A prova rainha de Portugal caminha para o final. É a hora das eliminatórias mais difíceis, e há dias jogaram-se os quartos de final da competição, onde marcaram presença as equipas favoritas a vencer a competição. FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga passaram todos no teste dos quartos de final, marcando presença nas meias finais, onde Benfica e Sporting medirão forças, enquanto FC Porto e Sporting de Braga tentar a outra vaga para a final disputada no Jamor.
Benfica passa exigente teste em Guimarães
O Benfica de Bruno Lage continua imaculado, no que aos triunfos diz respeito. Depois de vencer o Rio Ave (4-2), na estreia do novo técnico, e depois de vencer no terreno do Santa Clara, este jogo em Guimarães era o de maior grau de dificuldade, algo que se comprovou. Um golo de João Félix fez toda a diferença numa eliminatória muito disputada, mas que o Benfica acabou carimbar o passaporte para as meias finais da Taça de Portugal. Um jogo verdadeiramente difícil, mas que os encarnados conseguiram manter a consistência defensiva que já tinham mostrado no Estádio de São Miguel (0-2). O novo sistema táctico de Bruno Lage está a dar resultados, e este Benfica continua a crescer, de jogo para jogo.
As águias vão agora medir forças com o eterno rival Sporting, nas meias finais da competição. As duas equipas já se defrontaram nesta época, em pleno Estádio da Luz, com uma divisão de pontos, fruto do empate a uma bola. Nessa altura o Benfica estava num bom momento, e o Sporting ainda procurava a sua melhor condição física. Na altura ainda eram treinadores José Peseiro, no Sporting e Rui Vitória no Benfica. Hoje, tudo muda, Marcel Keiser orienta o Sporting e Bruno Lage o Benfica. Quem avançará para a grande final?
FC Porto sofre, mas passa o teste no Estádio do Mar
Em teoria, o FC Porto tinha o teste mais acessível, entre os candidatos a vencer a prova. Os azuis e brancos eram a única equipa que jogava com um adversário que milita no 2º escalão do futebol português. No entanto, é conhecida a rivalidade entre Leixões e FC Porto, num duelo de vizinhos, e isso comprovou-se dentro de campo. Apesar da maior qualidade do FC Porto, a verdade é que o Leixões se agigantou, e as diferenças dentro das 4 linhas foram diminutas.
O FC Porto adiantou-se no comando do marcador à passagem do minuto 11, por intermédio de Herrera. Mas, a raça, a vontade e o querer da equipa leixonense viria a dar frutos ao minuto 78, quando Zé Paulo surpreendeu Fabiano, com um remate do “meio da rua”, o que obrigou o jogo a prolongar-se por mais meia hora. E foi no tempo extra que Hernâni apareceu novamente para ser decisivo, marcando o (1-2) à passagem do minuto 118. Com este triunfo suado, o FC Porto marca presença nas meias finais da Taça de Portugal, tendo como adversário o Sporting de Braga.
Sporting impõem-se em Santa Maria da Feira
Na 2ª deslocação do Sporting, a Santa Maria da Feira, os leões saíram novamente por cima. Depois de um (1-4), em jogo a contar para a Taça da Liga, o Sporting voltou a vencer, no Estádio Marcolino de Castro, mas agora por (0-2). Numa primeira parte mais equilibrada, e com as equipas a arriscarem menos, verificou-se o nulo, pelo que teria de ser na 2º parte que o Sporting iria puxar dos galões para passar à próxima fase. Mesmo durante a primeira parte, o sinal mais era da equipa leonina, mas a falta de eficácia prejudicava a equipa de Marcel keiser.
No segundo tempo foi preciso esperar pelo minuto 64 para Wendel colocar os leões na frente, e seriam precisos apenas mais dois minutos, para conhecermos o resultado final do jogo. Bruno Fernandes aumentou a contage, ao minuto 66, e sentia-se que o jogo estava resolvido. O Feirense foi assim impotente, mais uma vez, para medir forças com o Sporting, provando que não é mesmo um adversário do seu campeonato. Os leões preparam-se agora para medir forças com o Benfica, naquela que promete ser a grande meia final da Taça de Portugal.
Confira os jogos e o calendário das meias finais da Taça de Portugal
6 de Fevereiro 2019, pelas 15:00 Benfica vs Sporting, sendo que a segunda mão está marcada para o dia 3 de Abril de 2019, pelas 15:00.
Nas mesmas datas, no mesmo horário, e pela mesma ordem, o FC Porto recebe o Sporting de Braga, ficando a 2ª mão para ser jogada no Estádio Municipal de Braga.