Liga ZON Sagres – Depois de duas semanas dedicados às seleções, esta é a hora dos internacionais regressarem a casa, para enfrentar a quarta jornada da Liga portuguesa. Momento para olhar para a tabela classificativa e analisar quais os principais desafios de cada equipa.
Para o FC Porto, única equipa só com vitórias, esta semana marcará o início da aventura europeia. Parece claro que, para os portistas, o objetivo principal da temporada está na Liga dos Campeões. Daí que o jogo frente ao Gil Vicente possa ser encarado como uma passagem para a partida em Viena, na próxima quarta-feira. Paulo Fonseca viu as revelações do seu plantel serem chamadas para a seleção e esperará que todos voltem com o mesmo nível de entrega que mostraram nas jornadas iniciais. Um desafio de crescimento para jogadores e treinador, na semana onde começará, realmente, a época que conta para o FC Porto.
Outra equipa em vésperas de entrar na fase de grupos de uma competição europeia é o Estoril Praia. Mas antes de receber o Sevilha, em jogo da Liga Europa, os estorilistas terão ainda que viajar até Braga. Uma deslocação complicada para um conjunto que não perdeu nas primeiras três jornadas e tem demonstrado uma enorme capacidade regenerativa, tendo em conta o número de jogadores que saíram do plantel. Aqui começa, também, a marcar-se um teste totalmente diferente para a equipa da Linha. O desgaste físico e emocional de uma fase de grupos será algo de novo para todos na estrutura do Estoril Praia, pelo que será fundamental continuar a pontuar na Liga ZON Sagres. Fazê-lo em Braga, poderá lançar a equipa para o mesmo nível alcançado no ano passado.
Arrumação de plantéis em Lisboa
Os dois grandes de Lisboa aproveitaram estas duas semanas para arrumar os respetivos plantéis. Em comum, o facto de nenhum deles ter assistido à saída de jogadores fundamentais, o que terá permitido a ambos os treinadores um grande suspiro de alívio. No Sporting, tendo chegado Píris e Vítor, Leonardo Jardim vê reforçadas as opções em posições onde esse aumento de qualidade se poderia verificar. O mais certo é que, em Olhão, Jardim continue a apostar no mesmo onze que lhe tem garantido resultados até aqui, mas o médio que chegou do Paços de Ferreira parece prometer ser uma opção a ter em conta para jogar muitos minutos. Quem também deverá ver o seu papel reforçado é Diego Capel, que acabou por ficar em Alvalade e tudo indica que, em breve, acabará como titular no conjunto de Alvalade.
O Benfica aproveitou a última hora do mercado de transferências para ir buscar Siqueira, lateral-esquerdo que atuava no Granada. A contratação não merece discussões, embora o facto de ter empurrado Bruno Cortez para fora da lista da UEFA tenha originado alguma polémica. A verdade é que, com Siqueira, a faixa esquerda dos encarnados terá uma nova cara e uma mentalidade diferente. Ao mesmo tempo, com Fejsa já disponível, Jorge Jesus poderá também solidificar a dupla de médios no meio-campo. Espera-se, por isso, com curiosidade, para ver o que pode oferecer este novo Benfica, que com apenas duas peças novas, poderá adotar um discurso bem diferente daquele que tem sido o tom no reinado de Jesus. Ah, e Cardozo, como é claro, estará de volta. O Paços de Ferreira que se cuide.
À procura dos primeiros pontos
Três derrotas para o Paços de Ferreira e Belenenses não significam que os seus treinadores estejam em perigo. Costinha tem mais uma semana difícil, com uma viagem ao Estádio da Luz e a estreia na fase de grupos da Liga Europa. Ultrapassada a tormenta, aí sim, espera-se que a equipa da Capital do Móvel comece a mostrar sinais de reação. Para Van der Gaag, a visita a Coimbra é uma excelente oportunidade para somar o primeiro ponto. Por lá, Sérgio Conceição também ainda não ganhou, pelo que se espera um jogo de alguns nervos e muita disputa pelos pontos em questão.
Boas apostas!