O reinado de Brendan Rodgers, como treinador do Liverpool, chegou ao fim este fim-de-semana, ao falhar mais uma vez em vencer na Premier League. O técnico de 42 anos foi despedido uma hora após o empate por 1-1 no derby de Merseyside, em território do Everton, alargando a série de 9 jogos com apenas 1 vitória.

A saída de Brendan Rodgers

Após uma série de maus resultados, Brendan Rodgers é obrigado a deixar Anfield

Após uma série de maus resultados, Brendan Rodgers é obrigado a deixar Anfield.

Mike Gordon, presidente da Fenway Sports Group, proprietários do Liverpool, efectuou uma chamada para o técnico norte-irlandês após o empate com o Everton, este fim-de-semana, pondo fim ao seu mandato de três anos e quatro meses. Brendan Rodgers partiu de Goodison Park separadamente do autocarro do clube quando recebeu o telefonema, ficando Ian Ayre, chefe executivo do clube, encarregue de se encontrar com o técnico no centro de treinos do Liverpool, em Melwood, para explicar pessoalmente esta decisão. Na sua última conferência de imprensa, em Goodison Park, Brendan Rodgers indicou que o seu fim como treinador dos Reds estaria próximo. Já desde a última jornada da temporada transacta que o técnico da Irlanda do Norte tem estado sob pressão, tendo sofrido a derrota mais pesada do clube em mais de 50 anos, ao perderem por 6-1 em terreno do Stoke City. O Liverpool tem passado algumas dificuldades desde Março, e a sua única vitória nos últimos 9 jogos foi na recepção ao Aston Villa, dia 26 de Setembro, excluindo a vitória através da marcação de grandes penalidades contra o Carlisle United, em jogo da Taça da Liga Inglesa.

A Fenway Sports Group pretende utilizar a pausa internacional para se encontrar com alguns dos candidatos a tomar o lugar de Brendan Rodgers, destacando-se, principalmente, os nomes de Jurgen Klopp e de Carlo Ancelotti.

Carlo Ancelotti

O antigo treinador do Chelsea, PSG e Real Madrid, que tem estado a recuperar de uma cirurgia nas costas, foi imediatamente apontado como um dos favoritos a suceder a Brendan Rodgers, após o despedimento do norte-irlandês neste Domingo. Apesar de ser apontado como um forte candidato a treinar os Reds, o italiano confirmou ao jornal desportivo inglês, Express Sport, que ainda não recebeu qualquer oferta por parte do Liverpool. O Palmarés de Carlo Ancelotti é vasto, contando com um título de campeão da Liga italiana, uma Taça e Supertaça de Itália, um de campeão da Premier League, uma Taça e Supertaça de Inglaterra, um de campeão da Liga francesa e uma Taça do Rei. Fora destes títulos de competições nacionais, o técnico italiano venceu ainda por 3 vezes a Liga dos Campeões e Supertaça Europeia, 1 Taça Intertoto, e 2 vezes o Campeonato do Mundo de Clubes. O técnico de 56 anos, que deixou o Real Madrid em Maio, afirmou que naquele momento pretendia fazer uma pausa de 1 ano, e afirma que pretende manter essa decisão, não voltando a treinar antes do próximo verão. No entanto, Carlo Ancelotti estará em Londres durante esta semana, e efectua viagens frequentemente entre a Europa e a sua casa em Vancouver, Canadá.

Jurgen Klopp

Klopp

Coincidência ou não, talvez Klopp já quisesse Anfield há algum tempo.

O técnico alemão foi também imediatamente apontado como preferido na lista de potenciais sucessores a Brendan Rodgers. Jurgen Klopp deixou o Borussia Dortmund após comandar este durante 7 anos, deixando já claro que acabaria a sua pausa para treinar em Inglaterra. O treinador de 48 anos venceu até aqui 2 vezes, consecutivas, o título de campeão da Alemanha, uma Taça da Alemanha e 3 Supertaças Alemãs. Apesar de contar com um Palmarés inferior ao de Carlo Ancelotti, os jornais britânicos afirmam que a direção dos Reds já está em contacto com Klopp para saber a disponibilidade do técnico em abraçar um projeto em Anfield Road. Apesar de existirem já especulações, vindas da Bósnia, que Jurgen Klopp terá aceite um contrato de 3 anos com Liverpool, e que levará o seu assistente, Zeljko Buvac, ainda não houve nenhum comunicado oficial por parte da direcção dos Reds.

Boas Apostas!