Premier League – Faltam duas jornadas, três para o Manchester City, e ainda existem três candidatos ao título inglês. O último encontro entre candidatos aconteceu na tarde deste domingo e, em lugar de vermos o Liverpool dar o passo decisivo para ficar com o título em sua posse, acabou por ser o Chelsea, mesmo em modo reservista, a manter-se a correr por fora nesta competição.

A isto se chama futebol

Todos esperavam ver o Liverpool vencer frente a uma equipa de segundas escolhas do Chelsea e, no final, ganharam os Blues por 2 a 0. A isto se chama futebol. Ambas as equipas jogaram com as suas armas e o Chelsea demonstrou ser mais equipa neste encontro. O Liverpool ofereceu-se ao ataque, como tem sido natural sob as ordens de Brendan Rodgers, mas chocou sempre com a organizada muralha defensiva dos Blues, que não deixaram, em momento algum, que os avançados Reds aproveitassem espaços para impor a sua velocidade e rapidez de processos.

Mourinho frente a Liverpool

Todos querem ficar com a bola

Aproveitando o consequente avanço do Liverpool no terreno, o Chelsea mostrou-se sempre muito preparado para tentar explorar os espaços nas costas da defesa, e acabou por somar dois golos a partir de erros dos adversários. No final da primeira parte, por Demba Ba, e, no final do encontro, Fernando Torres assistiu Willian, os dois sozinhos frente a Mignolet, para fechar o marcador. Com isto, o Chelsea mantém todas as suas hipóteses em aberto, ainda que tenha aparentemente desistido da luta pelo título, colocando as suas principais armas em descanso com vista à segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Será mesmo assim?

E no fim, ganha o City?

Três equipas, sete jogos, no total, para conhecermos o campeão inglês. Percorremos aquilo que resta disputar por Liverpool, Chelsea e Manchester City.

Liverpool (36 jogos, 80 pontos)
Os Reds perderam a sua vantagem na derrota caseira com o Chelsea e o grande desafio será conseguir recuperar a confiança para fechar a temporada com vitórias, esperando que isso possa servir para ainda ser campeão este ano. De qualquer maneira, é bom lembrar que, em comparação com o ano passado, os Reds fizeram uma evolução incrível. Visitar o Crystal Palace, na próxima semana, não será fácil, tendo em conta que os londrinos estão a fazer uma excelente reta final na Premier. O campeonato fecha-se em casa, com o Newcastle, na esperança que uma escorregadela dos Citizens possa ajudar aos festejos do título.

Chelsea (36 jogos, 78 pontos)
Os Blues estão vivos, mas o seu foco é, sem dúvida alguma, a Liga dos Campeões. Na Premier League, a equipa de José Mourinho terá ainda que receber o Norwich City e o Cardiff, ambos jogos de dificuldade mínima. As contas serão diferentes consoante o Chelsea se apure para a final de Lisboa ou não. Caso isso aconteça, será de esperar que José Mourinho continue a dar oportunidades a jogadores menos utilizados, ainda que, sempre, pensando em terminar a Premier League na melhor posição possível. Se for eliminado pelo Atlético, haverá uma mínima esperança para os Blues no campeonato.

Pellegrini Aguero

Estão assim tão perto do título?

Manchester City (35 jogos, 77 pontos)
Três vitórias nos três jogos que lhe faltam disputar, com o Everton, fora, com o Aston Villa e o West Ham, em casa, será o necessário para festejar o título. Ainda assim, esse título poderá acabar por ser conquistado com o mesmo número de pontos do Liverpool e ganho, apenas, na diferença dos golos marcados fora de casa no confronto direto com os Reds. Manuel Pellegrini ficará mais do que satisfeito se isso acontecer, mas também não será bom esquecer que o chileno já perdeu campeonatos desta forma e que, em Inglaterra, nada pode ser dado como garantido antes do apito final do árbitro na última jornada da Premier League.

Preparados? Boas Apostas!