Começa amanhã o fim-de-semana final da Primeira Liga.

Começou tudo há quase um ano atrás.

Houve de tudo para todos. Surpresas. Desilusões. Alegrias. E, acima de tudo, muita esperança. Mas este fim-de-semana ainda há muita coisa em jogo. Quanto mais não seja, o orgulho e a honra.

SL Benfica – CS Marítimo

O SL Benfica é já o campeão da Primeira Liga, independentemente do resultado. Mas este é o jogo do título em casa. Convém ao SL Benfica não perdê-lo. No mínimo, empatá-lo. Para a festa ser uma festa.

CS Marítimo 0 - 4 SL Benfica

Na primeira volta, o Benfica foi aos Barreiros vencer o Marítimo por 4 a 0. Neste Sábado, quer fazer a festa do título

O SL Benfica já perseguia este sonho do bi-campeonato há mais de 30 anos. Chegou a altura, numa época em que ninguém acreditava ser possível. Os encarnados perderam Garay, Rodrigo, Lazar Markovic, Siqueira, Oblak, Cardoso, André Gomes e Enzo Pérez. Fejsa esteve um ano inteiro lesionado. Sílvio e Rúben Amorim estiveram, também, muito tempo lesionados. Sálvio e Nico Gaitán passaram uma época intermitentes. Júlio César e Jonas chegaram tarde. Teve de haver reconstrução de uma equipa e adaptar novos jogadores a novas posições e a novos métodos.

Jorge Jesus, mesmo com tudo o que de mau lhe possa ser apontado, é o grande obreiro deste título, que pode ainda ser complementado com a Taça da Liga, numa final contra o mesmo CS Marítimo com que encerram a época de 2014/15.

Nesta altura também se começa a falar de saídas e entradas e, um dos nomes mais na baila é o do próprio treinador, Jorge Jesus, que uns dias está na agenda do Sporting CP, noutros dias é Jorge Mendes que tem uma proposta milionária para o estrangeiro. Mas o SL Benfica continua o seu caminho. E Sábado, só quererá voltar a fazer a festa do título, desta feita na Luz, a sua catedral.

O CS Marítimo, que até mudou de treinador, fez uma campanha positiva, estando, neste momento, na parte de cima da tabela, podendo, contudo, ainda passar para a parte de baixo, mas acabou por fazer um bom campeonato e, até à pouco tempo, com possibilidades de ir à Europa.

No jogo de Sábado, não quererão fazer o papel de bobo da corte e é de esperar que sejam um osso duro de roer, dificultando, ao máximo, a festa dos encarnados.

FC Porto – FC Penafiel

Um jogo de tristeza para cumprir calendário, embora Jackson Martinez ainda esteja em competição.

FC Penafiel 1 - 3 FC Porto

Na primeira volta, com tudo ainda em aberto, o FC Porto foi ganhar por 3 a 1 a Penafiel. E agora?

O FC Porto já não tem nada a ganhar nem a perder. Perdeu o título para o SL Benfica, muito por culpa própria. O segundo lugar, com a entrada directa na Liga dos Campeões, já ninguém lho tira. Mas Jackson Martinez ainda corre para ganhar o título de Melhor Marcador da Primeira Liga, coisa pouca para tão grande clube e que habituou os adeptos a ganhar tudo, ou quase.

Neste momento parece haver um divórcio entre uma parte dos adeptos e a equipa e, especialmente, o treinador que, umas vezes é para ficar, outras é para sair. A responsabilidade será sempre do seu presidente, Pinto da Costa e, com o que tem feito ao longo dos anos, é muito cedo para nos pormos a adivinhar sobre o que é que vai acontecer a Julen Lopetegui, sendo certo, porém, que lhe foi dado quase tudo o que foi pretendido, e o retorno foi zero. A margem de manobra para o treinador basco é muito diminuta. É que, ainda por cima, Julen Lopetegui viu a sua equipa sair derrotada no Dragão, por SL Benfica, para o campeonato, e por Sporting CP, para a Taça de Portugal, coisa nunca vista em terras do Porto, já lá vão muitos anos.

Quanto ao FC Penafiel, quase desde o primeiro dia em último lugar, manteve-o até à última jornada onde, mesmo havendo uma réstea de possibilidade de ultrapassar o Gil Vicente FC, que não lhe dava nada a ganhar, que não ser despromovido em penúltimo lugar, logo lhe havia de calhar, para despedida, o FC Porto, ainda por cima no Dragão e, pior, zangado e ferido como está.

