Internacional – O Manchester United – Chelsea de ontem terminou com um empate a zero, resultado pouco habitual na Premier League. No entanto, este era mesmo o jogo que ninguém queria perder. David Moyes e José Mourinho ultrapassaram assim o primeiro frente-a-frente da temporada resguardados num pacto de não-agressão.
Ao entrar em campo, o conjunto de Moyes parecia mais vocacionado para o ataque, com Van Persie em cunha entre os centrais adversários e Rooney e Welbeck a ocupar espaços a toda a largura do campo. O Chelsea, por seu lado, jogava sem nenhum avançado na equipa, com Schurle a ocupar a posição mais adiantada do onze, mas sempre com preocupações no momento defensivo da equipa. Os londrinos pressionavam mais sobre a bola, enquanto o United procurava espaços para desenhar a sua ofensiva.
José Mourinho foi claro no final do encontro, festejando o ponto ganho, perante a vontade de ter vencido a partida. Foi, aliás, o Chelsea, quem tentou mexer na partida no início da segunda metade, com Fernando Torres a entrar para o lugar de De Bruyne, mas essa movimentação acabou por provocar um avanço do United no terreno de jogo, pertencendo aos Red Devils a maior oportunidade para marcar. O zero-zero acaba, no entanto, por ser um resultado justíssimo, numa partida em que duas equipas optaram por se medir sem se atacar desesperadamente. O campeonato será longo e muitos pontos estarão, ainda, por discutir.
O que nos dizem duas jornadas de uma Liga?
Restam apenas o Tottenham e o Liverpool com performances 100% vencedoras na Premier League. A equipa de André Villas-Boas voltou a ter em Soldado o seu seguro de vida, com o espanhol a marcar numa grande penalidade o golo da vitória frente ao Swansea. Num momento em que o português já reconheceu a perda de Gareth Bale, Soldado parece posicionar-se para ser o jogador-chave da sua equipa. O espanhol tem uma larga experiência nessa posição, tendo em conta que o Valência viveu, nas derradeiras épocas, dos seus golos e da sua intensidade. Será isso que Villas-Boas esperará de Soldado, embora se prepare para o rodear de mais jogadores de qualidade, logo que chegue o dinheiro da transferência do galês.
O Liverpool venceu em Birmingham, com golo de Sturridge, frente a um Aston Villa que já mostrou não ser adversário fácil. Os Reds vão mostrando que, mesmo sem Luis Suarez – e até pode acontecer que o uruguaio saia – podem bem ser uma equipa aspirante a uma posição bem melhor do que na temporada passada. O importante é mesmo somar pontos nesta fase do campeonato, para não perder o comboio de uma luta onde quer ter lugar.
O que promete a Liga Espanhola
Enquanto o Real Madrid de Ancelotti procura maneira de crescer num novo estilo e o Barcelona de Martino tenta manter-se mesmo sem Messi e Neymar na melhor forma, a Liga Espanhola vai dando claros sinais de muito interesse e de várias equipas que se apresentam em excelentes condições para aspirar a posições altas na tabela. O Atlético Madrid está totalmente em alta, tendo batido o Rayo Vallecano por 5-0. Diego Simeone deu descanso a Koke e Mario Suárez, chamando Tiago e Raul Garcia para os seus lugares, com o português a marcar um golo e o espanhol dois! Arda Turan e Diego Costa completaram o grupo de marcadores nesta partida. O Villarreal também mostra ter todas as condições para ser uma equipa perigosa, neste seu regresso à Liga BBVA. O Submarino Amarelo mostra um futebol de garra e intensidade, tendo vencido o Valladolid por 2-1, no seu estádio, depois de começar a perder. Mas uma das figuras desta jornada foi Yoel, guarda-redes do Celta de Vigo. A jogar em Sevilha, na casa do Bétis, o jovem guarda-redes que se estreia este ano no escalão maior defendeu tudo o que havia para defender, segurando um empate a zero ao intervalo. Na segunda metade, o Celta aproveitou bem as suas oportunidades e, com golos de Charles e Nolito, garantiu uma preciosa vitória.
Notas Europeias
-Laurent Blanc festejou, finalmente, a primeira vitória do Paris SG na Ligue 1 desta temporada. Foi em Nantes, com Cavani e Lavezzi a assegurar a vitória, depois de Alex ter marcado na própria baliza.
-Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Bayern Munique e Mainz são as quatro equipas só com vitórias no final da terceira ronda da Bundesliga.
-A Juventus e a Fiorentina começaram a Série A com vitórias pela margem mínima, enquanto em Nápoles não perderam tempo para mostrar todo o seu poderio, goleando o Bolonha por 3-0. Por outro lado, o AC Milan começou o campeonato a perder, 1-2, na casa do Hellas Verona.
Boas apostas!