A fase de qualificação para o Mundial 2018 já começou e fazemos o resumo dos resultados do Grupo A,B e H, onde se destacam alguns resultados, como a derrota dos Campeões Europeus contra a Suíça, o empate da Suécia contra a Holanda, e ainda o emocionante jogo da Bulgária contra o Luxemburgo.

Grupo A

Suécia 1-1 Holanda

Um jogo onde, apesar de estarem em terreno hostil, a Holanda foi o conjunto dominante em campo, detendo 65% da posse de bola e demonstrando vontade de marcar golos. Ainda assim, foi a Suécia a chegar primeiro ao golo, pouco antes do intervalo, através de Marcus Berg. Contudo, a Holanda chegou à igualdade através de Wesley Sneijder, aos 67 minutos, acabando por ser este o último golo da partida. Foi um jogo modesto, com algumas situações interessantes, com os fãs da Holanda a poderem dar-se por satisfeitos com a prestação da sua selecção, que tentava segurar a bola o máximo tempo possível, fazendo passes entre si e procurando um espaço para fazerem golo, enquanto que a equipa da casa se resumia ao contra-ataque.

Bielorrússia 0-0 França

Vice-campeã europeia empata contra Bielorrússia no 1º teste do Grupo A.

Vice-campeã europeia empata contra Bielorrússia no 1º teste do Grupo A.

Este foi também um resultado surpreendente para a vice-campeã europeia, que não conseguiu melhor que um nulo em terreno da Bielorrússia. Em termos de jogo, este foi um encontro mediano, com domínio total da França em toda a partida, com 64% posse de bola e executando 19 remates, 10 deles no alvo, e os restantes 9 para fora, enquanto que a Bielorrússia fez apenas 1 remate, tendo este sido bloqueado pela defensiva francesa. Uma noite aborrecida para o guarda-redes Steve Mandanda. Como era de esperar, esta foi uma França a manter a posse de bola e a fazer passes entre à procura de um desiquilíbrio na defesa adversária, contudo, sem sorte. Já a equipa da casa, como era de esperar, actuou com as linhas baixas e tentava criar perigo através de contra-ataques, sempre sem sucesso.

Bulgária 4-3 Luxemburgo

Este foi o encontro mais emocionante da 1ª jornada deste Grupo A. A Bielorrússia inaugurou o marcador bem cedo, aos 16 minutos, com Rangelov a apontar o 1º golo, assistido por Marcelinho, mantendo-se o resultado por 1-0 até ao intervalo. Foi no 2º tempo que as coisas aqueceram, com o Luxemburgo, em apenas 2 minutos, a conseguir dar a volta ao marcador com Joachim a bisar aos 60 e 62 minutos. A vantagem da equipa visitante pouco durou, com Marcelinho a igualar a partida aos 65′, e Popov a voltar a colocar a Bulgária em vantagem aos 79′. A emoção não se ficava por aqui, com Bohnert a empatar o jogo para o Luxemburgo aos 90+1 minutos de jogo e, quando o resultado parecia inalterável, Tonev volta a dar a vantagem à equipa da casa, mesmo perto do apito final.

Este foi um jogo de grandes emoções, tanto para ambas equipas, como para os adeptos.Em geral, a Bulgária foi superior, detendo 57% da posse de bola, e usufruindo de mais situações de perigo, com 6 remates no alvo, dos quais entraram 4, enquanto que o Luxemburgo converteram em golo todos os 3 remates ao alvo que tiveram.

Grupo B

Andorra 0-1 Letónia

Um jogo equilibrado, mas aborrecido, com poucas ocasiões de golo para os dois lados. A posse de bola ficou a 50% para cada uma das equipas, com ambas a fazerem exatamente 4 remates no alvo cada uma, tendo a Letónia sido mais eficaz ao converter um desses remates em golo. Os letões colocaram-se em vantagem logo aos 48 minutos, com Jagodinskis a assistir Sabala para aquele que seria o único golo da partida. Depois do golo a Andorra assumiu o jogo e tentou dar a volta ao resultado, contudo, sem sucesso, com a Letónia a baixar as linhas e a preencher bem os espaços.

Suíça 2-0 Portugal

Suíça derrota Campeão Europeu na 1ª jornada do Grupo B.

Suíça derrota Campeão Europeu na 1ª jornada do Grupo B.

