Esta quarta-feira disputaram-se os últimos dois jogos referentes aos quartos de final da Liga dos Campeões, com o AS Monaco e o Real Madrid, mais uma vez, a não desiludirem os respectivos adeptos e garantindo presença nas meias-finais. Também a Juventus e o Atlético de Madrid garantiram presença na próxima etapa da prova.

Falcao e Mbappé continuam a fazer estragos

Mbappé e Falcao, os carrascos do Dortmund.

Mbappé e Falcao, os carrascos do Dortmund.

Depois de surpreender com uma vitória na Alemanha em casa do Borussia Dortmund, por 2-3, o AS Monaco recebeu a 2ª mão da eliminatória no Stade Louis II e não voltou a desapontar, vencendo por 3-1 e carimbando acesso às meias finais da Liga dos Campeões. O jogo começou da melhor maneira para o AS Monaco, com os franceses a converterem em golo a primeira oportunidade de golo do jogo, aos 2 minutos, com Mendy a progredir com a bola até à entrada da grande área e a disparar forte para defesa de Burki, e Mbappé a aparecer para finalizar na recarga.

Aos 6 minutos Subasic quase oferecia o empate ao Borussia Dortmund, numa tentativa falhada de fintar Aubameyang, mas conseguiu aliviar a bola a tempo. O primeiro remate do Dortmund chegou aos 9 minutos, com Reus a rematar à figura e, aos 13 minutos, Kagawa quase empatava o jogo de livre-directo, acertando no poste da baliza monegasca. Como quem não marca, sofre, aos 16 minutos o Monaco fez jus ao ditado e Falcao aumentou a vantagem com um belo remate de cabeça após um cruzamento milimétrico de Thomas Lemar. Depois de um primeiro tempo intenso e com várias situações de golo, o Dortmund entrou na segunda parte com intenções de mudar o rumo do jogo, e até parecia que o ia conseguir, com Dembélé a arrancar ao longo do flanco direito com bola conduzida e a cruzar para Marco Reus, que finalizou de primeira dentro de área logo aos 47 minutos.

O jogo voltou então a ter um ritmo alucinante, com as duas equipas sempre à procura de aumentarem a vantagem no marcador, e o Monaco quase conseguiu fazer o 3-1 aos 64 minutos, com Falcao a tirar Mathias Ginter do seu caminho sem problema, mas a falhar a baliza ao tentar picar a bola por cima de Burki. Aos 80 minutos sai Mbappé e entra Germain que, em menos de 1 minuto em campo, e logo no seu primeiro toque na bola, aumenta para 3-1, com Thomas Lemar a interceptar o passe de Piszczek e a arrancar em contra-ataque, assistindo Germain. A partida acabou por chegar ao fim e o AS Monaco conseguiu qualificar-se às meias finais da prova depois de uma excelente campanha nestes quartos de final.

Hat-trick de Ronaldo garante meias finais ao Real Madrid

Marcelo e Ronaldo foram duas peças fundamentais na decisão da eliminatória.

Marcelo e Ronaldo foram duas peças fundamentais na decisão da eliminatória.

Depois de vencer 1-2 na Alemanha num jogo muito emocionante, a 2ª mão em Santiago Bernabéu não se ficou nada atrás e houve emoção do início ao fim do jogo. O encontro começou com um susto para o Real Madrid, com o Bayern de Munique, logo aos 8 minutos, depois de uma jogada combinada entre Alaba e Ribéry a terminar nos pés de Thiago na grande área madrilena, e não fosse o corte pontual de Marcelo e a bola poderia muito bem entrar. O Real Madrid também não se ficou atrás e, aos 22 minutos, uma grande intervenção de Neuer nega o golo a Carvajal.

Ao fim de um primeiro tempo com mais oportunidades de golo criadas pelo Real Madrid, seria na segunda parte que as coisas iriam aquecer ainda mais. Aos 50 minutos Casemiro comete grande penalidade sobre Robben e Lewandowski não desperdiça na marcação do castigo máximo. Este golo acordou o jogo e, até ao fim, foi uma partida de loucos com as duas equipas a criarem perigo praticamente a todos os minutos. Aos 75 minutos, um bom lance individual de Casemiro terminou com o brasileiro a fazer um bom cruzamento para a grande área, onde apareceu o suspeito do costume que, de cabeça, não perdoou a Neuer. Contudo, a festa madrilena teria pouquíssima duração, com Sergio Ramos a marcar um auto-golo apenas 1 minuto depois, com alguma confusão dentro de área entre ele, Casemiro e Navas. Aos 83 minutos, Vidal é expulso por acumulação de amarelos, uma expulsão que viria a condicionar o jogo para os Bávaros, que teriam agora mais 30 minutos de porlongamento pela frente.

Aos 96 minutos, Ronaldo obrigou Neuer a defender um forte remate, mostrando intenções de quem estava à procura de mais golos. Depois de algumas situações de perigo para as duas balizas, Sergio Ramos descobre Ronaldo sozinho na grande área alemão e decide passar-lhe a bola, o português recepciona de peito, vira-se, e de primeira iguala a partida em 2-2, embora tenha recebido a bola em posição irregular. Não se ficando por aqui, e depois de uma arrancada impressionante de Marcelo, que deixou Kimmich, Thiago e Boateng para trás, o brasileiro decide tocar a bola para o lado no cara-a-cara com Neuer e assistir Cristiano Ronaldo para o seu 3º golo da partida. Como se não bastasse, aos 111 minutos, Asensio parte em contra-ataque atrás da linha de meio-campo com Ronaldo à sua esquerda, mas o jovem espanhol decide conduzir o esférico sozinho até à grande área alemã, onde aumentou a vantagem desta 2ª mão para 4-2, com um remate de pé direito, o seu pior pé.

Cristiano Ronaldo volta então a fazer história ao ter chegado aos 100 golos na Liga dos Campeões, e o Real Madrid tornou-se a 1ª equipa a conseguir 7 qualificações consecutivas às meias finais desta competição.

Outras curtas da eliminatória:

  • Atlético de Madrid, em vantagem na eliminatória depois de vencer 1-0 na 1ª mão, viajou até Inglaterra para enfrentar o Leicester City onde ainda chegou ao intervalo a vencer por 0-1. Os ingleses conseguiram reduzir para 1-1, mas não foi suficiente para seguirem em frente na prova.
  • Na restante partida dos quartos de final, o Barcelona foi incapaz de marcar um único golo à poderosa Juventus, que conseguiu o incrível feito de impedir o Barcelona de marcar um único golo durante 180 minutos, com os italianos a avançarem, com muito mérito, para as meias finais.

Boas Apostas!