Estamos na 3ª ronda de Roland Garros, e até ao momento mantém-se os principais candidatos ao título. O vencedor da final da época passada, Rafa Nadal continua a fazer uma prova “sem espinhas” vencendo em sets directos Hanfmann e Maden. Já Dominic Thiem, o outro finalista de Roland Garros 2018, venceu Paul por (3-1) e Bublik. Outros pesos pesados como Roger Federer, Del Potro, Djokovic ou Wawrinka continuam também em prova. Assim, nesta 3ª ronda já se podem encontrar duelos que prometem grande espectáculo, com destaque para o confronto entre Nadal e Goffin, ou Wawrinka vs Dimitrov, ou mesmo entre Cuevas e Thiem. Roland Garros 2019 “começa agora” a sua fase mais interessante.
Marin Cilic cai na 2ª ronda aos pés de Dimitrov
Grigor Dimitrov conseguiu uma das suas maiores vitórias da sua carreira, ao derrotar Marin Cilic por (3-2). O tenista búlgaro, actualmente no lugar 46 do ranking já não vencia um tenista do top 20 desde Abril de 2018. Foi uma dura batalha num jogo com 5 sets onde Cilic venceu o primeiro set, com recurso a tie-break, mas a resposta de Dimitrov foi instantânea vencendo o 2º set por (6-4). Mas, Marin Cilic voltou a colocar-se, novamente em vantagem, conquistando o 3º set por (6-4). O jogo estava a ser como previsto, uma longa batalha, e Dimitrov empatou a partida no 4º set, e mais uma vez uma longa batalha, com recurso a tie-break (7-6). E no derradeiro set, o jogador croata acusou maior desgaste, o que foi crucial para um set mais desvinelado (6-3).
Com esta vitória, Dimitrov vai encontrar outro “peso pesado” chamado Wawrinka. O jogador suíço está no 28ª lugar do ranking e antecipa-se novamente uma longa e dura batalha. Cresce a expectativa para perceber como chega fisicamente Dimitrov, depois de dois jogos com 5 sets, nas duas rondas anteriores.
Rafael Nadal e Dominic Thiem são alguns dos maiores candidatos a vencer o torneio
Rafael Nadal e Dominic Thiem partem para esta edição de Roland Garros como os principais favoritos, uma vez que foram os finalistas na época anterior. Além disso são dois especialistas no saibro e que adicionam uma forte componente física aos seus jogos. O jogador espanhol não perdeu qualquer set nas duas primeiras rondas, mas também não foi ainda verdadeiramente testado. O primeiro jogo foi com Hanfmann com os parcias de (6-2), (6-1) e (6-3). Na ronda seguinte defrontou o alemão Yannick Maden e o a história do jogo não foi muito diferente do jogo anterior, vencendo com parciais de (6-1), ( 6-2) e (6-4).
Já Dominic Thiem teve também dois jogos muito idênticos em que venceu pelo mesmo resultado (3-1). O primeiro jogo foi contra Paul e o segundo contra Bublik. A maior curiosidade foi a perda do 2º set, em ambos os encontros, por parte de Dominic Thiem. No entanto, ambos os triunfos não tiveram qualquer contestação, e o jogador austríaco provou, mais uma vez, que é um forte candidato a repetir a final, mas haverá que contar com o “renascido” Djokovic. O jogador sérvio poderá ter uma forte palavra a dizer, e para além dele há que contar sempre com a classe de Roger Federer, mesmo que o piso seja demasiado exigente, sob ponto de vista físico para o génio suíço.
Esta terceira ronda tem os seguintes jogos agendados: Fognini vs Bautista Agut; Lajovic vs A. Zverev; Thiem vs Cuevas; Hoang vs Monfils; Tsitsipas vs Krajinovic; Wawrinka vs Dimitrov; Mahut vs L. Mayer; Rudd vs Federer; Nishikori vs Djere; Carreño Busta vs B. Paire; Goffin vs Nadal e ainda Khachanov que aguarda o vencedor do jogo entre Del Potro ou Thompson. Esta 3ª ronda tem vários jogos que prometem muita disputa, mas provavelmente o mais equilibrado poderá mesmo ser o que oporá Wawrinka a Dimitrov. A condição física do búlgaro poderá ser determinante no desfecho desta partida.
Boas Apostas!