Osasuna – Barcelona (La Liga)
A equipa do Barcelona volta a entrar em ação ao início da noite deste próximo sábado, num jogo onde terá pela frente a equipa do Osasuna. A partida tem realização prevista a propósito da calendarização da jornada 26 de La Liga e decorrerá no relvado do Estadio El Sadar, em Pamplona, um terreno de má memória para os “culés” nos últimos anos. A formação orientada por Jagoba Arrasate consegui uma série de bons resultados nas últimas jornadas, que lhe permitiu ganhar alguma folga na luta pela manutenção. A tentar manter o bom momento, a equipa da casa terá diante de si o conjunto de Ronald Koeman, que tenta recuperar o terreno perdido e manter vivo o sonho do título.
Análise Osasuna
A equipa do Osasuna tem feito uma campanha relativamente equilibrada em termos gerais na luta pela manutenção entre a elite do futebol espanhol no próximo ano e chega a esta jornada no 12.º lugar da tabela classificativa, com registo de 28 pontos, que dão uma vantagem de seis pontos relativamente à zona de despromoção. Em 25 partidas, o coletivo comandado pelo treinador Jagoba Arrasate tem registo de sete vitórias, sete empates e 11 derrotas, com 23 golos marcados e 33 golos sofridos.
As últimas semanas têm trazido algum desafogo para a equipa do Osasuna, em termos da renovação dos níveis de confiança para a luta pela manutenção. Com quatro vitórias, um empate e duas derrotas nas últimas sete partidas de La Liga, a turma de Pamplona surgirá bastante motivada, até porque venceu três dos últimos quatro encontros. No passado fim-de-semana, o Osasuna superou fora o Alavés (1-0) e reagiu da melhor forma à interrupção do bom momento, frente ao Sevilla (0-2), depois dos triunfos perante Levante (1-0, fora) e Eibar (2-1, em casa).
Onze provável: Herrera – Vidal, Hernández, García, Cruz – Torró, Sanjurjo, Moncayola – Torres, Calleri, García
Análise Barcelona
O Barcelona atravessa um período conturbado fora de campo, o que tem-se refletido fortemente na temporada da equipa orientada pelo holandês Ronald Koeman, numa fase em que o universo catalão surge também abalado pela possibilidade do “astro” Lionel Messi abandonar Camp Nou no próximo verão. Em La Liga, os “culés” aparecem no 2.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 53 pontos do Real Madrid e a cinco de distância da liderança do Atlético (que tem um jogo em atraso). Em 25 partidas, a equipa catalã somou 16 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 55 golos marcados e 22 golos sofridos.
Apesar de ter tido um desgaste extra e meio da semana, o Barcelona conseguiu uma das vitórias mais importantes da temporada na passada quarta-feira e com contornos de drama elevado, pelo que os níveis de motivação estarão consideravelmente reforçados. Na receção ao Sevilla, da segunda mão das meias finais da Copa del Rey, a equipa de Koeman precisava de reverter a derrota de 0-2 da primeira mão, tendo vencido, por 3-0, após prolongamento, depois de ter chegado aos descontos do tempo regulamentar quase eliminado. Essa foi, de resto, a terceira vitória consecutiva do Barcelona, após triunfos contra Sevilla (2-0, fora, para La Liga) e Elche (3-0, em casa).
Onze provável: Stegen – Dest, Umtiti, Lenglet, Firpo – Pedri, Busquets, Jong – Trincão, Messi, Griezmann
Dica de Prognóstico
Num jogo de enorme importância para as aspirações do Barcelona no campeonato, uma vez que se realiza na mesma jornada em que Atlético e Real Madrid se defrontam, a previsão é a de um encontro maioritariamente dominado pela equipa de Koeman, mas onde o Osasuna possa vir a ter uma palavra igualmente a dizer. É que a equipa de Arrasate aparece bastante motivada pelos últimos resultados e não terá muito a perder. Perspetiva-se, portanto, um jogo de alta pressão para o Barcelona, onde a qualidade ofensiva da equipa “culé” possa vir ao de cima, pela necessidade de vitória, mas onde defensivamente o grupo de Koeman possa vir a ter alguns problemas para contrariar os contra-ataques venenosos que o Osasuna promete explorar. Assim, a melhor opção de investimento recairá no mercado de Ambas Equipas Marcam, disponibilizado com odds de 1.71 na Bet.pt.