Rio Ave – Paços Ferreira (Liga NOS)
A Liga NOS regressou ao ativo na passada quarta-feira, com a realização do início da 25.ª jornada. A sua conclusão está agendada para o próximo domingo, à noite, com o confronto entre as equipas do Rio Ave e do Paços de Ferreira, em Vila do Conde, a decorrer no Estádio Municipal dos Arcos. Os vila-condenses procuram regressar ao 5.º lugar, depois de terem sido provisoriamente ultrapassados por Famalicão e Vitória SC. Diante de si, estará um conjunto que é o primeiro classificado acima de linha de água e que já viu o Portimonense, perseguidor mais direto, voltar a vencer nesta jornada.
Análise Rio Ave
O Rio Ave nem começou a sua participação nesta edição da Liga NOS com resultados e exibições que correspondessem às expectativas, mas chega a esta jornada da retoma do campeonato português impulsionado pelo bom momento de forma que atravessava aquando da paragem. Provisoriamente no 7.º lugar da tabela classificativa, o conjunto liderado por Carlos Carvalhal soma 38 pontos, tal como o Vitória de Guimarães (que já jogou e empatou) e menos dois que o Famalicão (já jogou e venceu). Antes de uma partida onde o Rio Ave procurará recuperar o 5.º lugar – e aproximar-se do Sporting, na 4.ª posição –, a equipa segue com registo global de 10 vitórias, oito empates e seis derrotas, com 32 golos marcados e 23 sofridos.
Na última jornada realizada antes da interrupção da Liga, o Rio Ave consegui um excelente resultado, ao somar um ponto na visita ao Estádio do Dragão, onde travou o FC Porto (1-1). Esse foi o oitavo jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota para o conjunto vila-condense. Nas jornadas anteriores, o Rio Ave tinha vencido fora diante do Tondela (2-1) e, posteriormente, tropeçado na receção ao Belenenses, com quem empatou num jogo sem golos.
Fora das opções de Carlos Carvalhal estarão Nikola Jambor, por lesão, e Toni Borevkovic, a cumprir suspensão.
Onze provável: Kieszek – Diogo Figueiras, Aderllan Santos, Nélson Monte, Pedro Amaral – Al Murasti, Filipe Augusto, Tarantini – Piázon, Taremi, Nuno Santos
Análise Paços Ferreira
A equipa do Paços de Ferreira regressou esta época ao escalão da elite do futebol português e lá pretende continuar em 2020/21. Para isso, terá de conseguir confirmar a permanência, um objetivo que, para já, não está de todo assegurado. Na 16.ª posição da classificação geral da Liga NOS, a formação tecnicamente liderada por Pepa aparece com 22 pontos, apenas três a mais que o Portimonense, que abriu a jornada com um triunfo (largos meses depois) perante o Gil Vicente. Em 24 partidas, a equipa da Capital do Móvel soma um registo de seis vitórias, quatro empates e 14 derrotas, tendo marcado um total de 18 golos apenas e sofrido já em 34 ocasiões.
Com duas vitórias nas últimas três jornadas, obtidas na receção ao Famalicão (2-1) e na deslocação ao terreno do Desportivo das Aves (3-1), o Paços de Ferreira conseguiu passar a respirar melhor e distanciar-se ligeiramente da zona de despromoção. Na última vez que entrou em campo, no dia 8 de março passado, os pacenses não conseguiram somar qualquer ponto, mas bateram o pé contra o Vitória de Guimarães, em casa, onde perderam por 2-1.
O treinador Pepa não poderá contar com o contributo de Adriano Castanheira e Simão Bertelli, ambos lesionados. Também Oleg Reabciuk estará de fora, mas por estar suspenso.
Onze provável: Ricardo Ribeiro – Jorge Silva, Marco Baixinho, Maracás, Bruno Teles – Diaby, Luiz Carlos – João Amaral, Pedrinho, Hélder Ferreira – Denilson
Dica de Prognóstico
Pela dificuldade associada a esta deslocação, o Paços de Ferreira deverá entrar em campo com uma estratégia focada em priorizar a sua organização defensiva e em dificultar a tarefa do Rio Ave em chegar à sua baliza. Por outro lado, os vila-condenses deverão conseguir dominar na gestão da posse, mas poderão vir a encontrar algumas dificuldades para criar situações claras de finalização. Neste sentido, prevê-se um jogo relativamente monótono, com pouca emoção junto das balizas, mas com claro ascendente por parte da equipa de Carvalhal. Será, por isso, uma boa opção a junção da dupla possibilidade da vitória do Rio Ave ou Empate e de menos de 3,5 golos no jogo, um mercado que a Betclic cota, nesta altura, a 1.50.