Com a caminhada em direcção ao Euro 2016 já em andamento, fazemos aqui a antevisão do Grupo D. Dos primeiros 4 Grupos, este é considerado o mais equilibrado e onde existe maior disputa, onde também já surgiram algumas surpresas. Deste agrupamento, fazem parte as Selecções da Polónia, Alemanha, Escócia, República da Irlanda, Geórgia e Gibraltar.

Polónia

Robert Lewandowski, um perigo constante

Robert Lewandowski, um perigo constante

A Polónia recebe o maior destaque deste Grupo D, ao se encontrar na liderança deste agrupamento, tendo mostrado a todos que também podem fazer frente à atual campeã do mundo, a Alemanha. Este Polónia de Lewandowski encontra-se na liderança com 10 pontos, fruto de 3 vitórias e 1 empate, com parciais de 15 golos marcados e 2 golos sofridos. Embora nunca tenha ido além de uma fase Grupos, este conjunto orientado por Adam Nawalka entrou com o pé direito nesta fase de apuramento, tendo vencido, na primeira jornada, por 0-7 em terreno de Gibraltar, seguindo-se ainda uma vitória por 2-0 na recepção à poderosa Alemanha, um empate por 2-2 na recepção à Escócia, e na última jornada, uma vitória por 0-4 em terreno da Geórgia. Este conjunto conta ainda com o seu poderoso capitão, Robert Lewandowski, no topo dos melhores marcadores deste grupo, a par com Thomas Müller, ambos com 4  golos. No próximo embate, a Polónia deverá enfrentar, em terreno hostil, a República da Irlanda, devendo também levar a melhor, sendo que ao que parece, este conjunto está de olhos postos no apuramento ao Euro 2016, e de tudo farão para o conseguir.

Alemanha

A Alemanha, por sua vez, ficou aquém das expectativas, sendo que fosse de esperar que a campeã do mundo conseguisse assegurar o 1º lugar deste Grupo D sem grandes dificuldades, coisa que não aconteceu. Este conjunto aos comandos do técnico Joachim Low encontra-se em 2º lugar neste agrupamento com apenas 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 7 golos marcados e 4 golos sofridos. As Águias entraram bem nesta fase de apuramento, tendo vencido por 2-1 na recepção à Escócia, seguindo-se uma derrota por 2-0 em terreno da Polónia, um empate por 1-1 na recepção à República da Irlanda, e na última jornada, uma vitória por 4-0 na recepção a Gibraltar. Apesar de em 2º lugar neste agrupamento, é certo que a actual campeã do mundo garantirá o acesso à próxima fase, devendo começar já na próxima jornada a trabalhar para isso, onde enfrentará a Geórgia em terreno hostil. Este conjunto vê-se então obrigado a sair vencedor, de forma a não se deixar apanhar pela Escócia, nem pela República da Irlanda, encontrando-se ambos com 7 pontos.

Escócia

A Escócia apenas conseguiu ser apurada à fase de Grupos no Euro de 1992 e de 1996, sem nunca ter conseguido chegar à fase de eliminatórias. Contudo, este é um conjunto com possibilidades teóricas de conseguir alcançar uma presença no playoff. Este conjunto aos comandos de Gordon Strachan encontra-se em 3º lugar neste agrupamento com 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 5 golos marcados e 4 golos sofridos. A Escócia entrou com o pé errado nesta competição, tendo sofrido um desaire logo na primeira jornada, em terreno da Alemanha por 2-1, seguindo-se uma vitória por 1-0 na recepção à Geórgia, um empate por 2-2 em terreno da Polónia, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção à República da Irlanda. Já na próxima jornada, este conjunto deverá receber a Selecção de Gibraltar, tendo aqui uma oportunidade de se afastar do 4º classificado, a República da Irlanda, visto que esta enfrentará a poderosa Polónia, podendo assim, assegurar o 3º lugar.

