Portimonense – Gil Vicente (Liga NOS)
Após cerca de três meses de interrupção, devido à pandemia do novo coronavírus, eis que finalmente o futebol português está de regresso, à porta fechada. O tiro de partida na 25.ª jornada da Liga NOS está agendado para o Estádio Municipal de Portimão, na região do Algarve, que acolherá o confronto entre as equipas do Portimonense e do Gil Vicente, ao final da tarde da próxima quarta-feira. A formação orientada por Paulo Sérgio é a primeira abaixo da linha de água e pretende reduzir os seis pontos que a separam do Paços de Ferreira, enquanto a turma de Vítor Oliveira segue confortável a meio da tabela classificativa.
Análise Portimonense
A equipa do Portimonense tem tido uma prestação muito abaixo do esperado, nesta edição da Liga NOS. Os algarvios retomam a atividade na 17.ª e penúltima posição da tabela da classificação geral, com registo de apenas 16 pontos em 24 jogos, onde a equipa de Portimão somou apenas duas vitórias, tendo empatado 10 vezes e perdido em 12 ocasiões. Com 16 golos marcados, o Portimonense tem o pior registo atacante do campeonato e uma das piores defesas, com 34 golos sofridos. A má prestação durante a primeira metade da época, que se arrastou para o início do ano civil de 2020, levou a direção a mudar de treinador, tendo Paulo Sérgio entrado para o lugar deixado vago pela saída de António Folha.
Aquando do momento da interrupção forçada do campeonato português, o Portimonense atravessava um péssimo momento de forma, com uma sequência de 12 jogos consecutivos sem ganhar na Liga. Com Paulo Sérgio no comando técnico, a equipa algarvia realizou quatro jogos e somou quatro pontos, tendo feito valer, nesse registo, o fator casa (igualdades somadas contra o Moreirense, 1-1, e o Vitória de Setúbal, 0-0). Fora de portas, a equipa até vendeu caras as derrotas, mas não foi capaz de travar a superior qualidade de FC Porto (0-1) e Braga (1-3), dois dos três primeiros classificados.
Onze provável: Gonda – Hackan, Willyan, Possignolo, Henrique – Lucas Fernandes, Rômulo, Dener – Paulinho, Jackson Martínez, Tabata
Análise Gil Vicente
Numa época marcada pelo regresso do Gil Vicente ao principal escalão do futebol português, o qual obrigou a um investimento considerável por parte do quadro diretivo do clube, a formação de Barcelos tem sido uma das mais agradáveis surpresas da Liga NOS. Com um futebol organizado e muito competente nos vários momentos de jogo, o conjunto orientado pelo experiente Vítor Oliveira chega a esta jornada de retoma do campeonato como 9.º classificado, com registo de 30 pontos (os mesmos de Moreirense e Santa Clara), mais um que o Boavista e mais dois que o Vitória de Setúbal. Em 24 partidas, o Gil somou um total de sete vitórias, nove empates e oito derrotas, onde marcou 25 golos e encaixou em 29 ocasiões.
Na altura em que o campeonato português foi interrompido, o Gil Vicente atravessava um momento de forma bastante positivo, como demonstra o facto de ter perdido apenas uma vez nos últimos cinco jogos realizados – contra o Benfica (0-1), com uma exibição que permitiu ao conjunto gilista sair de campo de cabeça erguida. Depois desse desaire caseiro diante do campeão nacional em título, o Gil Vicente venceu fora contra o Boavista (1-0) e dividiu os pontos em disputa, na receção ao Santa Clara (1-1), na última jornada disputada, a 8 de março passado.
Onze provável: Denis – Alex Pinto, Rúben Fernandes, Nogueira, Henrique Gomes – William Soares, Claude Gonçalves – Baldé, Kraev, Baraye – Hugo Vieira
Dica de Prognóstico
Este jogo assinala o regresso da Liga NOS, que decorrerá, para já, à porta fechada, depois de quase três meses de interregno. Quem não terá tempo a perder será o Portimonense, que atravessa uma situação difícil, pelos seis pontos que o separam da zona de manutenção. Com 10 jornadas pela frente, tudo poderá acontecer, mas a turma de Paulo Sérgio deverá regressar focada em voltar com um triunfo, até porque, caso contrário, poderá ficar a oito ou nove pontos da salvação no fim da jornada. O Gil Vicente promete não ser um osso fácil de roer, mas terá, previsivelmente, uma motivação menor, quando comparada com a da equipa da casa, neste regresso ao ativo. A sugestão recairá, por isso, na vitória do Portimonense (Resultado Sem Empate), um mercado que a Betclic cota a 1.62, neste momento.