Liga BBVA – Durante três temporadas, José Mourinho marcou, definitivamente, o dia-a-dia do futebol em Espanha, com as suas polémicas com jogadores e comunicação social, mas também com a sua capacidade de transformar o Real numa máquina de futebol de ataque. Agora, sem o português e com um novo inquilino também no banco do FC Barcelona, um novo mundo parece abrir-se em terras espanholas.
Carlo Ancelotti começará, em casa, a sua corrida a um título que fugiu, no passado ano, à equipa do Real Madrid. O adversário é um Bétis espoliado de dois dos seus jogadores mais influentes na temporada passada, Beñat e Cañas, mas todas as atenções estarão nas escolhas do técnico italiano. A principal surpresa é a que vai indicando Casemiro como titular. O brasileiro foi lançado na equipa principal no final do ano passado, tendo agora, aparentemente, conquistado a posição a Khedira. Curiosidade, ainda, para ver como se adapta Cristiano Ronaldo a uma posição de maior choque com as defensivas adversárias. Na Liga Espanhola, frente a equipas que apertam bastante a rede no seu reduto mais recuado, o português terá que encontrar espaço para continuar a ser o homem-golo que foi nas derradeiras temporadas.
Por outro lado, vamos assistir ao regresso de Iker Casillas à baliza do Real Madrid. O experiente guarda-redes espanhol parece incólume à pressão, mas é certo que os mesmos que, durante os últimos meses, tanto o tentaram promover a titular com Mourinho, poderão também ser os primeiros a criticar uma pior exibição nesta temporada, para além de continuar a ter Diego López na sua sombra, o homem que terá sido o guarda-redes espanhol em maior evidência na segunda metade da época passada. Sérgio Ramos e Pepe voltarão a fazer a dupla de centrais em Madrid, pelo que o ambiente de alegria que se vai construindo em volta das novas opções técnicas terá, agora, a missão de se prolongar através de vitórias.
Tiki-Tata?
Tito Vilanova saiu da liderança do Barcelona no dia em que época estaria a começar para os jogadores da equipa catalã, deixando à administração a tarefa de encontrar um treinador com o comboio a rolar. Gerardo Martino foi o escolhido, mas o argentino não teve tempo nem possibilidade de fazer nada com a equipa, para além de tentá-la trazer com índices físicos aceitáveis para a primeira jornada da Liga. Frente ao Levante, teremos oportunidade de perceber de que forma o técnico pensa mexer no jogo do Barcelona, podendo utilizar Messi e Neymar, pela primeira vez, num jogo completo, para além de tentar resolver algumas dúvidas que vão surgindo nas diferentes linhas da sua equipa.
Depois do tiki-taka, esta será a temporada do tiki-Tata. A filosofia barcelonista não tem porque se alterar, mas com um treinador que nunca passou por La Masia e com uma direção em campanha eleitoral, o espírito deste conjunto será seguramente afetado. Um desafio à altura dos grandes jogadores que compõem o plantel, onde Leo Messi terá, cada vez mais, a missão de carregar às costas uma ideia – de futebol, de jogo, de país – que nunca pareceu (até agora) ser demasiado pesada para a estatura da pulga.
E ainda…
– O Sevilha – Atlético de Madrid será a grande partida desta primeira jornada. O Atlético parece ser o conjunto mais bem preparado para atacar o domínio de Real e Barça nesta Liga, mas o Sevilha, que foi das equipas que mais atletas vendeu para Inglaterra neste defeso, reforçou-se muito e bem, com Gameiro, Bacca, Pareja e Marín, entre outros. Um duelo de candidatos a uma presença na Liga dos Campeões, com futebol de ataque e muita garra na disputa do meio-campo.
– O Valência de Soldado é agora o Valência de Hélder Postiga. O avançado português construiu cartel a marcar golos com a camisola do Saragoça e tem agora a oportunidade de voltar a lutar por objetivos mais altos num campeonato. Com Djukic como técnico, os valencianos são outra das equipas que prometem espetáculo nesta competição. Começam frente a um renovado Málaga, que pouco ou nada manterá da equipa que atingiu, o ano passado, a glória europeia. Bernd Schuster bem que gostaria de ter um início de Liga mais fácil…
– Para fechar a jornada, o Almería recebe o Villarreal, num duelo de recém-promovidos à principal liga do futebol espanhol. O Submarino Amarelo dá sinais de ser, entre os três novos concorrentes, o que melhor apetrechado está para escapar, desde cedo, da luta pela manutenção. Mas terá que o começar a demonstrar já, na primeira jornada, frente a uma equipa que lhe mordeu os calcanhares na Liga Adelante. Um duelo bem interessante, a não perder.
Boas apostas!