República da Irlanda

A República da Irlanda apenas garantiu o acesso à fase de Grupos em dois Campeonatos da Europa, sendo estes o Euro de 1988 e de 2008, sem nunca ter chegado à fase de eliminatórias. Este conjunto encontra-se em 4º lugar neste Grupo D, tendo somado 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 10 golos marcados e 3 golos sofridos. Apesar de contar com os mesmos pontos que o 2º e 3º classificados, este conjunto é teoricamente capaz de lutar pelo 3º lugar, conseguindo uma presença no playoff, contudo, esta 3ª posição, ao que tudo indica, será disputada entre este conjunto e a Escócia. Nos 4 embates neste agrupamento, esta Selecção orientada por Martin O´Neill entrou com o pé direito, conseguindo uma vitória no primeiro confronto, tendo levado a melhor por 1-2 em terreno da Geórgia. Seguiu-se uma humilhante vitória por 7-0 na recepção a Gibraltar, um empate por 1-1 em terreno da Alemanha, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno da Escócia. Apesar de apresentar resultados razoáveis, a República da Irlanda conta com um embate bastante difícil na próxima jornada, onde deverá receber a líder deste agrupamento, a Polónia, e caso não some aqui nenhum ponto, correm o risco de ficar para trás, tendo em conta que a Escócia recebe Gibraltar, a pior Selecção deste Grupo.

Geórgia

A Geórgia nunca foi além da fase de apuramento à fase de Grupos, tanto em Europeus, como em Mundiais, e pelo que aparenta, também não será desta vez. Este conjunto aos comandos do técnico Kakhaber Tskhadadze encontrasse em 5º lugar neste Grupo D, contando apenas com 3 pontos, fruto de 1 vitória e 3 derrotas, com parciais de 4 golos marcados e 7 golos sofridos. Este conjunto encontra-se num agrupamento onde não tem hipótese nem de conseguir um lugar no playoff, contando com conjuntos muito superiores, sendo que os únicos pontos ao seu alcance, são contra Gibraltar. Nestes 4 embates, a Geórgia perdeu o 1º encontro por 1-2 na recepção à República da Irlanda. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno da Escócia, uma vitória por 0-3 em terreno de Gibraltar, e na última jornada, uma derrota por 0-4 na recepção à Polónia. No próximo embate, a Geórgia deverá receber a actual campeã mundial, a Alemanha, devendo portanto, preparar-se para um jogo bastante complicado para o seu lado, tendo em conta que o conjunto alemão não entrará neste jogo para brincadeiras, tendo como objectivo somar todos os pontos ao seu alcance, de forma a não deixar fugir, no mínimo, o 2º lugar.

Gibraltar

A cara de insatisfação de Jordan Perez, guarda-redes do Gibraltar, no jogo contra a Polónia

O ar de uma pesada derrota, de Jordan Perez, guarda-redes do Gibraltar, no jogo contra a Polónia

O Gibraltar é, sem dúvida, a pior Selecção deste Grupo D, e talvez de toda esta fase de qualificação. Este conjunto aos comandos de Allen Bula teve azar no agrupamento em que ficou, onde fazem parte conjuntos que contam não só com outro ritmo de jogo, mas também uma qualidade e experiência muito superiores a este último classificado do Grupo D. O Gibraltar perdeu todos os 4 jogos disputados neste agrupamento, tendo sofrido 21 golos no processo, sem sequer marcar um único golo. No primeiro embate, foi derrotado por 0-7 na recepção à Polónia, seguindo-se uma derrota por 7-0 em terreno da República da Irlanda, uma derrota por 0-3 na recepção à Geórgia, e na última jornada, uma derrota por 4-0 em terreno da Alemanha. No próximo embate, este conjunto terá que enfrentar, em terreno hostil, a Escócia, que é uma das Selecções candidatas a conseguir o 3º lugar deste agrupamento, não devendo também ter hipótese de somar qualquer ponto neste jogo que segue, sendo que o mais certo para esta Selecção de Gibraltar é terminar esta fase de qualificação ao Euro 2016 sem ter somado qualquer ponto.

Tendo revisto todas as equipas deste Grupo D, podemos esperar muita luta entre os 4 primeiros classificados. A Polónia e a Alemanha deverão disputar o 1º e 2º lugar, devendo ser a actual campeã mundial a passar como líder deste agrupamento, tendo obrigação de mostrar que detém este título com razão. A Polónia deverá segurar facilmente o 2º lugar, enquanto que o lugar de playoff deste grupo será um lugar bastante disputado, devendo contar com uma luta fugaz entre a Escócia e a República da Irlanda. Já a Geórgia e Gibraltar estão condenadas ao fundo deste agrupamento.

Boas Apostas!