A 33ª jornada da Premier League terá toda a atenção na luta titânica que temos assistido entre Liverpool e Manchester City, na luta pelo título inglês. Os reds estão fortemente motivados para tentar reconquistar um troféu que lhes foge há 29 anos. Antes da época se iniciar não era expectável que a turma de Pep Guardiola tivesse um adversário tão à altura como se tem mostrado o Liverpool. Mas, o crescimento da equipa de Jurgen Klopp tem sido notório, e já de há alguns anos. Os citizens recuperaram o primeiro lugar, depois de realizar o jogo que tinham em atraso. A equipa celeste venceu o Cardiff por (2-0) e regressou à liderança, agora com um ponto de vantagem sobre o Liverpool. Assim, o sucesso do Manchester City depende apenas de si. Restam 6 finais para o Manchester City poder revalidar o título.
Um pouco mais abaixo, na tabela classificativa temos 4 equipas a lutar por 2 vagas que dão acesso à Liga dos Campeões. Tottenham, Arsenal, Chelsea e Manchester Untied procuram o 3º ou 4º lugar, mas como facilmente se percebe apenas duas equipas poderão consegui-lo. O Tottenham e o Arsenal perfilam-se como os mais sérios candidatos, mas a recuperação do Manchester United tem de ser levada muito a sério. Tendo em conta que Tottenham e Manchester United ainda estão na Liga dos Campeões, esse poderá ser um factor com forte impacto nos resultados destas equipas na Premier League, tendo em conta o calendário apertado que agora se inicia.
Na luta pela manutenção, duas equipas não conseguiram evitar descer ao championship. Huddersfield foi o primeiro clube a saber que jogaria no Championhip, na próxima época, e na jornada anterior o Fulham também deixou de ter possibilidades de permanecer na Premier League. Resta apenas uma vaga, e são actualmente 7 as equipas que ainda lutam mais directamente pela permanência. O Cardiff é a equipa em maiores dificuldades, e são já 5 os pontos que o separam dos lugares seguros. Mas, Southampton, Brighton, Newcastle, Crystal Palace e até o Bournemouth estão ainda relativamente perto da zona de despromoção. Apenas 5 pontos separam o Burnley (última equipa em zona de manutenção) do Bournemouth.
Manchester City recupera a liderança da Premier League, com Liverpool a 1 ponto.
jornal o globo
Era expectável que o Manchester City assumisse novamente o comando da Premier League. A liderança do Liverpool era “virtual”, uma vez que aproveitou, e bem, o facto dos citizens não jogarem nessa jornada. No entanto, no dia 3 de Abril, a equipa de Pep Guardiola recebeu o Cardiff e não fez mais que a sua “obrigação”. Um triunfo por (2-0) que recoloca os citizens no topo da Premier League. Mas, nesta 33ª jornada a história poderá repetir-se com o Liverpool a ter novamente oportunidade de voltar à liderança. Os reds jogam no terreno do Southampton, e em caso de vitória serão novamente líderes, uma vez que o Manchester City volta a ficar com o seu jogo em atraso, devido ao compromisso de jogar para a Taça de Inglaterra.
Mas, não se antevê vida fácil para o Liverpool na visita ao St. Mary’s Stadium. As saints são uma das equipas que lutam pela manutenção, apesar de terem uma situação relativamente mas tranquila. Têm 5 pontos de vantagem para o Cardiff, e ainda menos um jogo realizado. Por isso, qualquer ponto que consigam conquistar, diante do Liverpool será muito importante para as suas aspirações nesta Premier League. Apesar de no ano passado, os reds, terem vencido (0-2), o equilíbrio tem sido uma constante nos últimos 5 jogos. Duas vitórias para os saints, 2 para o Liverpool e um empate. Qualquer ponto perdido pelo Liverpool, nesta jornada, poderá ser decisivo para as contas finais, na luta pelo título.
Apenas 2 vagas para 4 candidatos
evening standard
Dentro da Premier League há um “mini-campeonato” à parte. Se Manchester City e Liverpool lutam pelo título, mais abaixo há uma luta intensa a quatro, por apenas 2 vagas. Dois lugares que dão acesso à tão pretendida Liga dos Campeões, e que actualmente são disputados por Tottenham, Arsenal, Chelsea e Manchester United. Quatro equipas do topo do futebol inglês que querem estar na maior montra do futebol europeu, mas apenas duas o conseguirão.
Os pontos que separa o Totttenham (3º classificado) do Manchester United (5º classificado) são apenas 3. Por aqui se vê muito do nível competitivo existente na Premier League. Destas 4 equipas, Tottenham e Manchester Unites estão ainda presentes na atual edição da Liga dos Campeões, e isso poderá ser um factor determinante, para se conseguirem manter nesta luta. Nota de destaque para o Arsenal que tem um jogo a menos, e em caso de vitória poderá ascender ao 3º lugar.
Destes 4 candidatos, o Chelsea é aquela equipa, em teoria menos fiável, tendo até em conta tudo o que já viveu esta época. Mas, também o Tottenham poderá ter mais dificuldades, uma vez que tem dois jogos com o Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões e tem ainda de fazer um 3º jogo com os citizens, no Etihad, a contar para a Premier League. O Arsenal tem mostrado ser a equipa com mais argumentos para ser a primeira a garantir uma das duas vagas. No entanto, nesta 33ª jornada tem uma deslocação muito difícil ao Goodison Park. Já o Chelsea disputa o dérbi londrino, em sua casa, com o West Ham. Poderá esta jornada ajudar a definir a primeira equipa a vacilar nesta luta a 4?