Liga ZON Sagres – Poderá parecer um título estranho num texto de antevisão da segunda jornada de um campeonato, mas é neste patamar que se coloca o nível de pressão sobre o técnico do Benfica. Com Luís Filipe Vieira a visitar o plantel e a exigir uma resposta à altura dos pergaminhos do clube na partida frente ao Gil Vicente, qualquer resultado que não seja uma vitória – e com uma exibição convincente -, não chegará para satisfazer a nação encarnada.

Dia, então, de tudo ou nada para Jorge Jesus, frente a um Gil Vicente que venceu, sem convencer, na primeira jornada. Frente ao seu público, os encarnados procuram reencontrar a energia que os transformou, durante longos períodos do ano passado, na equipa mais atraente do futebol português. Com um plantel ainda cheio de dúvidas sobre quem ficará e quem poderá sair – o caso Cardozo ensombra, definitivamente, o balneário benfiquista -, o técnico encarnado parece hesitante entre escolher entre lançar as contratações (adaptando o onze aos novos jogadores) ou ficar-se pelo seguro de repetir a fórmula do ano passado.

Esperam-se bancadas cheias para ver o Benfica

Esperam-se bancadas cheias para ver o Benfica

Perante isso, João de Deus, terá também um grande teste à capacidade da sua equipa. Com um conjunto que esperará, sobretudo, garantir rapidamente a manutenção no principal escalão, o técnico sabe que um resultado positivo no Estádio da Luz poderá potenciar outros horizontes. Tudo isto num encontro que marca, ainda, a estreia das transmissões de jogos da Liga ZON Sagres na Benfica TV. Mais uma responsabilidade para um clube que, ao dia de hoje, tenta evitar um incêndio onde parece haver já bastante fumo.

O Sporting de Leonardo Jardim – 2º Episódio

O técnico madeirense queria que o mercado estivesse já fechado e não é de estranhar que assim seja. Num plantel como o do Sporting, o equilíbrio para enfrentar a época parece alcançado, mas as possíveis saídas de jogadores poderão mudar, de um dia para o outro, todo esse esquema que busca estabilidade. Depois de uma vitória por 5-1 frente ao Arouca, a viagem até Coimbra coloca os leões cara-a-cara com a equipa de Sérgio Conceição.

O técnico academista perdeu em Barcelos e precisa de pontos para lançar a sua equipa atrás do objetivo de terminar na primeira metade da tabela. Encontrar o leão, neste momento, não parecem boas notícias. O Sporting gosta de jogar em Coimbra e com o forte apoio dos seus adeptos, parece capaz de encontrar meios para somar mais três pontos. O pior virá depois. Quando, nos últimos dias do mercado, Rui Patrício, Ilori ou Diego Capel saírem… Se isso acabar por acontecer.

E ainda…

Quintero FC Porto

Quintero reinvidica a titularidade

-Um confiante Marítimo visita o Estádio do Dragão, onde um ainda mais confiante FC Porto parece pronto para qualquer desafio que lhe seja colocado. Missão complicada para os madeirenses, que precisam de muito mais constância neste encontro, se quiserem somar pontos. Para Paulo Fonseca, a exigência de colocar Quintero no onze subirá de tom, se os azuis e brancos deixarem os colombiano no banco e a equipa não marcar: é cada vez mais claro que, seja como for, a bola, nesta Liga, será dele.

-O Rio Ave alcançou uma larga vitória no Restelo e recebe, agora, o Vitória de Setúbal, que também mostrou muito boa cara na abertura do campeonato. Um duelo entre verde e brancos com os vilacondenses a quererem manter-se nos lugares do topo da tabela.

Boas apostas!