A 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões foi fechada esta quarta-feira à noite com algumas surpresas pelo meio, com Ajax, Club Brugge, RB Salzburg, e Dínamo Kiev a ficarem pelo caminho.
Dois empates dão qualificação ao Nice

Golo de Vincente Marcel garante qualificação ao Nice.
Depois de empatar por 1-1 na 1ª mão, na Allianz Riviera, o Nice deslocou-se até à Amsterdam Arena, na Holanda, onde discutiram um embate equilibrado e que terminou 2-2, com a turma francesa a ser quem conseguiu a qualificação. O Nice entrou muito bem no jogo e transformou em golo a sua primeira oportunidade de perigo, com uma fantástica jogada de equipa a sair em contra-ataque que terminou com Pléa a lançar Lees-Melou isolado, rematando para defesa de Onana, mas Arnaud Souquet não desperdiçou na recarga e ditou o 0-1 para os franceses.
Contudo, a felicidade do Nice pouco tempo durou, já que aos 25 minutos uma enorme passividade defensiva dos franceses deixou o Ajax trocar a bola à frente da grande área sem qualquer pressão, com Donny van de Beek a igualar a partida. O Ajax cresceu com o golo e continuou à procura de mais, acabando por encontrar o golo da reviravolta aos 55 minutos, altura em que encostaram a equipa do Nice à sua grande área e massacraram os franceses com várias trocas de bola até conseguirem mesmo chegar ao golo, desta vez por Davinson Sánchez. Ainda assim, foi em contra-ataque que a equipa do Nice chegou ao golo da igualdade, aos 78 minutos, com Vincent Marcel a marcar apenas 10 minutos depois de ter entrado em campo. Com este empate o Nice qualifica-se ao play-off de acesso à Liga dos Campeões, enquanto que o Ajax cai para a Liga Europa.
HNK Rijeka já fez história

Rijeka nunca esteve tão longe numa fase de apuramento à Liga dos Campeões.
O Rijeka entrou em prova na 2ª pré-eliminatória e avançou até esta etapa onde encontrou o Red Bull Salzburg, empatando a 1ª mão na Áustria por 1-1, e empatando novamente a 2ª mão, mas desta vez na Croácia com um nulo sem golos. Ora este empate sem golos serviu perfeitamente aos croatas para avançarem na prova e estão mais próximos do que nunca de entrar na Liga dos Campeões, sendo a primeira vez na sua história que alcançam um play-off. Ao contrário do que o resultado demonstra, este foi um jogo mais animado do que o que parece.
O Rijeka fez o primeiro remate à baliza, por intermédio de Kvrzic, mas valeu a intervenção do guarda-redes Walke, que esteve atento. O Red Bull Salzburg acordou com o susto e criou algumas oportunidades desde então, chegando a estar bem próximos do golo, mas a faltar aquela estrelinha da sorte, e quando essa estrelinha apareceu, com Dabbur a apontar o 0-1 para os austríacos, o avançado israelita viu o golo ser-lhe anulado por posição irregular. Aos 53 minutos o Salzburg voltou a marcar golo, desta vez por Yabo, mas o golo foi novamente anulado por fora de jogo. Aos 82 minutos o Rijeka desperdiçou a sua melhor oportunidade de golo do jogo, com Gorgon a atirar por cima da baliza quando se encontrava de frente para a mesma e sem oposição.
Basaksehir vence e segue em frente

Um golo e uma assistência de Adebayor foram mais que suficientes para o Basaksehir seguir em frente.
Sem nunca ter conseguido alinhar numa fase de grupos de uma competição europeia, quer a Liga dos Campeões ou a Liga Europa, o Basaksehir teve nota positiva naquela que foi a primeira vez na sua história que disputaram uma pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Depois de um empate por 3-3 na 1ª mão, na Bélgica, os turcos precisavam apenas de um empate a zero para seguirem em frente, mas em casa mandam eles e estes confirmaram isso mesmo, triunfando por 2-0 e carimbando o passo ao play-off de acesso à fase de grupos.
O Basaksehir entrou forte no jogo e colou-se desde sedo na frente do marcador, com Adebayor a mergulhar de cabeça para inaugurar o marcador, depois de um cruzamento perfeito de Clichy pelo flanco esquerdo. Na seguinte oportunidade de golo, aos 33 minutos, os turcos aumentaram a vantagem, desta vez com Adebayor a assistir Edin Visca, que marcou um grande golo de fora de área. Aos 40 minutos, um potente remate de Visca quase fez o 3-0, mas o poste estava no sítio errado. O segundo tempo foi mais monótono e não surgiram grandes oportunidades de golo, com a partida a terminar então sem alterações no marcador.
Outras curtas da jornada:
- Celtic vence por 1-0 em casa do Rosenborg e garante qualificação.
- APOEL goleia em prolongamento e passa à próxima fase.
- FC Copenhaga vence por 4-1 com a recepção ao Vardar, da Macedónia.
Boas Apostas!