Liga ZON Sagres – É verdade que todas as equipas que já alcançaram a manutenção dirão que, num campeonato, o que importa é a regularidade. Mas para Belenenses, Olhanense e Paços de Ferreira, as contas são feitas de outra forma. No fundo, é o jogo da última jornada que decide todo o trabalho de uma temporada. Momento para analisar o que pode acontecer em cada encontro e o que poderá ser aquilo que nos espera na tarde de sábado.
Belenenses – Arouca
O Estádio do Restelo recebe um encontro entre os dois clubes que foram promovidos à Liga ZON Sagres no verão passado. O Arouca conseguiu, perante várias contrariedades, a manutenção, chegando sossegado a este encontro. De certa forma, as decisões tomadas pelos arouquenses podem ser um bom exemplo do que há a fazer no momento da promoção. Em lugar de premiar técnicos e jogadores, o Arouca renovou, quase por completo, o seu plantel e equipa técnica. Mas foquemo-nos no jogo. O Belenenses só ganhou por quatro vezes em casa, frente a Vitória de Guimarães, SC Braga, Olhanense e Marítimo. Não é um currículo famoso. No entanto, é uma equipa que consegue ter uma boa regularidade defensiva no seu terreno. Uma vitória oferece-lhes a manutenção, sem mais, enquanto o empate ou a derrota os deixa nas mãos dos seus perseguidores.
Vitória de Setúbal – Olhanense
É quase incrível como aquilo que a administração da SAD algarvia foi fazendo ao longo do ano não provocou, mais cedo, a despromoção do Olhanense. Várias mudanças de treinador, algumas delas inexplicáveis, uma fornada de jogadores de valor duvidoso, a chegada de outros que pouco ou nada conheceriam da realidade que os esperava em Portugal, a novela da utilização do Estádio do Algarve em lugar do José Arcanjo. Apesar de tudo isto, e graças a uma vitória caseira frente ao FC Porto na última jornada, o Olhanense mantém esperanças. Tem, como dificuldade, sendo o único a jogar fora de casa, e logo em Setúbal, onde o Vitória tenta terminar na melhor posição possível, naquele que deverá ser um jogo de despedida para José Couceiro. Giuseppe Galderisi tenta um derradeiro milagre, com o conjunto algarvio a não ter nada como garantido, porque mesmo em caso de vitória, estará sempre dependente dos resultados dos outros emblemas.
Paços de Ferreira – Académica
Depois de terminar no pódio no ano passado e ter jogado o playoff da Liga dos Campeões, a descida aos infernos do Paços de Ferreira parece não ter fim, com o clube pacense a chegar à última jornada dependente de outros para alcançar a manutenção na Liga ZON Sagres. Ponto de honra para o Paços, é vencer a Académica. Com essa vitória a equipa sabe que escapa à relegação direta, tendo hipótese de ir à liguilha ou, caso o Belenenses não vença, ficar na Liga principal. Existe, no entanto, uma forma mais rebuscada do Paços alcançar a manutenção. Caso empatem e o mesmo acontecer com o Olhanense, e o Belenenses perder, são os pacenses que beneficiam de vantagem numa igualdade pontual a três.
Preparados para a emoção da última jornada?
Boas Apostas!