Numa jornada em que Benfica e FC Porto continuaram a vencer e o Sporting voltou a perder pontos, o destaque merece ser entregue à equipa do Vitória de Guimarães, que no dérbi do Minho saiu vencedora e confirmou a sua continuidade na luta pelo pódio da Liga NOS. Mesmo numa fase da temporada em que já saiu João Pedro e Marega está a representar o Mali, na CAN, Pedro Martins segue na senda das vitórias, levando os vimaranenses a sonhar com grandes feitos.

16 minutos para três pontos

Vitoria Guimaraes

A festa em casa do rival

O Vitória de Guimarães entrou de maneira decisiva para vencer a partida, conseguindo marcar dois golos praticamente no primeiro quarto de hora. Foi um conjunto vimaranense muito mais afirmativo que o seu adversário, com o treinador Jorge Simão a chamar-lhes de “15 minutos fatídicos”. Josué marcou o primeiro golo do Vitória na sequência de um pontapé de canto, enquanto Tiquinho Soares foi o autor do segundo tento. Crescia assim a exigência para uma equipa bracarense que não conseguiu ir buscar ideias suficientes para dar a volta ao resultado. Pedro Santos foi o seu elemento mais desequilibrador, mas recém regressado de uma paragem, não aguentou mais de uma hora. A equipa de Jorge Simão perdia o duelo no meio-campo e nem mesmo o facto de ter terminado o jogo com mais remates serviu para esconder a fragilidade da equipa na finalização.

A equipa vimaranense continua a encontrar respostas à altura dos desafios criados pelas saídas de jogadores. No meio-campo, Zungu e João Aurélio aguentaram a pressão de substituir Rafael Miranda (lesionado) e João Pedro (a caminho dos LA Galaxy). Raphina e Hernâni fizeram por manter o nível elevado, com Marega na CAN, enquanto Konan vai pegando de estaca na faixa lateral esquerda. Agora, com Tiquinho Soares de saída, lança-se nova questão, sendo necessário que Texeira demonstre nível para ser titular ou Marega, no seu regresso, passará a jogar mais fixo na frente. A Vitória dos vimaranenses só não foi mais larga porque Stojiljkovic marcou em tempo de descontos o golo de honra dos bracarenses. O Minho pintou-se de branco, a noite passada.

Pequenas trocas no fundo da tabela

Daniel Podence Moreirense

Vitória importante para o Moreirense

Destaque, na luta pela manutenção, para as vitórias alcançadas por Feirense e Moreirense. A equipa de Moreira de Cónegos conseguiu o resultado de maior destaque, indo a Paços de Ferreira vencer por 2-0, com golos de Roberto e Daniel Podence, enquanto os homens da Feira jogaram em casa e bateram o Estoril Praia por 1-0, com golo de Platiny.

Paços de Ferreira e Estoril ficaram, assim, em posição mais incómoda, restando apenas Nacional da Madeira e Tondela nos lugares já abaixo da linha-de-água. O Tondela foi goleado na Luz, enquanto o Nacional ainda jogará hoje, em Chaves, à procura de pontos que lhe permitam respirar. A equipa madeirense reforçou-se com dois jogadores vindos do Egito, enquanto se reforçam os rumores de que Aly Ghazal estará de saída para a China, bem como Rui Silva para Espanha. As mudanças no plantel não deixam de causar algum incómodo a quem espera que os alvinegros fiquem mais fortes para enfrentar a segunda volta da competição.

Boas Apostas!