
Este é o primeiro confronto directo entre as duas equipas. A Rússia já demonstrou qualidade no último desafio e chega confiante após a goleada 5-0, detendo o favoritismo do encontro. Por outro lado, o Egipto deverá poder contar com Salah para este desafio, um jogador que é capaz de fazer a diferença a qualquer momento. Num encontro onde se espera maior domínio por parte dos russos, e oportunidades em contra-ataque por parte dos egípcios, é de acreditar que ambas equipas consigam chegar ao golo aqui.