Liga ZON Sagres – Muito mais do que uma corrida a dois, o campeonato português apresenta, esta temporada, grandes motivos de interesse na luta pelos lugares europeus e pela manutenção. O jogo de abertura da Liga repete, em campo, o duelo que levou o Paços de Ferreira à sua primeira presença no playoff de acesso à Liga dos Campeões. Será em Felgueiras, casa emprestada do Paços de Ferreira, que pacenses e bracarenses terão oportunidade de medir forças na abertura da Liga. Ambas as equipas apresentam bastantes diferenças para este regresso à competição, sendo que os timoneiros, em cada banco, têm como objetivo dar um passo mais na evolução dos respetivos clubes. Para a equipa da Capital do Móvel, este encontro é apenas um primeiro desafio de uma sucessão de jogos difíceis nesta abertura de temporada.

Costinha Paços de Ferreira

Costinha tem missão complicada na estreia

Uma vitória poderá oferecer à equipa de Costinha a confiança necessária para enfrentar o Zenit São Petersburgo no acesso à Liga dos Campeões. Já para o lado de Jesualdo Ferreira, será fundamentalmente uma partida para marcar posição no arranque da Liga. Podendo beneficiar da saída do Paços de Ferreira do seu espaço de conforto – o seu próprio estádio – os bracarenses esperam mostrar nesta partida como estão preparados para fazer frente aos desafios de tentar o regresso à Liga dos Campeões. Uma partida de campeonato, em Felgueiras – cidade que há muito não prova a emoção de um jogo deste nível -, com o hino da Liga dos Campeões a ecoar na mente de ambas as equipas. Nada melhor para começar a Liga ZON Sagres.

Quem perde pontos primeiro?

Jorge Jesus nunca venceu na abertura da Liga enquanto treinador do Benfica, algo que tentará fazer num complicado estádio, o dos Barreiros, onde o Marítimo sempre se transformou em barreira difícil de transpor. Os comandados de Pedro Martins esperam voltar a estar na luta da primeira metade da tabela, mas é sobre Jorge Jesus que pende a maior pressão. A pré-temporada não foi fácil para os encarnados, que terão ainda bastantes indefinições no seu plantel quanto a possíveis saídas, pelo que o jogo no Funchal ganha ainda mais importância para um grupo à procura de vitórias que possam basear o ataque ao título.

FC Porto Supertaça

Porto assegurou primeiro título da época.

O FC Porto começa, também, fora de casa, embora Setúbal vá sendo um lugar onde os Dragões costumam assegurar os três pontos. Para Paulo Fonseca, ultrapassado o nervosismo da estreia com a conquista da Supertaça, o panorama parece até mais normal do que seria de esperar. A equipa foi sendo construída com certezas na pré-temporada e entra na Liga já em plena velocidade de cruzeiro. José Mota, com a ambição de cumprir uma temporada mais sossegada este ano, tentará desde já dar os sinais necessários com o seu Vitória, mas não terá missão fácil – como se viu com o outro Vitória, no passado sábado – frente a uma equipa muito consistente e focada em vencer todas as competições onde participará.

E ainda…

– Sábado à tarde em Alvalade, um novo Sporting tenta entrar a ganhar na Liga ZON Sagres, dando as boas-vindas ao Arouca, estreante na competição. A equipa leonina parece ainda longe de ter um onze definido, mas tem dados sinais de que existem jogadores e ideias para fazer desta, uma temporada totalmente diferente da anterior. Freddy Montero, pelo golo marcado frente ao Fiorentina no passado domingo, será foco das atenções nesta primeira jornada. – Todos os pontos contam para cumprir os objetivos, pelo que o Belenenses – Rio Ave deste domingo poderá ser um bom exemplo de partidas onde cada equipa terá que fazer tudo para somar uma vitória. Os azuis regressam ao primeiro nível do futebol nacional com a ambição de uma temporada calma, enquanto o Rio Ave tem evoluído para se transformar numa equipa europeia. Excelente oportunidade para medir como estarão os conjuntos de Van der Gaag e Nuno Espírito Santo. – No Estoril, cheira a Europa. Depois de eliminado o Hapoel Ramat Gan, a equipa da Linha irá defrontar o Pasching, da Áustria, para alcançar a fase de grupos da Liga Europa. Antes disso, recebe o Nacional da Madeira. A equipa de Manuel Machado promete uma temporada mais competitiva e, caso comece por roubar pontos na Amoreira, poderá ganhar, desde já, o respeito de um dos seus adversários diretos na luta pela europa. Boas apostas!