A fase de qualificação para o Mundial 2018 já começou e fazemos o resumo dos resultados do Grupo C, E e F, onde se destacam alguns resultados, como a goleada da Escócia frente à Malta, e o decepcionante empate da Polónia contra o Cazaquistão.
Grupo C
São Marino 0-1 Azerbaijão
Como era de esperar, a selecção do São Marino apresenta-se em mais uma fase de qualificação onde luta para não ficar em último lugar. Mesmo a jogar em casa, foi o Azerbaijão quem mandou durante toda a partida, obtendo um total de 76% de posse de bola, executando 8 remates no alvo, enquanto que a selecção da casa fez apenas 1 remate, que nem acertou na baliza. O único golo da partida foi apontado por Ruslan Gurbanov no desfecho da 1ª parte. O Azerbaijão ainda podia ter aumentado a vantagem, já que esteve em vantagem numérica desde os 52 minutos, com a expulsão de Cristian Brolli, mas não conseguiu mudar o marcador.
Noruega 0-3 Alemanha

Valeu Muller à Alemanha, que com 2 golos e 1 assistência foi o homem do jogo.
A Alemanha entrou com pé direito nesta fase de qualificação ao vencer confortavelmente a Noruega em terreno hostil. Os alemães dominaram o jogo, apontando 67% da posse de bola naquele que foi um embate divertido para os adeptos germânicos, com momentos emocionantes e claro, golos. A equipa da casa limitava-se a aproveitar contra-ataques como forma de chegar à baliza alemã, enquanto que as Águias tentavam segurar a bola o máximo de tempo possível. Muller foi o melhor em campo. O avançado do Bayern de Munique abriu o marcador aos 16 minutos, e em cima do intervalo, assistiu o jovem Kimmich para o 2-0. Na passagem dos 60 minutos, Muller fechou as contas e apontou o 3-0, garantindo os primeiros pontos à Alemanha. A Noruega não acertou um único remate à baliza de Neuer.
República Checa 0-0 Irlanda do Norte
Este foi um encontro aborrecido, com o controlo do embate a pertencer à equipa da casa que usufruiu de 61% da posse bola. Os checos bem trocavam a bola entre em si e procuravam prevalecer na partida, mas a Irlanda do Norte, como era de esperar, apresentou um estilo de jogo bastante defensivo, saindo para o ataque apenas através de contra-ataques. Apesar de ter dominado a partida, fora os norte-irlandeses quem fizeram mais remates à baliza, acertando no alvo em 3 ocasiões, enquanto que os checos acertaram na baliza apenas uma vez.
Grupo E
Dinamarca 1-0 Arménia
Este foi mais um resultado esperado. A Dinamarca dominou por completo a partida, detendo 73% de posse de bola, enquanto que a Arménia parecia estar ali apenas para marcar presença, conseguindo executar um único remate em toda a partida, que por acaso até acertou na baliza dinamarquesa. A equipa da casa fez 9 remates ao alvo, usufruiu de 15 livres e de 13 cantos. Eriksen foi o autor do único golo partida, um tento madrugador aos 17 minutos. Este médio do Tottenham ainda podia ter aumentado a vantagem aos 72 minutos, contudo, falhou uma grande penalidade que lhes poderia ter proporcionado um resultado mais justo.
Cazaquistão 2-2 Polónia

