Faltam apenas duas jornadas para o final da Liga NOS e, com todos os olhares focados na questão do título, onde o Benfica vai conseguindo manter-se à tona, cada vez mais perto de o assegurar, existem ainda outras lutas na competição. A da manutenção ficou bem perto de ficar resolvida esta semana, enquanto a da Europa se irá prolongar até ao último minuto. Vamos à procura de saber o que pode, ainda, acontecer.
Cinco pretendentes para três lugares
É de Liga Europa que se fala neste capítulo. O SC Braga já tem entrada garantida, pela presença na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, mas ainda lhe falta confirmar que é o quarto classificado na Liga NOS. Impressionante, entretanto, que quem lhe coloque a posição em perigo seja o fabuloso Arouca, que com 52 pontos, pode resolver a sua situação já na jornada 33, na visita ao Estoril Praia, ou depois, em casa, frente ao Vitória de Guimarães.
Sobrará o sexto lugar da classificação que oferecerá, uma vez mais, um bilhete para as pré-eliminatórias da Liga Europa. E aqui, restam três candidatos, todos eles com presenças recentes na prova, e com projetos cimentados no objetivo de se manter como uma equipa de perspetivas europeias.

O Arouca está bem perto do sonho europeu
Com 48 pontos e quatro vitórias consecutivas, o Paços de Ferreira ganhou ligeira vantagem nesta reta final. Recebendo o Tondela e visitando o Vitória de Setúbal, os castores não podem mesmo desperdiçar ponto algum, se querem manter-se na posição. Até porque uma ligeira descompressão poderá levar o Rio Ave, que leva 47 pontos somados, para a sua frente. O conjunto de Vila do Conde tem agenda mais pesada, recebendo o FC Porto e terminando, na Madeira, frente ao União. Ainda com esperanças, mas a correr por fora, o Estoril Praia soma 46 pontos e, depois de receber o Arouca, irá terminar fora, frente ao Belenenses.
Como se subentende pelos calendários, a disputa será enorme. E a verdade é que, entre Paços de Ferreira e Rio Ave, quem falhar o objetivo poderá sentir alguma desilusão pelo que leva da presente temporada. Já no caso do Estoril, que começou com expetativas muito mais baixas, estar na luta até às jornadas finais é já um excelente resultado. Não se falando, claro, daquilo que o Arouca está a conseguir este ano.
Manutenção: quase tudo resolvido, mas…
A derrota da Académica no terreno do União da Madeira quase fechou todas as discussões sobre a manutenção na Liga NOS. Vitória de Setúbal e União da Madeira, ambos com 29 pontos, têm cinco de vantagem sobre Estudantes e Tondelenses, mas para que algum destes consiga ainda sair dos lugares de descida, precisará de somar duas vitórias nos jogos que restam.

Sinais vitais do Tondela deixam manutenção em aberto
Para a equipa de Coimbra, depois de sete jogos sem vencer, o panorama está muitíssimo complicado. Primeiro, recebe o SC Braga no seu estádio, depois viaja até Tondela, onde está um dos seus rivais nesta luta pela salvação em cima da linha de chegada. Os tondelenses têm assim a possibilidade de decidir a sua vida perante o seu público, sendo que, para tal, terão que ir vencer a Paços de Ferreira na jornada 33.
Todas essas contas só serão possíveis se os outros dois implicados continuarem sem pontuar. O União da Madeira visita o Boavista, já salvo, e acaba, em casa, com o Rio Ave. O Vitória de Setúbal não vence há 13 jogos, terá que ir a Alvalade e termina o campeonato, em casa, com o Paços de Ferreira. Situação complicada para os setubalenses, que se vêem na iminência de sofrer até ao fim.
Boas Apostas!


