Premier League – Todos os olhares vão estar, na tarde do próximo sábado, focados em Londres, onde o Arsenal de Arsène Wenger recebe o Liverpool e colocará à prova o primeiro lugar na Premier League. Por essa hora, já o Chelsea terá jogado em Newcastle, colocando pressão extra sobre os Gunners. E logo os Blues, que na passada terça-feira eliminaram os arsenalistas da Taça da Liga Inglesa. É emoção a mais!

Coloquem na pele de Arsène Wenger. Ao fim de anos e anos de desilusões, sem dinheiro para reforçar o seu plantel e a ver as suas principais estrelas a saírem para rivais ingleses e europeus, o treinador francês conseguiu virar a sua sorte, recebendo autorização para contratar Mezut Ozil, internacional alemão do Real Madrid. Com a chegada do novo número 10, e com um plantel cheio de jovens jogadores que, entretanto, foram sendo trabalhados para assumir a responsabilidade, o francês vê, finalmente, a sua equipa de novo no topo do futebol inglês, apresentando-se como um possível candidato ao título na Premier League.

arsene wenger

Wenger precisa de uma vitória

No entanto, quis a sorte que o calendário colocasse o Arsenal à prova nesta semana. Depois de receber o Chelsea em jogo a contar para a Taça da Liga Inglesa, quando perdeu no seu estádio por 0 a 2, o Arsenal volta a entrar em campo para decidir a sua continuidade no primeiro lugar da Premier League. Poderá sempre dizer-se que, na Taça da Liga, o treinador optou por dar oportunidade a segundas escolhas, mas o resultado final ficou marcado na mente de todos.

Resta assim a Wenger provar que tem mesmo a capacidade para estar na luta a que se propõe. Frente ao Liverpool de Brendon Rodgers, os Gunners precisam de somar três pontos, sem pensar demasiado no resultado que o Chelsea poderá ter obtido em Newcastle. É que, se os Gunners são líderes, poderão entrar em campo já na segunda posição, acabando a jornada sentados, apenas, no terceiro posto da classificação. Do Céu ao Inferno em tão poucos dias?

O Tottenham (ou o Everton) estará de volta

André Villas-Boas Tottenham

Villas-Boas tem duro teste frente ao Everton

São duas equipas que têm, nas últimas temporadas, desafiado o domínio das grandes fortunas do futebol inglês, intrometendo-se no topo da tabela, com vista a conseguir uma parte do bolo da Liga dos Campeões. Everton e Tottenham têm mais em comum. Ambas são orientadas por jovens técnicos ibéricos e, na sétima jornada, sofreram derrotas que as fizeram cair na classificação. Agora, depois de duas vitórias para cada uma, encontram-se num frente-a-frente que acabará por lançar uma delas para o convívio dos primeiros lugares uma vez mais. A Premier League tem sido uma competição muito disputada, em que mais um ou menos um ponto podem dar azo a grandes movimentações na tabela, mas ao fim de dez jornadas, pode ler-se alguma tendência entre quem estará, e quem não vai conseguir estar, na luta pelos primeiros lugares. É isso que as equipas de Martinez e Villas Boas poderão decidir, entre si, no próximo domingo.

A surpresa da semana?

O Manchester United está em oitavo lugar na Premier League e, apesar de não ter perdido nas últimas três jornadas, parece ainda longe da sua máxima confiança. Viaja até Londres para encontrar o Fulham, equipa que venceu as últimas duas partidas que disputou na capital inglesa. É aqui que poderá ocorrer a maior surpresa da semana na competição. À atenção de David Moyes.

Boas apostas!