Cazaquistão consegue um bom resultado frente à Polónia.
Este foi um resultado bastante decepcionante para a Polónia, que dominou o jogo somando 61% da posse de bola. Os polacos colocaram-se em vantagem no marcador logo aos 9 minutos de jogo através de Kapustka, assistido por Kuba Blaszczykowski, com Robert Lewandowski a aumentar a vantagem ainda na 1ª parte através de uma grande penalidade, aos 35 minutos de jogo. Contudo, os polacos não souberam segurar a vantagem e acabaram por conceder 2 golos, aos 51 e aos 58 minutos, ambos através de Sergey Khizhnichenko. As Águias brancas não conseguiram desempatar a partida, mesmo apesar de terem feito 7 remates à baliza e usufruído de 30 livres. Um resultado decepcionante para os adeptos polacos.
Roménia 1-1 Montenegro
Este foi um jogo mais equilibrado do que era de esperar, com a selecção da casa a usufruir apenas de 53% da posse de bola num jogo onde Montenegro mostrou força e muita vontade de vencer. O jogo esteve empatado durante grande parte da partida, com os únicos golos a acontecerem depois dos 80 minutos. A Roménia abriu o marcador aos 85 minutos de jogo através de Adrian Popa, que saiu do banco aos 75 minutos. Já a selecção de Montenegro não tardou em dar resposta e empatou aos 87 minutos, através de Jovetic. Foi um jogo pouco emocionante, de pouca acção, com a equipa da casa a ter 3 remates à baliza, e os montenegrinos apenas 2. Nicole Sanciu, da Roménia, teve o golo da vitória nos pés aos 90+5 minutos, numa grande penalidade que acabou por falhar.
Grupo F
Eslováquia 0-1 Inglaterra

Lallana garante os 3 pontos aos ingleses com um golo aos mesmo em cima do final da partida
Num jogo que se previa complicado, na terreno eslovaco, a equipa visitante foi superior em campo ao deter 62% da posse de bola, no entanto, foi uma partida cinzenta, e muito apagada para a Eslovénia que não conseguiu fazer um único remate, quer fora, quer no alvo. A equipa da casa bem que tentou atingir a Inglaterra através de contra-ataques, mas sempre sem sucesso. Por outro lado, a equipa de Sam Allardyce viu Skrtel ser expulso logo aos 58 minutos da partida, mas apenas conseguiu marcar o golo da vitória no desfecho do encontro, aos 90+5 minutos, através de Lallana. Uma vitória bastante difícil para os ingleses, mas que ainda assim, conseguiram somar os primeiros pontos nesta fase de qualificação.
Lituânia 2-2 Eslovénia
Este é mais um jogo que prova que a posse de bola não vence jogos. A Eslovénia dominou a partida em ambas partes do encontro, usufruindo de um total de 64% de posse de bola, contando ainda com 13 remates à baliza, 6 dos quais acertaram no alvo, ao contrário da Lituânia, que acertou todos os 5 remates que fez na partida. A equipa da casa foi rápida a colocar-se em vantagem, apontando golos aos 32 minutos, por Fedor Chernykh, e aos 34 minutos, por Vykintas Slivka. A Eslovénia nem soube o que os atingiu. Contudo, Rene Krhin fez o 2-1 aos 77 minutos, e mesmo no final da partida, Bostjan Cesar igualou o marcador, aos 90+3. Valeu aos eslovenos Jospi Ilicic, que assistiu em ambas ocasiões.
Malta 1-5 Escócia

Snodgrass é o melhor marcador da prova até ao momento, com 3 golos.
Este foi mais um resultado esperado, com a Malta a enfrentar, como já é habitual, grandes dificuldades em enfrentar a maior parte das selecções nas fases de qualificação. Um jogo dominado pela Escócia que deteve 63% da posse de bola, executou 19 remates à baliza, 7 dos quais acertaram no alvo, entrando 5. Robert Snodgrass inaugurou o marcador com um golo madrugador, aos 10 minutos de jogo, com a Malta a empatar através de Alfred Effiong, aos 14 minutos. O escocês Chris Martin voltou a colocar a sua equipa em vantagem aos 53, com Snodgrass a bisar aos 61 minutos, através de uma grande penalidade causada pelo defesa maltês Jonathan Caruana, que lhe valeu o vermelho directo. Steven Fletcher fez o 1-4 aos 78 minutos e Snodgrass chegou ao hat-trick aos 84. A Malta viu ainda Luke Gambin ser expulso no final da partida, também de vermelho directo.
Boas Apostas!