Esteve muito activo, o Mercado de Transferências, nestas últimas horas antes de fechar.
Muitas compras, muitas vendas e, com grande surpresa, muitos empréstimos entre equipas multi-milionárias. Por exemplo, o ex-milionário AS Monaco emprestou, por 20 milhões de euros, o avançado colombiano Falcao ao Manchester United que, também acabou por emprestar o avançado mexicano Javier Hernández, El Chicharito, ao galáctico Real Madrid.
Há, assim, um pouco de tudo para todos os gostos, possibilidades e carteiras neste início de época futebolística de 2014/2015.
Por cá, os casos mais mediáticos foram a permanência de Enzo Pérez e Nico Gaitán no SL Benfica, de William Carvalho e Islam Slimani no Sporting CP e de Jackson Martinez no FC Porto. Onde não há dinheiro para grandes contratações, saúda-se a capacidade de se conseguir manter as melhores matérias-primas.
De qualquer maneira, também por cá se gastou bastante dinheiro. Uns mais que outros. O FC Porto gastou bastante na sua espanholização de plantel. O SL Benfica acabou por gastar algum dinheiro para tentar colmatar a razia de saídas. O Sporting CP foi o mais contido.
Mas muito se mexeu nas equipas, em especial nas últimas horas, aprimorando os planteis para a época que, na maior parte dos casos, já começou algum tempo atrás. Se calhar, também o Mercado de Transferências já deveria ter sido encerrado. Para bem do futebol, da verdade desportiva e competitiva, e para que os treinadores soubessem com o que podem contar quando os jogos também começam a contar.
Alguns nomes foram adquiridos na pressa do encerramento. Alguns desses nomes sem grandes currículos, sem grandes histórias, alguns mesmo, permanecendo incógnitas que os olheiros prometem e os agentes garantem.
Por Cá
Por cá, muito se inscreveu nos últimos momentos.

A última aquisição do SL Benfica, o médio Bryan Cristante, veio do AC Milan
No SL Benfica, deu-se a entrada do médio italiano Cristante, do AC Milan, pela quantia de 6 milhões de euros. A esse, há que acrescentar o defesa esquerdo Sílvio, do Atlético Madrid, que continua mais um ano por empréstimo do clube espanhol. Deu-se também a entrada de Dolly Menga, um avançado belga de ascendência angolana, do Lierse, com 19 anos que, mais provavelmente vai para a equipa B e ainda Oliver Sarkic, um jovem avançado montenegrino de 17 anos, proveniente do Anderlecht e que irá para a equipa de juniores, temos que, assim, depois da contratação do internacional brasileiro Júlio César para a baliza encarnada, fica a faltar o tal avançado que Jorge Jesus disse faltar e que os últimos jogos garantiram necessidade. De salientar, contudo, e como uma das acções mais importantes do Benfica, a continuidade de Enzo Pérez e de Nico Gaitán, pelo menos até Janeiro.
No FC Porto, entraram o médio de ataque brasileiro Otávio, vindo do Internacional de Porto Alegre, ao qual se juntou, também, o médio espanhol do Sampdoria, José Campaña, por empréstimo, e o avançado camaronês do Lorient, Aboubakar, mais o jovem defesa brasileiro, de 21 anos, do Estoril-Praia, Diego Carlos, para além do jovem guarda-redes mexicano de 18 anos, por empréstimo do Chivas, Raúl Vega, cujo destino mais provável deve ser a equipa B do FC Porto. Mas tal como no SL Benfica, também no FC Porto, a acção mais relevante deste encerramento de Mercado, foi a permanência no clube de Jackson Martinez, pelo menos, e tal como os jogadores do Benfica, até Janeiro. E é também de salientar a inscrição de Rolando, depois de tantas incertezas e dúvidas.
No Sporting CP, a última contratação foi a do jovem médio de ataque, francês, de 20 anos, proveniente do Le Havre, onde esteve por empréstimo do Bordeaux, Hadi Sacko. De salientar que, tal como no SL Benfica e no FC Porto, uma das mais valias neste Sporting CP foi a manutenção, pelo menos até Janeiro, também, de William Carvalho e Islam Slimani.
Mas não foram só os três grandes a utilizarem o prazo até ao fim. Outros clubes da Primeira Liga aproveitaram até ao último minuto para realizarem os negócios necessários a fecharem uma equipa ou a realizarem algum dinheiro.

