A 9ª jornada da La Liga veio trouxe complicações aos gigantes espanhóis, com o Real Madrid e o Barcelona a terem dificuldade em resgatar os 3 pontos, e com o Atlético de Madrid a cair no Ramón Sánchez Pizjuán, o que levou o Sevilla a subir até ao 2º lugar da tabela.
Golo de Morata garante 3 pontos aos Merengues

Morata recupera liderança para os Merengues.
Depois de golear no território do Real Betis, uma vitória que pôs fim a uma pobre sequência de três empates consecutivos no campeonato, os Merengues voltaram a vencer no domingo, ainda que com alguma dificuldade. Los Blancos entraram bem no jogo, abrindo o marcador logo aos sete minutos por intermédio de Benzema, assistido por Isco. Contudo, num jogo aberto, o Bilbao soube responder ao poderio Merengue e não tardou em chegar à igualdade. Foi aos 27 minutos que clube basco fez o 1-1 por intermédio de Merino. Já na segunda metade do embate, Los Leones sentiram dificuldade em acompanhar a intensidade que os homens de Zidane estavam a colocar no jogo, sempre à procura da vitória.
O Real Madrid tanto procurou o golo que acabou por o encontrar, com Morata a entrar em campo para o lugar de Benzema, aos 75 minutos, e a marcar aos 83′, colocando o Real na frente do marcador ao assinalar o 2-1. Os Merengues ainda podiam ter aumentado a vantagem ao cair do pano, com Cristiano Ronaldo isolado, e com Kroos sozinho ao seu lado esquerdo, mas com o português a rematar para a defesa do guardião do Athletic. Com este resultado o Real Madrid passou novamente para 1º lugar, contando com 1 ponto a mais que o 2º classificado Sevilla.
Messi vence duelo contra Diego Alves

Pênalti de Messi ao cair do pano garante os 3 pontos para o Barcelona.
No sábado o Valencia recebeu e foi derrotado pelo Barcelona numa partida bem disputada e com muita intensidade, com o jogo a ficar marcado logo no início com um lance que viu Andrés Iniesta a sair lesionado, depois de uma disputa de bola com Enzo Pérez, aos 14 minutos. Numa partida bastante dividida, foi o Barcelona quem se colocou primeiro em vantagem através do suspeito do costume, Lionel Messi, num lance algo polémico onde o guarda-redes do Valência ainda pediu fora de jogo a Luiz Suárez, que apesar de não tocar na bola, este envolvido no lance. O jogo foi a 0-1 para o intervalo e o Valencia entrou decidido a dar a volta ao marcador na segunda metade. Tanta era ambição de Los Ché que conseguiram mesmo igualar a partida aos 53 minutos, por Munir El-Haddadi, ex-jogador do Barcelona, que rematou colocado depois de um cruzamento de João Cancelo. Apenas 4 minutos depois o Valencia faz o 2-1, com Nani a assistir Rodrigo.
Contudo, o Barcelona não é uma equipa que tenha a palavra “desistir” no seu vocabulário e foi à procura dos 3 pontos. Aos 62 minutos Suárez aproveita um cabeceamento de Rakitic e iguala a partida. E quando tudo parecia decidido, Suárez é desarmado dentro de área por Abdennour e o árbitro apita grande penalidade. Messi, desta vez, não deu hipótese a Diego Alves, que já lhe parou algumas grandes penalidades. Com esta difícil vitória, o Barcelona passa para 3º lugar, ficando a 2 pontos do líder Real Madrid.
Atlético de Madrid cai em Sevilla

Golo solitário de N’Zonzi coloca Sevilla no 2º lugar.
No domingo, e separados apenas por 1 ponto, o Sevilla e o Atlético de Madrid mediram forças num embate que já era, ainda antes de começar, de esperar bastante equilibrado, com a equipa da casa a conseguir levar a melhor pela vantagem mínima de 1-0. As duas equipas entraram bem na partida e foi o Atlético de Madrid a fazer a primeira ameaça do jogo, com Griezmann a disparar ao lado da baliza Sevillista. Ainda com algumas oportunidades para os dois lados, o jogo foi em igualdade para o intervalo. Já no segundo tempo, o Sevilla entrou mais forte e decidido a criar problemas ao Atlético, com Samir Nasri a atirar uma bola ao posta aos 49 minutos, e Vitolo, pouco depois, a obrigar Oblak a uma grande defesa.
Foi aos 73 minutos que o jogo viria a ter o único golo da partida, com N’Zonzi a carimbar o 1-0 com uma assistência de Vitolo. Aos 77 minutos, o Atlético de Madrid ainda ficou reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Koke por acumulação de amarelos, mas o marcador acabaria por ficar inalterável. Com este resultado, o Sevilla subiu para a 2ª posição, onde tem apenas 1 ponto a menos que o Real Madrid, e 1 ponto a mais que o Barcelona. Já o Atlético de Madrid caiu para 5º lugar, a 3 pontos dos Merengues.
Derby da Galiza termina em goleada

Iago Aspas bisa na goleada do Celta de Vigo.
Depois de uma pesada derrota por 5-0 no reduto do Villarreal, o Celta de Vigo recebeu o Deportivo, num embate onde regressou aos triunfos na La Liga com uma vitória por 4-1. Os Célticos inauguraram o marcador aos 32 minutos, por Hugo Mallo, assistido por Orellana, mas viram o Deportivo empatar passados apenas 5 minutos, por Albentosa. O jogo foi em igualdade até ao intervalo e, no segundo tempo, o Celta de Vigo entrou ameaçador e impetuoso, carimbando o 2-1 por intermédio de Iago Aspas aos 60 minutos, de grande penalidade, e com Orellana a aumentar para o 3-1 aos 78 minutos de jogo. Não se ficando por aqui, pouco depois do 3-1 o Celta de Vigo aumenta ainda a vantagem, novamente por Iago Aspas, aos 83.
Este resultado elevou o Celta de Vigo para o 8º lugar, ficando apenas a 2 pontos dos lugares de acesso à Europa. Já o Deportivo caiu para 16º lugar, contando com apenas 8 pontos.
Curtas da jornada
- Espanyol e Eibar empatam 3-3 num embate bastante animado, com a equipa da casa a ficar agora em maus lençóis na tabela.
- Sporting Gijón e Granada empataram a zero, o que deixa as duas equipas ainda enterradas na zona de relegação, principalmente o Granada, com apenas 3 pontos.
- Depois de se encontrar em desvantagem por 0-1 na recepção ao Las Palmas, o Villarreal lá conseguiu dar a voltar ao marcador e vencer por 2-1, subindo assim até à 4ª posição.
- Os recém-promovidos, Leganés e Alavés, perderam nas deslocações a casa do Málaga e da Real Sociedad, respectivamente, enquanto que o Osasuna perdeu em casa com o Real Betis.
Boas Apostas!