Será um jogo de honra, acima de tudo. Um jogo onde os jogadores terão de demonstrar que são mais do que o que a história irá registar.

Rio Ave FC – Sporting CP

Sporting CP 4 - 2 Rio Ave FC

Na primeira volta, em Alvalade, o Sporting venceu por 4 a 2. Agora é só um jogo para cumprir calendário

Ao Sporting CP, também nada irá mudar na tabela, garantido que está o terceiro lugar e a respectiva possibilidade de aceder à Liga dos Campeões. Longe do FC Porto e muito mais afastado, ainda, do SC Braga, equipa que o segue, e é com ele que irá, ainda, disputar a final da Taça de Portugal, no encerramento da época, naquele que poderá ser o único troféu de uma equipa que todos davam como simpática, mas mais fraca que FC Porto e SL Benfica, embora em fase de crescimento e com um treinador, Marco Silva, que tinha tudo para ir criando uma estrutura de futuro.

Afinal tudo saiu furado, porque o presidente Bruno de Carvalho achou que tinha equipa para atacar o título, pegou-se com jogadores e treinador, e agora, lança-se em força na tentativa, que sairá, provavelmente, falhada, de contratar Jorge Jesus, o treinador dos rivais da Luz.

O Rio Ave FC, que está a meio da tabela, fez um campeonato à sua medida, tranquilo, andou pela Liga Europa, sem grande história, mas não deixou que essa campanha afectasse o seu trabalho interno e a manutenção da equipa nunca esteve em dúvida, além de ter batido o pé aos grandes ou, pelo menos, tendo ganho por 2 a 1, em casa, ao SL Benfica, tendo ido à Luz perder por 1 a 0.

Pedro Martins já vem habituando ao seu bom trabalho. Neste jogo, onde nada há a ganhar nem a perder, há o orgulho em jogo, Pedro Martins e Marco Silva estarão em confronto. O mais focado acabará por levar a melhor.

SC Braga – Vitória Setúbal

O SC Braga de Sérgio Conceição acabou por ser uma decepção.

Há já algum tempo que o presidente dos minhotos quer que a sua equipa seja o quarto grande clube nacional. Tem trabalhado para isso. tem-se intrometido entre os grandes. Ora, este ano, a sua guerra foi, durante algum tempo, com o Sporting CP, guerra essa que perdeu. Depois foi a já tradicional guerra local com o Vitória Guimarães que, para já, está a vencer, mas ainda falta um jogo e o Vitória pode ainda alcançar os bracarenses.

Mas nunca o SC Braga teve um final de época tão penoso, a perder tantos jogos, afastado de todas as finais. Na verdade, o SB Braga, na Pedreira só ganhou ao SL Benfica, equipa com quem o SC Braga, e Sérgio Conceição parecem ter uma disputa pessoal, um pouco como com o Vitória Guimarães.

O Vitória Setúbal, andou a arrastar-se até às últimas e só na semana passada é que se livrou de uma possível despromoção. Deste jogo, nada à a reter. A permanência já está assegurada. Agora, é só mostrar-se para o próximo ano, e querer uma época mais tranquila.

Já ao SC Braga só lhe interessará a vitória para fugir ao possível encosto dos vizinhos e rivais Vitória Guimarães.

Académica – Vitória Guimarães

Vitória Guimarães 4 - 0 Académica

Outros tempos, outros resultados. na primeira volta, o Guimarães recebeu a Académica com uma goleada por 4 a 0

A Académica, tal como o Vitória Setubal, andou pelas ruas da amrgura, numa temporada bastante má, que também obrigou a mudança de treinador. Perdeu o último jogo, em Paços de Ferreira e este que irá efectuar este fim-de-semana, em Coimbra, frente ao Vitória Guimarães, não promete ser uma pêra doce.

Se a Académica não tem nada a ganhar ou a perder com este jogo, já o seu adversário, que obrigou o campeão nacional, SL Benfica, ao nulo em sua casa, quer ainda conseguir, ou pelo menos tentar, apanhar os seus vizinhos e rivais SC Braga.

Para que tal aconteça, o Vitória Guimarães tem, necessariamente, de vencer a Académica. Na primeira volta, o Vitória Guimarães derrotou, no Estádio D. Afonso Henriques, a Académica por 4 a 0. Claro que não há dois jogos iguais mas, as difernça entre as duas equipas também é enorme.