O defesa direito Nelson está de volta a Portugal, para se estrear no Belenenses
Os Belenenses inscreveram 3 jogadores, o avançado português de 22 anos, Fábio Nunes, que veio do Latina de Itália, o antigo defesa do SL Benfica, que ainda andou pelo Real Bétis, Osasuna, Palermo e Almeria, Nelson, agora com 31 anos, e ainda o guarda-redes Hugo Ventura, de 26 anos, que no ano passado tinha representado o Rio Ave.
Também o Sporting de Braga inscreveu 3 jogadores: o jovem defesa, francês, de origem senegalesa, Willy Boly, de 22 anos, proveniente do Auxerre, o avançado português de origem guineense do FC Porto, que o tinha adquirido ao Marítimo, e que chega a Braga por empréstimo, Sami, de 25 anos, e o jovem médio, de 18 anos, João Gamboa, que chega vindo do Varzim, e que, provavelmente, irá para a equipa B.
O Vitória Sport Club, o Vitória de Guimarães, também adquiriu 3 últimos reforços: Balázs, um extremo direito húngaro, de 27 anos, e que vem do Dínamo Moscovo, mais um jovem avançado cabo-verdiano de 20 anos, Ká, que chega do Sporting da Praia, e ainda o defesa de 21 anos, Bruno Gaspar, emprestado pelo SL Benfica.
Já o Marítimo conta com 2 últimas inscrições, o médio egípcio de 22 anos, Mohamed Ibrahim, que chega do Zamalek, e o defesa português, de 21 anos, Bernardo Lopes, que fez a formação no Estoril-Praia e no SL Benfica e estava no Louletano, e que deve ir para o Marítimo B.
2 últimas inscrições foi também o que fez o Gil Vicente, a primeira equipa da Primeira Liga a promover a primeira chicotada psicológica, ao despedir o treinador João de Deus ao fim de 3 jogos na Liga, com a entrada do avançado brasileiro de 25 anos, David Batista, proveniente do Sampaio Corrêa de São Luís do Maranhão, e Jander, outro brasileiro, mas defesa, e que vem do Olhanense.
E ainda o Estoril-Praia que também inscreveu 2 últimos jogadores: Matías Cabrera, médio uruguaio de 28 anos, e que chega do Cagliari, e Kléber, o avançado brasileiro de 24 anos, do FC Porto B, que chega por empréstimo.
Também aproveitaram os últimos momentos para inscreverem um último jogador nos seus plantéis, o Arouca, que inscreveu Roberto Rodrigo, avançado português de 25 anos, que nos 2 últimos anos já tinha jogado pelo Arouca, e que tinha, no início da época, partido para o FC Tosno, da Rússia, e que acabou por regressar, o Moreirense, que foi buscar o avançado brasileiro de 27 anos Leandro Souza, ao Doxa do Chipre, o Paços de Ferreira que inscreveu o avançado uruguaio de 24 anos, emprestado pelo SL Benfica, Urretaviscaya, e ainda o Penafiel que inscreveu Quiñones, o defesa colombiano de 22 anos, por empréstimo do FC Porto.
Por Lá
Por lá houve muitas trocas e baldrocas.
O caso mais mediático foi o de Radamel Falcao que saiu do AS Monaco de Leonardo Jardim, para o Manchester United de Louis Van Gaal, por empréstimo de 20 milhões de euros, com opção de compra no final da época. O AS Monaco parece estar em fim de época e, com a saída de Falcao, a equipa de Leonardo Jardim, que está com um começo titubeante na Liga Francesa, parece já não ter argumentos para fazer mais do que tem feito, tal o desinvestimento na equipa colocada ao serviço do treinador português.

Com a chegada de Falcao ao Manchester United, El Chicharito partiu para o Real Madrid
Outro dos casos mais mediáticos foi também um empréstimo, o do avançado mexicano de 26 anos, Javier Hernández, El Chicharito, ao galáctico Real Madrid, para competir com Karim Benzema, concedido pelo Manchester United.
O, cada vez mais português, Valencia, de Nuno Espírito Santo, não viu chegar Enzo Pérez nem Jackson Martinez, como desejava, mas vai poder contar com Alvaro Negredo, o avançado espanhol de 29 anos do Manchester City, que regressa a Espanha por empréstimo do clube inglês. O Valencia ainda apresentou o médio brasileiro de 21 anos, Filipe Augusto, que o treinador português do Valencia bem conhece do Rio Ave, de onde ele chegou, também por empréstimo.
Outras importantes transferências, foram as do avançado inglês de 23 anos, Danny Welbeck, do Manchester United para o Arsenal, do médio francês de 24 anos, Benjamin Stambouli, do Montpellier para o Tottenham, e da saída do médio alemão de 23 anos, Lewis Holtby e do trinco brasileiro, Sandro, ambos do Tottenham, o primeiro, por empréstimo, para o Hamburgo SV, e o segundo, em definitivo, para o Queens Park Rangers. Também o ex-benfiquista argentino Saviola, saiu do Olympiakos para o Verona, e Dória, um defesa brasileiro pretendido pelo SL Benfica, acabou de sair do Botafogo para o Olimpique de Marselha.
Uma última chamada de atenção para o facto do avançado português, Hélder Postiga, ter deixado o Valencia e rumado ao Deportivo da Corunha.
Mas em Janeiro, haverá mais novidades, mais empréstimos, mais vendas e compras, mais trocas e baldrocas, porque uns não encaixam, não despontam e será preciso ensaiar outras soluções.
Boas Apostas!