Moreirense – Sporting (Liga NOS)
Um jogo para testar o momento dos Leões, depois de terem cedido um empate frente ao Marítimo em jogo da Taça da Liga e antes de irem defrontar o Barcelona, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Pela frente, a equipa do Moreirense, muito fragilizada depois de um mercado onde perdeu várias das suas referências do ano passado e onde acabou com um treinador que tem muito a provar no actual momento.
O Moreirense tem estado nas bocas do mundo, muito pelas “bocas” que Manuel Machado tem enviado para o mundo do futebol português. Preocupado com a competitividade e os orçamentos diferentes das várias equipas presentes no campeonato, o treinador parece ignorar que a sua proposta de futebol está muito abaixo, em termos de nível, da sua concorrência, mesmo quando não está em caso diferenças orçamentais. Para além do mais, essa diferença impõe-se pelo contexto histórico de um técnico que, na época passada, passou por dois clubes que acabaram por descer à Segunda Liga, o Nacional da Madeira e o Arouca. Essas dificuldades acabam por se conjugar numa equipa com pouca identidade, que luta pelos pontos, mas carece de ideias para se afirmar num contexto de muita competitividade, como é o fundo da tabela da Liga NOS. De certa forma, a preocupação de Manuel Machado deveria ser menos aquilo que a sua equipa consegue fazer quando joga contra os grandes, e mais, muito mais, aquilo que consegue fazer quando disputa pontos com concorrentes directos. Ença Fati, lesionado, é ausência.
Onze Provável: Jhonatan – Sagna, Abarhoune, Iago Santos, Rúben Lima – Alfa Semedo, Bruno Ramires – Arsénio, Neto, Tozé – Cádiz.
O Sporting pretende manter-se em primeiro lugar na Liga NOS, entrando em campo depois de já conhecer o resultado do FC Porto frente ao Portimonense. Não existe o mínimo de dúvidas sobre a capacidade do Sporting para se afirmar perante uma equipa de um nível mais baixo como o Moreirense. Mas também é certo que haverá aqui o espaço para algumas dúvidas quando os leões têm que resolver o problema deste encontro a pensar já no encontro que se seguirá. É essa diferença que deverá afectar, ou poderá fazê-lo, como já aconteceu em jogos frente ao Estoril Praia ou o Feirense, por exemplo. Tendo dado descanso a quase todos os titulares no encontro da Taça da Liga, é bem provável que Jorge Jesus possa ainda ter guardado alguma rotação para este jogo, dependendo, aí, daquilo que esteja a planear para o encontro que terá que realizar frente ao Barcelona. Entre um e outro campo, essa situação poderá pesar naquilo que o Sporting tem para apresentar. Gelson Martins apresentou algumas limitações físicas esta semana, devendo ser o único nome a levantar dúvidas quanto à sua utilização. Poderá, no entanto, não ficar aqui as mexidas no grupo habitual do técnico do Sporting.
Onze Provável: Rui Patrício – Piccini, Mathieu, Coates, Jonathan – William Carvalho, Rodrigo Battaglia – Iuri Medeiros, Bruno Fernandes, Bruno César – Bas Dost.
Com maior ou menor dificuldades, o Sporting tem somado vitórias nos últimos encontros frente ao Moreirense.
O peso da responsabilidade deverá ficar aliviado assim que a equipa marcar o primeiro golo. O Sporting é favorito a vencer.