Um jogo muito bem disputado, com Portugal a entrar melhor que a Suíça e a controlar o jogo nos primeiros 15/20 minutos, pressionando alto e com boas saídas, depois disso o jogo partiu e Portugal sofre dois golos, permitindo à Suíça controlar o resto da 1ª parte, detendo um total de 57% de posse de bola. Breel Embolo faz o 1º golo para a Suíça aos 30 minutos, e Admir Mehmedi, aos 30′, faz o 2º tento da partida, assistido por Seferovic. Já na 2ª parte a história foi outra, Portugal encostou, durante quase todos os 45 minutos, a equipa da casa à sua baliza e controlou o jogo no meio campo adversário, detendo 64% de posse de bola e a ser a equipa que mais perigo criou, contudo, falhou a pontaria aos portugueses que em 12 remates, 10 foram por cima, com apenas 2 a acertarem no alvo, todos sem sucesso. A Suíça está de parabéns, soube aproveitar as oportunidades a atacou quando foi necessário, defendeu bastante bem.

Ilhas Faroé 0-0 Hungria

Um jogo aborrecido, de muito pouca acção para os dois lados, com a Hungria a ser, como era de esperar, superior durante grande parte do jogo. Os húngaros tiveram 59% de posse bola, contudo, de nada lhes serviu, já que com apenas 41% de posse, as Ilhas Faroé criaram exatamente as mesmas situações de perigo que a equipa visitante, Houveram exatamente 2 remates à baliza para os dois, com 7 disparos a irem para fora.

Grupo H

Chipre 0-3 Bélgica

Bélgica vence confortavelmente, com 2 golos de Lukaku.

Bélgica vence confortavelmente, com 2 golos de Lukaku.

Foi um jogo interessante, com vários momentos emocionantes e, como previsto, com a equipa visitante a ser superior, ainda que o Chipre, embora sem êxito, se tenha mostrado mais atrevido que o normal. Os belgas inauguraram o marcador logo aos 13 minutos através de Romelu Lukaku, ficando o resultado de 0-1 até ao intervalo. No começo do 2º tempo, é novamente Lukaku a marcar o 2º golo da partida, aos 61′, e 20 minutos depois, Eden Hazard assiste Ferreira-Carrasco para o 3-0. A partida poderia ter ainda mais um golo, mas o guarda-redes cipriota, Panayi, negou o golo a Batshuayi ao defender uma grande penalidade. O Chipre apresentou sempre um estilo defensivo, executando apenas 2 remates no alvo durante os 90 minutos, enquanto que a equipa da casa procurou sempre construir jogadas de perigo, acertando no alvo por 10 vezes.

Bósnia e Herzegovina 5-0 Estónia

Um jogo cheio de acção que decerto agradou, e muito, os adeptos da equipa da casa. Emir Spahic marcou um golo madrugador, colocando a Bósnia em vantagem logo aos 7 minutos de jogo, com Ediz Dzeko a aumentar a vantagem através de grande penalidade, ainda no 1º tempo, aos 23′. Já no 2º tempo, aos 71 minutos, o médio da Juventus Pjanic assistiu Medunjanin para o 3º golo da partida, com Ibisevic a aumentar para 4-0 aos 83′. Pouco antes do fim da partida, Pjanic, novamente, assistiu Dzeko para o 5-0 à passagem dos 90+2 minutos. A equipa da casa contou com 58% de posse bola, tendo apontado 12 remates no alvo da baliza adversária, enquanto que a Estónia, massacrada, acertou no alvo apenas 2 vezes.

Gibraltar 1-4 Grécia

Mitrolgou em destaque com um grande golo, fazendo ainda 2 assistências.

Mitrolgou em destaque com um grande golo, fazendo ainda 2 assistências.

Uma partida interessante, com muita emoção, onde todos os golos foram apontados no 1º tempo. Kostas Mitroglou este em grande, inaugurando o marcador logo aos 10 minutos através de um excelente remate de primeira. Gibraltar ainda empatou aos 26′ através de Liam Walker, assistido por Wiseman, quem acabaria por colocar a Grécia novamente em vantagem aos 44 minutos através de um auto-golo. Ainda antes do fim da 1ª parte, Mitroglou voltou a fazer das suas, assistindo Fortounis para o 3-1, e Torosidis para o 4-1, isto, aos 45′ e 45+2 minutos de jogo. Os gregos dominaram por completo a partida, detendo 64% da posse de bola, disparando 21 remates, 9 no alvo e 12 a falharem a baliza. Já a equipa da casa foi massacrada, como era de esperar, com apenas 2 remates a acertarem no alvo, e 4 a irem fora, durante toda a partida.

Boas Apostas!