Aproximada que está a disputa da jornada 5 do Grupo B da fase de qualificação para o Euro 2016, a acontecer no próximo dia 28 de Março, está na altura de olharmos para a classificação do agrupamento. Nesta jornada deste grupo poderemos assistir a um Israel vs País de Gales, Andorra vs Bósnia-Herzegovina e ainda a um Bélgica vs Chipre. O grande destaque vai, surpreendentemente, não para o jogo dos belgas mas sim para a recepção do País de Gales por parte de Israel visto que é um embate que opõe os dois primeiros classificados do grupo.

Os festejos do israelita Omer Damari que, com 5 golos, é o melhor marcador do agrupamento.

Os festejos do israelita Omer Damari que, com 5 golos, é o melhor marcador do agrupamento.

Mesmo com menos um jogo disputado que o País de Gales, 2º classificado com 8 pontos, e o Chipre, 3º com 6 pontos, a Seleção Nacional de Israel lidera este agrupamento com 9 pontos fruto de três triunfos em três embates. Também o País de Gales, de Gareth Bale, está a conseguir uma campanha acima da média ao ter somado nos quatro jogos que já disputou dois triunfos e dois empates, sendo a par com Israel e a Bélgica uma das três equipas que ainda não sofreu derrotas neste agrupamento. Sendo, na teórica, uma das mais fracas equipas deste apuramento, o Chipre tem surpreendido de forma positiva os críticos ao classificar-na 3ª posição do grupo com duas vitórias e duas derrotas, de onde se destaca o triunfo por 1-2 na Bósnia-Herzegovina. Já fora da zona de qualificação, a primeira equipa é a Bélgica, também com menos um jogo disputado, os homens orientados por Marc Wilmots somaram até agora apenas um triunfo e dois empates que os deixam assim obrigados a melhorar significativamente as suas exibições para que se classifiquem para a fase final da prova sem grandes sobressaltos. Depois de ter deixado uma boa imagem no Mundial 2014, a Bósnia-Herzegovina tem agora deixado algo a desejar neste arranque de qualificação para o Euro 2016, tendo apenas somado até agora dois empates e duas derrotas que os deixam na penúltima posição do grupo com apenas dois pontos. Já no último lugar classifica-se a modesta seleção de Andorra que sofreu em quatro jogos quatro derrotas e dezassete golos que deixam este conjunto com o título de 2ª pior defesa desta qualificação apenas atrás de Gibraltar, do Grupo D, que encaixou já 21 tentos.

Agora nesta jornada 5 deste Grupo B de Qualificação para o Euro 2016, que se disputa a 28 de Março, poderemos assistir a três partidas:

Israel vs País de Gales

No Sammy Ofer Stadium, em Haifa, a Seleção Israelita recebe o País de Gales. Sob as ordens do também israelita Eli Guttman desde 2011, este conjunto de Israel encontra-se numa das mais fortes fases da sua existência, o que se pode observar no triunfo por 3-0 sobre a Bósnia-Herzegovina já nesta fase de qualificação, também neste Sammy Ofer Stadium. Já o conjunto do País de Gales, que usufrui agora de um dos maiores jogadores de toda a sua história, Gareth Bale, tentará tirar partido desse factor para se conseguir qualificar para o primeiro Campeonato da Europa desde 1976. Com o, também galês, Chris Coleman no comando técnico, os Dragões enfrentam aqui o seu primeiro grande teste nesta fase de apuramento, sendo que até aqui a Bósnia-Herzegovina havia sido o seu maior opositor e, a jogar em casa, não conseguiram melhor do que um empate a zeros.

Andorra vs Bósnia-Herzegovina

No Estádio Nacional de Andorra, situado em Andorra a Velha, a Seleção Andorrana de Futebol tem mais uma oportunidade para tentar somar pontos nesta fase de qualificação, feito que também não conseguiu na fase de qualificação para o Mundial 2014. Sob as ordens de Koldo Álvarez, esta seleção de Andorra é um dos elos mais fracos de todos os conjuntos presentes nesta qualificação para o Euro 2016, pelo que até mesmo um empate será tido como uma vitória para os seus adeptos. Agora sob as ordens de Mehmed Baždarević, que ocupou as funções anteriormente desempenhadas por Safet Sušić, os bósnios não estão a conseguir replicar as exibições conseguidas durante toda a qualificação e até mesmo durante todo o Mundial 2014, encontrando-se agora praticamente obrigados a vencer para que possam continuar a sonhar com uma presença em França em 2016.

Bélgica vs Chipre

Fellaini Belgica

A expressão de Fellaini demonstra de forma clara o quão abaixo das expectativas esta Bélgica se tem apresentado.

Em Bruxelas, no King Baudouin Stadium, a Seleção Belga de Futebol recebe o Chipre com o objectivo claro de somar mais três pontos e de os ultrapassar na tabela classificativa, passando assim a fazer parte do conjunto de seleções, neste grupo, presentes na zona de apuramento. Depois de terem conseguido golear por 6-0 na recepção a Andorra, nos dois jogos que se seguiram os belgas não conseguiram tirar partido da clara superioridade do seu plantel e acabaram por ceder dois empates, a um golo na Bósnia-Herzegovina e a zero na recepção ao País de Gales. O conjunto cipriota está a ser uma das agradáveis surpresas deste agrupamento ao ter somado dois triunfos e dois desaires nos quatro jogos já disputados. Sob as ordens de Pambos Christodoulou, o Chipre conseguiu entrar da melhor forma nesta fase de qualificação ao ter vencido logo na jornada inaugural na Bósnia-Herzegovina por 1-2. A este triunfo seguiram-se duas derrotas, ambas pela mesma marca, em casa ante de Israel e ainda na deslocação ao País de Gales. Já na última jornada que disputaram, em casa frente a Andorra, os cipriotas impuseram-se com um triunfo descontraído por 5-0.

Após a disputa destas três partidas, todas no dia 28 de Março, a 31 do mesmo mês assistiremos também a um Israel – Bélgica que deixará então o calendário destes dois conjuntos completos e os fará igualar o número de jogos das restantes equipas no agrupamento.

Boas Apostas!