Com apenas mais duas jornadas por disputar nesta fase de qualificação, existem ainda muitos lugares europeus vagos para o Campeonato do Mundo 2018, sendo que para além da anfitriã Rússia, apenas a Bélgica tem lugar garantido na prova a realizar no próximo verão.

Grupo A

O Grupo A é constituído pelas selecções da França, líder com 17 pontos, Suécia, 2ª classificada com 16 pontos, Holanda, 3ª com 13 pontos, Bulgária, 4ª com 12 pontos, e Luxemburgo e Bielorrússia, últimos classificados com 5 pontos cada um. A França é a grande candidata a qualificar-se como líder do Grupo A, detendo um plantel de enorme qualidade e talento e é quem está mais bem posicionada para o conseguir. Não é necessariamente obrigada a vencer estes últimos dois encontros, em casa da Bulgária e na recepção à Bielorrússia, caso a Suécia escorregue contra o Luxemburgo ou Holanda, o que garantirá qualificação aos gauleses caso vençam apenas um dos encontros.

Já a Suécia tenta garantir o lugar de play-off, podendo mesmo conseguir isso mesmo caso vença na recepção ao Luxemburgo na próxima jornada, precisando apenas de um empate frente à Holanda na última jornada para conseguir o acesso à Rússia, isto caso a Holanda vença a respectiva deslocação à Bulgária nesta próxima partida. Luxemburgo e Bielorrússia estão fora da corrida, enquanto que a Holanda e a Bulgária têm uma tarefa muito complicada, precisando de vencer todos os respectivos encontros para terem alguma hipótese do conseguir.

Grupo B

Ronaldo e André Silva marcaram 21 dos 28 golos de Portugal nos 8 jogos disputados.

Ronaldo e André Silva marcaram 21 dos 28 golos de Portugal nos 8 jogos disputados.

No Grupo B as contas estão praticamente decididas. Suíça lidera com 24 pontos e Portugal persegue os helvéticos com 21 pontos, deixando a Hungria, Ilhas FAroé, Andorra e Letónia fora da corrida. Os suíços e os portugueses já sabem que irão ocupar os dois primeiros lugares, ficando apenas por decidir quem garante o apuramento directo e quem vai para o play-off. Se a Suíça vencer os dois jogos que lhe restam, apura-se diretamente, mas o mesmo pode dizer-se de Portugal, já que as duas equipas se vão defrontar na última jornada.

As duas equipas encontram-se no Estádio da Luz no dia 10 de Outubro, e para manter vivo o sonho de se apurar directamente a selecção das Quinas precisa vencer diante da Andorra no dia 7. A diferença de golos (primeiro critério de desempate) poderá ser decisiva nesta luta, e Portugal tem neste momento vantagem de 10 golos em relação aos helvéticos.

Grupo C

No Grupo C acontece o mesmo que no Grupo B, com a Alemanha a liderar com 24 pontos e com a Irlanda do Norte atrás com 19. O Azerbaijão, República Checa, Noruega e São Marino estão todos fora da luta. Tudo se decide na próxima jornada, com a Alemanha a precisar de apenas 1 ponto na deslocação à Irlanda do Norte para se qualificar como líder. É claro que, apesar de ainda ser matematicamente possível qualificar-se como líder de Grupo C, a Irlanda do Norte dificilmente vencerá a Alemanha, e mesmo que o consiga, muito dificilmente a Alemanha perderá na recepção ao Azerbaijão na jornada seguinte.

Grupo D

Uma vitória é o suficiente para a Sérvia se qualificar directamente para a Rússia.

Uma vitória é o suficiente para a Sérvia se qualificar directamente para a Rússia.

Neste agrupamento as contas ainda estão em aberto. A Sérvia lidera com 18 pontos, vendo o País de Gales e a República da Irlanda logo atrás, com 14 e 13 pontos, respectivamente, a Áustria a espreitar em 4º lugar com 9 pontos, deixando a Geórgia e Moldávia fora da luta. A Sérvia pode garantir qualificação directa caso vença uma das próximas jornadas, contra a Áustria ou contra a Geórgia. O País de Gales garantirá o segundo lugar se vencer a Geórgia e a República da Irlanda não vencer a Moldávia. Caso contrário, a luta entre as duas equipas anglófonas será decidida numa final na última jornada.

