Uma das rivalidades mais emocionantes de Itália é jogada em Turim. O Torino e a Juventus disputam, entre si, umas das regiões mais belas do país.

História

Juve vs Toro é o clássico da cidade de Turim, no norte de Itália, também conhecido como o derby della Mole, em homenagem ao famoso prédio da cidade de Turim.

Uma rivalidade que começou a 13 de Janeiro de 1907, com o Torino a vencer o clássico, por 2-1.

A fundação dos dois clubes diverge bastante. O Torino foi fundado por Eduardo Bosio, que regressou a Itália depois de ter estudado em Inglaterra em 1887, dando origem ao Internazionale Torino e ao FC Torinese, que se fundiram, em 1906, no AC Torino, um dos precursores do actual Torino Football Club.

Por seu lado, a Juventus foi criada por um grupo de estudantes em 1897, conquistando o seu primeiro título em 1905.

Torino FC

Pondo fim a uma tradição com 20 anos, o Torino venceu o derby de Turim, vencendo a rival Juventus, por 2 a 1

Os dois clubes do sul de Turim estavam separados apenas por uma estrada, semelhante ao que acontece entre Benfica e Sporting.

A família Agnelli, dona da empresa italiana e da Juventus, influenciou o crescimento significativo do clube. Os imigrantes de outras regiões chegaram à cidade de Turim para trabalhar na empresa de automóveis. Um factor determinante na consolidação da vecchia signora como um dos principais clubes do país, uma vez que os imigrantes voltaram para as suas terras e espalharam a paixão que tinham pelo clube.

Contrariamente ao que se sucedeu com a Juventus, o Torino manteve as suas raízes e procurou ser uma referência na cidade, e na região de Piemonte.

As bases sociais que estão na génese dos clubes, são um dos principais factores da rivalidade existente. Os adeptos da Juventus são conhecidos por serem os pioneiros da indústria e da rica burguesia de Turim, em contraponto com os do Torino que são representantes da classe trabalhadora e de imigrantes de países vizinhos.

Se falarmos em títulos, a diferença é abismal. A Juventus ganhou o seu 31º título, contra 7 do Torino. Nem mesmo a descida de divisão da Juventus, em 2006, fruto do escândalo de corrupção que abalou o futebol italiao, abanou a estrutura de um dos maiores clubes do Mundo. A Juventus deu a volta e retomou o caminho dos títulos. 2006 também ficou marcado pelo regresso do Torino ao principal escalão italiano.

Novo Ciclo

Dos 7 campeonatos conquistados pelo Torino, 6 foram levantados antes de 1949, com especial destaque para a década de 40, um período dourado para os adeptos do Toro, excepção feita a 1949. Um dos anos mais negros do Torino e do futebol Mundial.

O clube italiano tinha uma das melhores equipas do Mundo e acabava de regressar de Lisboa, onde tinha defrontado o Benfica num jogo de carácter amigável. O avião que transportava a equipa do Torino chocou com a Basílica de Superga, nos arredores de Turim. Nenhum jogador do então tetracampeão italiano sobreviveu. Desde então que o Torino tenta reerguer-se e voltar a ser a equipa de sucesso que fora noutros tempos, mas sem grande êxito.

Uma das épocas mais marcantes para os adeptos do Torino foi a de 1975/1976. A Juventus partia na frente, na segunda volta, com 6 pontos de vantagem, numa época em que as vitórias ainda valiam 2 pontos. A vecchia signora perdeu 3 jogos consecutivos, um deles para o Torino, que aproveitou o deslize dos rivais e sagrou-se campeão de Itália, culminando um período de 25 anos de espera. A Juventus conseguiu recompor-se do sucedido e, nas duas temporadas seguintes, conquistou o título, com o Torino a terminar em 2º lugar.

No fim-de-semana anterior, a Juventus teve nas mãos a possibilidade de ficar a 1 ponto de festejar a conquista do 31º título depois do empate da Lazio e da derrota da Roma. O Torino dificultou a vida à Juventus e só adiou o inevitável. Na semana passada, a equipa orientada por Massimiliano Allegri alcançou o tetracampeonato, com 5 jornadas ainda por disputar.

A temporada passada o Torino terminou em 7º lugar no campeonato e garantiu um lugar na Liga Europa, tendo sido eliminado, esta época, nos oitavos-de-final pela equipa de André Villas-Boas, o Zenit, por 2-1, no conjunto das duas mãos.

O Torino venceu a Juventus em cas,a no passado dia 26 de Abril, perante 25.500 adeptos. Uma vitória por 2-1 que adiou a decisão do título. Em caso de vitória, a vecchia signora sagrava-se campeã em casa dos rivais, depois dos deslizes da Roma e Lazio. Uma vitória história que quebrou as barreiras da história, interrompendo uma sequência negativa de 20 anos sem vencer. A última vez acontecera a 9 de Abril de 1995, também por 2-1.

Boas Apostas!