De Rui Vitória, o treinador dos vimaranenses, é o principal nome avançado para ir treinar o SL Benfica, caso Jorge Jesus abandone o projecto benfiquista.

CD Nacional – Paços Ferreira

Há um ano, ninguém diria que o Paços de Ferreira, treinado por Paulo Fonseca, o treinador que os dragões despediram a meio da segunda volta e que não conseguiu ser campeão no FC Porto, voltou a brilhar com a equipa que o projectou no campeonato nacional, o Paços Ferreira, equipa que está bem lançada para conseguir ainda ir à Europa.

Ao Paços Ferreira basta um empate na Choupana para garantir as pré-eliminatórias para a Europa.

Mas o Nacional ainda tem uma réstea de esperança. Se ganhar ao Paços Ferreira, apanha-o na tabela classificativa e, caso Belenenses e Marítimo não ganhem, é o bastante para ser a equipa de Manuel Machado a seguir para a Europa.

Aqui está, portanto, um jogo importante onde, mais que o prestígio e a honra, há realmente algo a ganhar.

A Choupana promete ser, assim, palco de um interessante jogo de futebol entre duas equipas que ainda estão em jogo.

Gil Vicente FC – Os Belenenses

O Gil Vicente FC é, tal como o FC Penafiel, uma das equipas despromovidas, facto que só se efectuou na semana passada quando foi derrotada, precisamente, em Penafiel.

Belenenses 2 - 0 Gil Vicente FC

No Restelo, o Belenenses venceu o Gil por 2 a 0

Agora, à equipa de Barcelos, só lhe resta jogar para não deixar-se ultrapassar pelo FC Penafiel e não ficar em último lugar.

Mas o Belenenses tem, ainda, coisas para ganhar. Embora não dependa dele próprio, é a equipa que mais próxima está de roubar o acesso à Europa ao Paços Ferreira.

Aliás, este Belenenses foi uma das grandes surpresas desta temporada, com muito mérito para os seus dois treinadores, o primeiro, Lito Vidigal, que saiu em ruptura com os dirigentes do clube quando estava a fazer um excelente trabalho no Restelo, e depois com Jorge Simão, que conseguiu a proeza de terminar, antes de tempo, as esperanças do FC Porto e dar o campeonato ao SL Benfica uma semana antes do previsto, ao conseguir um empate no Restelo frente aos dragões, a 1 golo.

É agora, também, a Jorge Simão que lhe cabe a tarefa de tentar chegar a um lugar europeu. para isso tem que ganhar em Barcelos. O que não garante nada. mas dá esperança.

FC Arouca – Moreirense FC

O FC Arouca e o Moreirense FC jogam para cumprir calendário.

O FC Arouca andou pelos lugares do fundo da tabela ms escapou, com mérito, à despromoção. O Moreirense FC está mais a meio da tabela, tendo feito um campeonato mais descansado.

Duas equipas pelas quais ninguém daria muito e, no entanto, lá vão sobrvivendo.

No próximo Sábado terão uma partida descontraída, onde nada estará em jogo, a não ser o prazer de jogar futebol e o prazer de ganhar um jogo.

Estoril-Praia – Boavista FC

O Estoril-Praia e o Boavista FC são duas equipas que se ficaram pela parte de baixo da tabela classificativa.

O Estoril-Praia sofreu, contudo, um desgaste com a sua participação na Liga Europa onde Marco Silva a deixou. Marco Silva foi para o Sporting CP e o Estoril-Praia sofreu algums desbaste de jogadores pelas boas campanhas que desenvolveu nos últimos anos, fruto do trabalho do, agora, treinador dos leões, e que a equipa e a sua direcção não conseguiram voltar a recriar.

O Boavista FC foi colocado na Primeira Liga administrativamente, não estando preparada, nem desportiva, nem finaceiramente para o desgaste e as obrigações de uma campeonato como o da Primeira Liga. E no entanto… E no entanto o Boavista FC de Petit foi uma das boas surpresas desta época, conseguindo a permanência e conquistando as condições para, no futuro, criar bases pra outros voos.

Jogo sem grandes expectativas, é o futebol pelo futebol ou, se as equipas estiveram cansadas e já de férias, a sua ausência.

Boas Apostas!