Rússia – Brasil (Amigável de Selecções)
As selecções da Rússia e do Brasil medem forças esta sexta-feira no Saint-Petersburg Stadium, num confronto de cariz amigável. Os russos preparam-se para disputar o primeiro encontro de 2018, com o objectivo de começar a preparar o seu plantel para o Mundial 2018, competição em que vão ser anfitriões. Já o Brasil também irá discutir o primeiro jogo desde o início do ano, tendo já outro embate marcado dentro de quatro dias, contra a poderosa Alemanha.
A Rússia não compete desde Novembro, mês em que disputou dois encontros amigáveis contra a Argentina, perdendo por 1-0, e contra a Espanha, empatando por 3-3. Os russos serão anfitriões do Mundial 2018 e portanto não tiveram de disputar os jogos de qualificação, sendo que quando a prova arrancar, em Junho, a selecção fará parte do Grupo A, juntamente com a Arábia Saudita, Uruguai e Egipto.
Praticamente todos os intervenientes da selecção russa representam equipas do próprio país, com vários jogadores a representarem o Zenit, CSKA Moscovo, Lokomotiv Moscovo, entre outros, sendo que alguns deles são jogadores experientes e com um bom ritmo competitivo, já que também disputam competições europeias pelos seus clubes. Stanislav Cherchesov irá testar aqui mais algumas opções que possam vir a ser úteis para o Campeonato do Mundo, já que chega aqui com jogadores como Kokorin, Dzyuba e Vasin estão lesionados.
Nos seus últimos 5 jogos, a Rússia apresenta um histórico de 1 vitória. 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-1 contra o México. Seguiu-se uma vitória por 4-2 na recepção à República da Coreia, um empate por 1-1 na recepção ao Irão, uma derrota por 0-1 na recepção à Argentina, e na última jornada, um empate por 3-3 na recepção a Espanha.
Onze Provável: Akinfeev – Smolnikov, Kutepov, Neustadter, Kudryashov e Kombarov – Kuzyaev, Glushakov, Samedov e Miranchuk – Smolov.
O Brasil, por sua vez, tem sido uma selecção que tem dado que falar desde que Tite assumiu os comandos da equipa, sendo agora um dos maiores candidatos à conquista do Campeonato do Mundo. A Canarinha qualificou-se ao Mundial 2018 com distinção na fase de qualificação sul-americana, e ficou inserida no Grupo E para a prova que arranca em Junho, com a Costa Rica, Suíça e Sérvia no mesmo agrupamento. Esta é uma das selecções mais talentosas da actualidade, com uma enorme qualidade presente em todos os sectores.
Começando pela baliza, Tite tem duas muralhas à sua escolha, Alisson e Ederson, Dani Alves, Marcelo, Thiago Silva e Marquinhos, entre outros, a comporem o sector defensivo, Casemiro, Fred, Coutinho e Fernandinho, entre muitos outros, a darem solidez e criatividade ofensiva no meio-campo, e Douglas Costa, Firmino e Gabriel Jesus na frente de ataque. A grande baixa é Neymar, que se encontra lesionado, tal como Alex Sandro e Felipe Luis. Os brasileiros mantiveram a sua baliza invicta em 11 dos últimos 15 desafios que disputaram.
Nos seus últimos 5 jogos, o Brasil apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno da Colômbia. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno da Bolívia, uma vitória por 3-0 na recepção ao Chile, uma vitória por 1-3 em terreno do Japão, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno da Inglaterra.
Onze Provável: Ederson – Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo – Casemiro – Paulinho, Coutinho, Willian e Costa – Jesus.
A Rússia perdeu 2 dos únicos 3 confrontos directos disputados nos últimos 20 anos, empatando o restante.
Brasil
![]() |
1-1 |
![]() |
Amigáveis 2013
|
Rússia
![]() |
0-1 |
![]() |
Amigáveis 2006
|
Brasil
![]() |
5-1 |
![]() |
Amigáveis 1998
|
Os brasileiros apresentam um plantel muito talentoso e de qualidade superior à dos seus adversários em campo. Sendo este um jogo amigável, as duas equipas poderão actuar de modo mais ofensivo, aumentando a probabilidade de haver golos.