Moreirense – Tondela (Liga NOS)
Já são poucos os adjectivos para qualificar a excelente campanha do Moreirense nesta Liga NOS. A equipa cónega está no 5º lugar e tem sido um “osso duro de roer” para todos os adversários que visitam o Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas. A última equipa a deixar lá pontos foi precisamente o FC Porto que não foi além do empate a uma bola. Nesta 22ª jornada, a equipa de Ivo Vieira volta a jogar no seu reduto na recepção ao Tondela. A equipa orientada por Pepa fez novamente pela vida e venceu o Vitória de Guimarães no Estádio João Cardoso. Assim, o Tondela continua a respirar acima da linha de descida, mas são somente três os pontos que a separam dos lugares de despromoção. Assim, Moreirense e Tondela querem somar os três pontos, e quem deverá ganhar com isso é o próprio espetáculo.
O Moreirense está a realizar o melhor campeonato desde que subiu ao principal escalão do futebol português. Com 35 pontos somados em 21 jornadas, o Moreirense tem uma excelente média de 1.66 pontos por jornada, um número que orgulha qualquer equipa com um orçamento tão reduzido como o do Moreirense. Apenas duas equipas venceram Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas. O Sporting foi o primeiro, logo na 1ª jornada, com um resultado (1-3). Depois apenas o Santa Clara conseguiu tal proeza. De resto, 6 vitórias e apenas 2 empates, o que prefaz um total de 20 pontos somados em casa.
Mas, até por aqui se vê a capacidade deste Moreirense que foi buscar 20 pontos em casa, mas ainda mostrou qualidade para somar 15 pontos em terrenos alheios. À medida que as jornadas passam também se vai percebendo que há de facto bons executantes nesta equipa minhota. Chiquinho, Heriberto Tavares, Arsénio ou Pedro Nuno são alguns jogadores em destaque. Mérito para Ivo Vieira que conseguiu criar uma equipa com forte ambição, apesar de todas as limitações de orçamento e até de ambição. A forma como este treinador incute nos seus jogadores a vontade em vencer todos os jogos é outro dos factores chave deste Moreirense que tentará regressar os triunfos diante do Tondela.
Onze Provável: Jhonatan – João Aurélio, Hallice, Iago Santos e Rubén Lima – Fábio Pacheco, Neto, Arsénio, Pedro Nuno e Hildeberto Tavares – Texeira
O Tondela somou uma importante vitória na última jornada sobre o Vitória de Guimarães. As casas de apostas davam favoritismo à equipa vimaranense, mas o Tondela provou, mais uma vez que tem muita alma, aliás como já o tinha provado diante do Sporting, quando venceu por (2-1). É uma equipa que é competitiva no seu reduto, mas também consegue sê-lo por vezes na condição de visitante. A maior arma da equipa tondelense é o seu ataque, e isso prova-se nos últimos 8 jogos em que marcou golo em 7.
Isso também tem contribuído para assistirmos a jogos mais movimentados, onde por norma o ambas marcam, e muitas vezes o over 2.5 acabam por acontecer nos jogos em que o Tondela participa. Nos últimos 8 jogos para o campeonato, em 6 houve golos de ambas equipas, precisamente o mesmo número de jogos onde se verificou o over 2.5 golos.
É esta a principal imagem de marca da equipa de Pepa, ou seja a sua facilidade em marcar e sofrer golos. Actualmente o Tondela tem 23 pontos, ocupa o 11º lugar, mas está apenas 3 pontos acima dos lugares de despromoção. Um empate não será um mau resultado para o Tondela, até pela enorme qualidade que o Moreirense tem apresentado, especialmente dentro do seu reduto.
Onze Provável: Cláudio Ramos – Moufi, Jorge Fernandes, Ricardo Costa e Joãozinho – Jaquité, Tembeng, Xavier, Peña e Delgado – Tomané
O Moreirense é favorito a vencer este jogo, mas algumas das suas vitórias têm sido pela margem mínima. Ora, o Tondela é uma equipa que tem golo, e caso marque poderá dificultar bastante a vitória da equipa da casa. Assim, para uma melhor protecção, neste jogo opto pela aposta combinada da Betclic. Moreirense vence ou empata e mais de 1.5 golos, no total do jogo. É uma cotação baixa, apenas de 1.53, mas face aos mercados apresentados parece-me a aposta mais defensiva, uma vez que a vitória do Moreirense a 1.83 não paga o risco, na minha leitura.