Grupo E

Um agrupamento bem equilibrado na luta pelo acesso directo, com a Polónia a liderar com 19 pontos, e com a Dinamarca e Montenegro a dividirem o 2º lugar, ambos com 16 pontos. Roménia, Arménia e Cazaquistão estão todos fora da corrida. A Polónia é a equipa melhor posicionada para conseguir chegar directamente à Rússia, precisando apenas de uma vitória nas próximas duas jornadas, contra Arménia ou Montenegro, ou de um empate para garantir pelo menos o lugar de play-off. Dinamarca e Montenegro enfrentam-se no dia 5, podendo mesmo ser o encontro decisivo nas contas do play-off, já que as duas equipas somam 16 pontos.

Grupo F

Basta uma vitória para a Inglaterra garantir presença no Mundial 2018-

Inglaterra lidera Grupo F e está a um passo de garantir presença no Mundial 2018.

Neste Grupo F a Inglaterra vai já bem classificada, liderando com 20 pontos, com a Eslováquia atrás com 15 pontos, e a Eslovénia e Escócia com 14, deixando a Lituânia e a Malta fora da corrida. Caso vença uma das próximas duas jornadas, os ingleses qualificam-se directamente para a Rússia. Um empate na próxima jornada também serve para a qualificação ao play-off. A Eslováquia garantirá o segundo lugar se vencer a Escócia e a Eslovénia perder diante de Inglaterra. Missão mais difícil têm a Eslovénia e a Escócia, que mesmo assim ainda podem chegar ao play-off.

Grupo G

O Grupo G tem as contas praticamente fechadas, com apenas a Espanha e a Itália na luta pelo acesso directo, e com Albânia, Israel, Macedónia e Liechtenstein fora da corrida. Os espanhóis têm, pelo menos, o play-off garantido, podendo qualificar-se directamente já diante da Albânia em caso de vitória, enquanto que a Itália precisa apenas de um empate num dos restantes dois jogos para assegurar o play-off.

Grupo H

Bélgica já está qualificadad ao Mundial, e Lukaku é o 3º melhor marcador da fase de qualificação, com 10 golos.

Bélgica já está qualificadad ao Mundial, e Lukaku é o 3º melhor marcador da fase de qualificação, com 10 golos.

Neste Grupo H a Bélgica tem já o apuramento directo garantido, com 22 pontos somados, deixando a Bósnia Herzegovina, Grécia, Chipre e Estónia a lutar pelo play-off, deixando Gibraltar fora da luta. A Bósnia está acima da Grécia na classificação mas a Grécia tem, teoricamente, jogos mais acessíveis nestas últimas duas jornadas e poderá ultrapassar os bósnios. Se a Grécia vencer Chipre e Gibraltar e a Bósnia não vencer os dois jogos que tem para disputar, contra Bélgica e Estónia, serão os gregos a ficarem com o segundo lugar de play-off. Chipre e Estónia também estão na luta, mas as probabilidades de seguirem para o play-off são muito reduzidas.

Grupo I

Este é um dos grupos mais equilibrados desta fase de qualificação, com quatro equipas a lutar incisivamente pelos dois primeiros lugares, duas equipas com 16 pontos, Croácia e Islândia, duas equipas com 14 pontos, Turquia e Ucrânia, com o Kosovo e Finlândia já fora da luta. Nenhuma equipa pode garantir o apuramento na próxima jornada. Nas próximas jornadas a Croácia enfrenta a Finlândia e a Croácia, e a Islândia encontra a Turquia e o Kosovo, cientes que se vencerem os respectivos encontros se qualificam como líderes de Grupo. Mas a Turquia e a Ucrânia estão à espera de um deslize destas equipas, e as contas para a qualificação estão ainda em aberto.

Boas Apostas!