Fernando Santos precisou apenas de 2 jogos para afirmar a sua confiança. Ainda mal tinha acabado de sofrer aquele empate contra a Áustria e o treinador português não hesitou em surpreender todos ao dizer que não iria regressar a Portugal antes do dia 11 de Julho, e que teria uma grande festa à sua espera.
Portugal ainda está por vencer o primeiro jogo em 90 minutos neste Campeonato da Europa, mas a previsão do técnico português está a um jogo de se tornar realidade. Continuam a haver bastantes críticas quanto à forma de jogar da selecção portuguesa e à sua falta de beleza, mas Fernando Santos não se importa minimamente com isso, visto que continuam a progredir na prova.

Fernando Santos está em França para vencer, independentemente se Portugal joga bonito, ou feio.
“Entre jogar bonito e estar em casa, ou jogar feio e estar aqui, eu quero ser feio”, foi o que o técnico português disse no passado sábado, e depois do País de Gales ter batido a Bélgica, revelou que já tinha dado instruções aos observadores para se focarem no plantel de Chris Coleman, mesmo antes do jogo com os belgas. Fernando Santos afirmou que a Bélgica tinha grandes jogadores mas apresentavam algumas fragilidades defensivas que o País de Gales poderia explorar, e que os galeses trabalhavam como uma verdadeira equipa e que jogam como se não houvesse amanhã.
Esta mensagem foi passada pelos jogadores e Danilo Pereira, que irá substituir William Carvalho no meio campo, que está castigado, tem bastante respeito pelos adversários de quarta-feira, mas continua bastante confiante. Danilo elogiou o jogo aéreo dos Dragões e afirmou que precisam de estar preparados, mas que tal como eles, o conjunto luso também se encontra confiante e não acha que serão eliminados pelo País de Gales.
As expectativas são cada vez maiores. Cristiano Ronaldo tentou acalmar o entusiasmo no Domingo quando se dirigiu a algumas centenas de adeptos perto da localização actual da equipa, em Marcoussis, agradecendo todo o apoio do povo português, mas que ainda não ganharam nada, prometendo que vão dar o seu melhor para vencer os dois jogos que restam.
Contudo, o discurso do capitão não esconde a sensação de que fãs e jogadores acreditam que Portugal pode voltar a uma final de um Campeonato da Europa, tendo sido derrotados no seu próprio território, pela Grécia, em 2004. Existe também uma sensação de que o obstáculo mais difícil pelo caminho até à final era a Croácia, quem derrotaram já no prolongamento.
Portugal alcançou esta fase do Euro 2016 com Cristiano Ronaldo longe da sua melhor forma, contudo, por um lado é boa notícia, pelo que indica que a Selecção das Quinas tem talento suficiente para compensar os desempenhos do capitão, que têm estado um pouco abaixo das expectativas. Ronaldo marcou e assistiu em apenas um jogo, contra a Hungria, contudo, os quatro mil minutos de jogo que trás nas pernas, só nesta época ao serviço do Real Madrid, deixaram sem dúvida o capitão cansado, o que pode estar por detrás disso.
Existe uma atmosfera extraordinariamente positiva na equipa e uma grande confiança nos métodos de Fernando Santos. O técnico português treinou a Grécia de 2011 até 2014, a equipa que negou o título de Campeão da Europa a Portugal há 12 anos atrás, adoptando um estilo de jogo que de bonito nada tinha. É hora dos portugueses vencerem de forma semelhante? Fernando Santos, pelo menos, parece não se importar, até porque, no fim, ninguém se lembra de quem jogou bem nem de quem jogou mal, mas sim de quem venceu.
Boas apostas!